[Script] Instale as personalizações e temas ArchCraft em diversas distros

image

Maintained GitHub last commit GitHub repo size

Sobre

Esse script possui a intenção de instalar o gerenciador de janelas bspwm em conjunto com polybar e rofi.


Instalação

Base Debian (Debian, Pop!_OS, Ubuntu e Xubuntu)

Em seu terminal, rode o comando abaixo para começar a instalação:

sudo apt install git inxi -y && cd /tmp && git clone https://github.com/thespation/dpux_bspwm && chmod 755 dpux_bspwm/* -R && cd dpux_bspwm/ && ./instalar.sh

Fedora

Em seu terminal, rode o comando abaixo para começar a instalação:

sudo dnf install -y git inxi && cd /tmp && git clone https://github.com/thespation/dpux_bspwm && chmod 755 dpux_bspwm/* -R && cd dpux_bspwm/ && ./instalar.sh

Sistemas suportados

Para que o script rode corretamente, é necessário ter o sistema, versão e DE abaixo:

Sistema Versão DE
Debian Bullseye ou Bookworm Xfce ou GNOME
Fedora 36 GNOME
Pop!_OS 22.04 -
Ubuntu 22.04 GNOME
Xubuntu 22.04 Xfce

Caso queira executar por conta própria ou modificar na intenção de moldar conforme necessário para seu sistema, fique à vontade, porém não tem como me responsabilizar por isso.


*Foram realizados testes no Fedora v35 e v36, porém deve funcionar normalmente na v34 e v37.


Temas e customizações disponíveis

Temas para o BSPWM

Utilize o atalho Ctrl + alt + t para seleiconar o tema desejado:

temas

Temas do menu rofi

Podendo mudar a cor de acordo com o tema selecionado:

rofi


Troca de tema para LightDM

Caso esse script seja rodado no Debian Xfce ou no Xubuntu, será modificado o tema do gestor de login, ficando:

01

Observação: o Xubuntu é configurado para usar o papel de parede da sessão no LightDM, com isso usará o papel de parede da sessão.


Dependências

Para que seja realizada a instalação correta, é necessário ter instalado inxi em seu sistema, assim como o git. Caso a instalação seja realizada pelo comando apresentado acima, será instalado automaticamente.


O que será instalado

  • Pacotes comuns a todas as distros:

    bspwm, sxhkd, rofi, compton, polybar, dunst, ksuperkey, neofetch, htop, feh, lxappearance, geany, dmenu, nm-tray, xfconf, xsettingsd, xfce4-power-manager, zenity, git.

  • Pacotes destinados as distros xfce:

    thunar-archive-plugin, catfish, baobab, meld, language-selector-gnome* (somente para o Xubuntu).

  • Pacotes destinados as distros GNOME:

    mate-polkit, i3lock.


Teclas de atalhos

Para utilização do bspwm vai notar que muitas das vezes o teclado é o nosso melhor amigo, para isso precisamos aprender alguns atalhos interessantes para nossa utilização.

Caso queira personalizar algum, acrescentar ou remover, pode ser realizado editando o arquivo: ~/.config/sxhkd/sxhkdrc.

Seguem os atalho já configurados:

(Legenda: W = Tecla Windows)

Menus

W ou alt + F1 - Menu de aplicativos
W + w - Mostra programas abertos (tecla Windows mais a tecla “w”)
W + x - Menu com opções de desligamento
W + d - dmenu (menu alternativo ao Rofi)
W + N - Menu para gerenciar conexões
Ctrl + alt + t - Seletor de tema

Comandos internos

W + esc - Recarregar atalhos (arquivos sxhkd)
Ctrl + Shift + r- Recarregar BSPWM

Aplicativos

W + Enter - Terminal
W + Shift + t - Gestor de arquivos (thunar ou nautilus)
W + Shift + w - Firefox
W + Shift + e - Geany
W + c - Fechar janela em foco

Áreas de trabalho

W + 1-8 - Troca de área de trabalho
Ctrl + Alt + ←/→ - Troca de área de trabalho para a ao lado

Gerenciar Janelas

W + Shift + 1-8 - Envia app em foco para a área de trabalho desejada
W + Barra de espaço - troca entre modo tiling / floating
W + F - modo uma janela em tela cheia
W + H/V/Q - Prepara a divisão do app na Horizontal, Vertical ou Cancela
W + TAB - Volta para último app aberto
W + Ctrl + ←/→/↑ /↓ - Expande a janela em foco
W + Alt + ←/→/↑ /↓ - Diminuir a janela em foco


Dicas


Créditos

Tanto os menus, polybar, temas e configurações para bspwm quanto sxhkd foram elaborados pelo Aditya Shakya que disponibilizou em seu Github (polybar e rofi).


