Como instalar bspwm no Pop!_OS 21.04

Parabéns pela customização e obrigado por compartilhar conosco. Eu instalei ontem o 21.04 para testar e não pretendia ficar nele, agora vou mantê-lo mais um pouco para poder testar seu script.

:vulcan_salute:

1 curtida

Por sua “culpa” (:stuck_out_tongue_winking_eye:) conheci o bspwm e estou gostando mais dele do que do i3. Inclusive estou quase saindo do Regolith e instalando o KDE Neon + bspwm. Fiz o teste com seu outro script e funcionaou direitinho, só precisei alterar pra usar o Konsole e o Dolphin. Você vai também alterar alguma coisa nele? Obrigado! :wink:

1 curtida

Baixei essa nova versão do Pop para adaptar algumas coisas e até estranhei aquela faixa enorme que chamam de barra inferior haha mudaram algumas coisas para deixar mais próximo de um bspwm ou i3wm, mas isso deve acabar trazendo mais pessoas para esse lado, porque bate a dúvida: Porque usar algo se simula outra se posso usar logo essa outra? Questão de gosto mesmo.

Testa sim, aceito sugestões também, tenho algumas ideias, mas vou deixar alguém comentar para não induzir.

1 curtida

Foi o que comentei em outro tópico, não é que o i3wm seja ruim, é que para alguns aspectos o bspwm se mostra mais promissor. Enquanto a gente não o usa, não há como comparar, até ter uma noção do poder dele.

Sim, isso é até bem fácil de resolver (os atalhos direcionados à aplicação) uma vez entendendo onde mudar fica simples. Se não me engano, para pegar o tema no Dolphin é preciso recorrer a outros métodos, pois não é alterado pelo lxappearance, mais isso é “fácil” de resolver.

A princípio, o script voltado para o xubuntu está bem redondo, dá até para usar o bloqueio de tela do próprio xfce e o gestor de economia de energia, coisa que teria que instalar em uma distro com gnome. Caso mude alguma coisa vai ser mais voltado a eliminar as pastas externas da polybar e do rofi incorporando a pasta bspwm, mas isso é apenas para deixar tudo na mesma pasta, apenas aspecto visual.

Como não curto ambiente plasma, acredito que em um futuro próximo você quem vai nos presentear com um script voltado ao Neon :grinning_face_with_smiling_eyes: depois de personalizar com as particularidades.

2 curtidas

@thespation estou testando o bspwm no xfce e me veio uma dúvida. No i3, eu posso mudar o foca entre as janelas abertas com $mod+setas direcionas. Como eu faço isso no bspwm? Fucei no arquivo de configuração e no github e não achei, não sei se por incompetência ou lerdeza :grin:

Alias, outra dúvida. Tem como desabilitar a “auto splitagem”? Em outras palavras, tem como desabilitar a divisão automática das janelas? Não sei se deu para entender.

1 curtida

Aaaaaeeee mais um para o time haha acredito que vai curtir.

Segue a mesma linha Super+seta, e caso quera movimentar a janela pode ser com Super+Shift+seta; para mover prefiro pressionar Super e movimentar com o mouse (botão esquerdo).

Caso queira tirar o autofoco (janela ativa caso o mouse esteja sobre ela), pode modificar o arquivo bspwmrc, na linha bspc config focus_follows_pointer true mudando o true por false.

Boa pergunta, confesso que não cheguei a procurar uma forma de desativar, até porque sempre citam isso como o diferencial positivo.
O bspwm usa sequencia de Fibonacci, dividindo da seguinte forma:

image

Porém, nada nos impede de mostrar onde queremos dividir. Caso abra duas janelas, por exemplo, ficam uma ao lado da outra, entretanto, caso queira dividir na vertical, basta pressionar Super+v, na horizontal Super+h e para cancelar Super+q, com exceção da necessidade de cancelar, funciona semelhante ao i3wm


Uma dúvida, chegou a rodar esse script ou o outro que fiz para o Xubuntu? No outro script, deixei de forma que usa a proteção de tela do xfce, tela de bloqueio e gestor de energia, além de usar o polkit do próprio xfce (esse para o PopOs coloquei para instalar o do mate).

Segue o link para o outro:

2 curtidas

Não, nada disso. Ainda to firme e forte no i3wm :yum: Esse dias até testei o i3-gaps para ver se achava algums recurso interessante nele. Só to usando o bspwm como teste para substituir o gerenciador de janelas do xfce. Fiz uns testes com o i3. Como ele tem a barra, o painel do xfce não consegue gerenciar as áreas de trabalho direito. Tem até uma gambiarra para arrumar isso. Mas eu preferi testar com o bspwm.

Achei muito “mamão com açúcar” o bspwm. A única coisa que achei negativa, é que o arquivo de configuração é meio desorganizado. Pelo modo que vem por padrão. Porque acostumei com o do i3 que tem tudo muito comentado, ai rapidinho eu achava as coisas. No bspwm eu fiz um faxinão nele e deixei só o que estou usando e tudo bem comentado para ficar mais fácil.

Agora a pouco consegui arrumar a troca de foco. Eu tava colocando só esquerda e direita. Acho que era por isso que não tava funcionando. Coloquei as quatro opções e funcionou. Ah… essa dica do foco eu gostei bastante. A única coisa que tava me irritando era isso. A divisão automática eu já até tinha acostumado. Agora, essa do foco tava me irritando.

Só rodei o script do Xubuntu em máquina virtual. Aqui instalei o bspwm + sxhkd no Debian Buster. Fiz o procedimento padrão. Habilitei os dois no início de sessão do Debian e desabilitei o xfwm (no caso do i3 tem que desabilitar o xfwm e o xfdesktop) e salvei a sessão com o xfwm desabilitado. Ai criei as respectivas pastas do bspwm e sxhkd em .conf e copiei os arquivos de configuração da pasta /usr/sha/doc/bspwm/examples. Ai fui modificando ao meu gosto. E li bastante seus arquivos de configuração. Só não não copiei eles integralmente. Estou copiando só o que eu vou usar, como faço no i3.

Vou conferir seus arquivos de configuração de novo com calma. E tomar vergonha e ler a documentação do bspwm direito. Mas, na prática, é bem simples adicionar o bspwm ao xfce. Alias, usando agora, o i3 e o bspwm, ao mesmo tempo, não achei tantas diferenças nos dois não. Só o bspwm é mais automatizado, não no sentido negativo. Ele é mais, digamos, simples nas ações básicas que o i3 e tem alguns recursos diferentes. Em síntese, ele é mais rápido de aprender.

A vantagem é que ele funciona muito bem com outros ambientes. To testando também com o lxde, em máquina virtual, e tem funcionado muito bem. Para o meu uso, eu ficaria com o i3 como um tilling puro e o bspwm para usar com outros ambientes que já tem um painel. No xfce, por exemplo, ele nem implica com o xfdesktop, ou seja, dá para usar o próprio gerenciador de wallpaper do xfce, o plugin áreas de trabalho do próprio xfce etc. O que não é possível com o i3.

Não encontrei nenhum bug ou problema substituindo o bspwm. Só tive que arrumar algumas coisas. No início as janelas estavam sobrepondo o painel e o ponteiro do mouse não estava aparecendo direito, ficava tipo um “X”, achei a resposta dos dois na documentação. Desabilitei os “gaps”, deixe com o valor zero, e tá funcionando muito bem.

1 curtida

Eu estava agora a pouco mexendo nessa parte de mudar o foco, como também aumentar e diminuir o tamanho da janela. Penso que seja isso que estava a procura, assim como eu.

Acabei trocando as letras pelas setas {Left,Down,Up,Right}

A configuração tá em

# focus/swap
#

# focus the node in the given direction
super + {_,shift + }{h,j,k,l}
	bspc node -{f,s} {west,south,north,east}
3 curtidas

Valeu @rafa.k.Eu já tinha descoberto.

Alias, aproveitando sua dica. Uma outra forma rápida de trocar o foco das janelas é usar o atalho “super + c”, que é a opção “focus the next/previous window in the current desktop”. Dessa forma você também troca rapidamente de foco entre as janelas. Essa opção é mais próxima do comportamento que tenho aqui no i3wm.

1 curtida

O de hoje roda com 2 também, gigas, só no arranque😜

1 curtida

Script atualizado para exibir um seletor de tema durante a instalação, última etapa, perguntará qual é o tema desejado. Inicialmente, estão disponíveis as seguintes possibilidades:

image

Deu bastante trabalho para fazer com que ao selecionar um tema, mude:

  • Papel de parede
  • Tema para o Rofi
    • menu de apps
    • menu de desligamento
    • seletor de tema
    • visualizador de janelas abertas
  • Esquema de cores
    • Cor de destaque
    • Cor de urgência
  • Polybar

Mas agora pode agradar mais gente. Caso queiram conferir como ficou cada tema, podem ver na primeira mensagem desse tópico ou acessando meu GitHub: thespation/pop_bspwm: Instalar bspwm no PoP!_OS 21.04 (github.com)


Detalhe que comecei a ter essa curiosidade depois de ler um comentário do @Daigo sobre a praticidade do xfce ao modificar as cores dos temas, desde então estudei formas de fazer isso no bspwm, valeu muito pelo aprendizado.

6 curtidas

@thespation daqui a pouco cê tá indo pessoalmente na casa da pessoa instalar o script :rofl:

2 curtidas

Muito legal! Parabéns!! Esse script está espetacular, e melhorando a cada dia.
Como o @Tuxraldo falou, daqui a pouco o usuário vai poder escolher uma opção pra somente colocar o endereço. :joy: :rofl:

2 curtidas

eu já usei o mutter do gnome no kde
pq o kwin ficava dando artefato na tela

1 curtida

Muito legal essa pesquisa e trabalho realizado por vc! Obrigado por compartilhar o conteúdo.