Todo conteúdo desse tópico encontra-se disponível em meu GitHub: Thespation GitHub

20 curtidas

Se não é o nosso mago dos WM! Muito bom, brother! :smiley:

5 curtidas

Não comentei, inicialmente, para não ficar imenso com tudo que coloquei, mas deixei o neofetch personalizado, para cada distro aparece o seu ícone na linha da distribuição (primeira da divisão Software):

image

As notificações do dunst também acompanham o tema (além de mostrar o ícone da aplicação):

image

E selecionei papel de parede para cada distro:

:grinning_face_with_smiling_eyes:

7 curtidas

:wave:t2:

Muito bonito e interessante. Aquele ali é o neofetch?
Gostei do formato que ele ficou, separando as categorias e seus visuais gráficos.

Excelente William!

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas

Caramba, ficou muito bonito o sistema!
(Deu até vontade de instalar debian/based só para deixar assim haha)

@thespation, como você deixa o neofetch assim? Já procurei maneiras mas não consigo nada além de modifcar a foto do sistema…

2 curtidas

Sim, é o neofetch sim.

Vou deixar o link dos configs:

3 curtidas

Valeu!

Vou dar uma brincando dentro do fedora para tentar replicar!

2 curtidas

Perfeito! Muito obrigado por compartilhar conosco William. Eu achei sensasional, futurístico e bem elegante este neofetch!

Irei analisar o seu trabalho e tentar criar um de acordo com oque eu aprender no seu trabalho. Pode ser que a princípio eu use este newneofetch.

2 curtidas

Para mudar o ícone da distro e colocar o logo do fedora, tente pegar o ícone daqui: Nerd Font pesquisa..

Um detalhe que ia esquecendo, pode ser que a linha das cores fique desalinhada, pois não testei no fedora, mas aí é so ir dando espaços a mondando para alinhar.


Quem sabe não vem um script para o Gentoo replicando a personalização.
:wink:

3 curtidas

Ok,vlw!

A primeira vez que eu modifiquei um neofetch, eu coloquei uma logo errada e ela ficava pra fora do terminal…

2 curtidas

@kalil-siqueira, boa notícia!

Acrescentei a possibilidade de instalação no Fedora GNOME.

Diferenciais:

  • Foi necessário gerar uma nova linha no arquivo bspwmrc para o polkit;
  • Foi incluído papel de parede nórdico para o Fedora;
  • Foram editados os arquivos de menu Rofi (launcher, temas e windows) para que seja exibido corretamente;
  • Foi criado um arquivo para o neofetch.

Editei a primeira mensagem desse tópico incluindo o link do script.


Seguem duas telas:

6 curtidas

Wa wa wee wa!

Só não sei o que é um papel de parede nórdico. :rofl:

2 curtidas

Um que contenha Vikings, fotos de uma montagem de Hamlet ou do Papai Noel na Lapônia…

Não, na verdade algum que venha no pacote de temas Nordic (antes que alguém sinalize meu post por eu ser zoeiro!)

1 curtida

Por isso deixei um print dele

:sweat_smile:

É esse tom, essa paleta de cores faz ser considerado nórdico.

2 curtidas

Espetacular.
Vou aderir para o meu gentoo.
Tentar adaptar.

1 curtida

Muito daora! Vou tentar adaptar para o Manjaro Linux!

1 curtida

Seja muito bem vindo ao fórum @lleonammonteiro!

Teve uma pessoa que criou um fork do projeto, lá no github, e acrescentou o Arch, pode ser interessante dar uma conferida também, caso queira instalar a base:

Ele também traduziu para espanhol, não sei se o Rofi foi traduzido também, caso sim, basta copiar o do meu github.


Um outro fork acrescentou o ArcoLinux:

https://github.com/Marchinner/dpux_bspwm


Caso queira somente as personalizações (ícones, temas e fontes), pode clonar o meu github e usar os comandos da função function PERSONA().

Na dúvida, é só perguntar.

1 curtida

Scritp atualizado:

  • Foi configurado para exibir apenas o ícone da área que esteja com algum elemento aberto ou esteja em foco na hora (usando a dica desse tópico, créditos ao @Tuxraldo ).
  • Polybar, foram acrescentados:
    • Menu de aplicativos (canto superior esquerdo);
    • Menu de desligamento (canto superior direito);
    • Mostrar indicadores de : cpu, memória, temperatura e bateria

  • Foram acrescentadas novas regras de área de trabalho para os aplicativos gnome e xcfe abrirem nas respectivas áreas.
  • Cofigurado para rodar na atual versão do *Buntu, PoP, Debian e Fedora.
  • Foi acrescentando um menu para gerenciamento de conexões ( W + N):
    image

*Não funcionou no Debian, ainda estou investigando o que falta para rodar.

Todo código está em meu github, caso queira pegar alguma coisa, adaptar ou usar como base, fique a vontade:

2 curtidas

O homem não para! Daqui a pouco cê vai ser contratado para trabalhar no Archcraft. :rofl:

Posso tentar testar esse script do rofi aqui. To no Debian bookwork (migrei pro testing). O que eu preciso pra testar? O arquivo .rasi e o nmd.ini? E depois executar? Nunca usei esses menus do Archcraft em outra distro então não sei o que preciso pra testar.

1 curtida

Haha quem dera chegar a esse nível.

Pode testar rodando nmd no terminal, vai aparecer a informação de falha.

Qualquer coisa quebro a cabeça ao longo da semana também.

1 curtida