Será que eu conseguiria mudar, no caso a tela de login do F36 com Gnome 42.1 para a tela de Login do F36 DDE 20.2, usando esse script?

No F36 com Gnome 42.1 é preciso mudar o fedora-release-identity-XXX, mas não existe fedora-release-identity.DDE.

A interface é esta: ( https://fedora.pkgs.org/36/fedora-updates-x86_64/deepin-session-shell-5.5.24-1.fc36.x86_64.rpm.html ) que possui a lightdm-deepin-greter.

Interessante que outros modelos vem embarcado slice-greeter, lightdm-gtk-greeter e ao instalar e mudar mais alguma coisa manualmente assumem posição e aparecem meio quebradas e não fica legal, mas a referida (lightdm-deepin-greter.) não permite.

1 curtida

Esse te daria um pouco mais de trabalho, isso porque foi voltado para o PopOs, acredito que será mais fácil nesse outro: [Script] Instale as personalizações e temas ArchCraft em diversas distros

Inclusive, eu cheguei a modificar o tema e o papel de parede do lightdm do Debian xfce e Xubuntu, porém não modifiquei o gestor de login das distros com gnome, mas isso é até relativamente fácil.

Minha dica é tentar reproduzir em VM, sempre faço testes nelas para depois começar a montar o script, uma vez terminado, pode incorporar ao script completo ou até mesmo criar um repositório seu no github para essa função, aposto que outras pessoas gostariam.

1 curtida

A post was split to a new topic: Aplicativo em python+tkinter para fazer a função do powermenu

Indo ao total oposto @Tuxraldo, encontrei uma forma de habilitar isso no i3:

2 curtidas

Edit: só para ficar claro. Para quem quiser testar, é só adicionar as duas linhas, do jeito que estão, em qualquer parte do seu arquivo de configuração do i3. Depois é só salvar, reiniciar o i3 e já era, tá funcionando.

Depois eu mesmo percebi que não fazia sentido tentar desabilitar isso. Afinal, como você mesmo disse, essa é a principal característica do bspwm.

Existem vários scripts desse tipo para o i3wm. Tem uns que imitam o modelo master/stack (tipo dwm e awesome), tem esses que imitam o fibonacci do bspwm. E, se pesquisar pela internet afora, existem outros scripts que criam layouts diferentes.

Eu ainda prefiro o esquema do i3wm, só que as vezes utilizo layouts pré-salvos, via i3-save-tree. Porém, se quiserem uma alternativa aos scripts, existe uma gambiarra para isso. Usando a opções nativas do próprio i3wm. Será necessário apenas os “toggle” e “split” configurados de forma global, ou seja, para que eles atuem em todas as janelas, usando a opção “.*”. E, opcionalmente (explico abaixo) definiar a orientação padrão do split. Exemplo dessa gambiarra:

for_window [class=".*"] split toggle
default_orientation vertical

Vou tentar explicar como funciona o comando acima. Veja que temos quatro elementos no comando acima:

for_window = como o nome já diz, essa opção serve para definir atributos, regras etc. para janelas. Funciona definindo o critério e os comandos.

[class=“.*”] = é aonde definimos que o comando será executado para todas os containers/janelas abertos.

split e toggle são comandos do próprio i3. São meio autoexplicativos, o toggle é bem útil.

default_orientation = também autoexplicativo, serve para definir qual a orientação padrão do split do i3, vertical ou horizontal. Dessa forma, toda vez que você trocar de área de trabalho, o split será automaticamente “resetado” para o pré-definido nesse comando. Você pode eliminar essa linha do comando que continuará funcionando. O único porém é que a orientação do split não irá mudar mais automaticamente. E a divisão só será no estilo bspwm na primeira vez, na próxima a orientação fica horizontal automaticamente e só irá mudar se o usuário trocar manualmente.

O comando acima, como eu já disse, é uma gambiarra. Logo, ele funciona corretamente na primeira vez que se abre a área de trabalho. Se todas as janelas de determinada área de trabalho forem fechadas e abertas novamente, o comando troca do split padrão do i3 (que é vertical) para horizontal.

Existem duas formas de corrigir esse “erro”. A primeira é mudando o split manualmente, a segunda é mudando para outra área de trabalho e depois retornar a essa área que o split mudou. Dessa forma ele será resetado e funcionará no estilo do bspwm novamente. Uma terceira, mas bastante inviável, seria fechar e abrir novamente todas as janelas dessa área de trabalho.

Esse comando não permite fazer o mesmo com o container da esquerda. Se você mudar o foco para o container da esquerda, ele vai dividir na forma padrão do i3, que é horizontalmente. Vou colocar três prints para exemplificar melhor.

Layout “correto” estilo bspwm
Layout horizontal
Tentando dividir o container da esquerda

Escrevi com um pouco de pressa. Depois leio com calma e corrijo os erros.

1 curtida

Tópico arquivado.