Não, nada disso. Ainda to firme e forte no i3wm
Esse dias até testei o i3-gaps para ver se achava algums recurso interessante nele. Só to usando o bspwm como teste para substituir o gerenciador de janelas do xfce. Fiz uns testes com o i3. Como ele tem a barra, o painel do xfce não consegue gerenciar as áreas de trabalho direito. Tem até uma gambiarra para arrumar isso. Mas eu preferi testar com o bspwm.
Achei muito “mamão com açúcar” o bspwm. A única coisa que achei negativa, é que o arquivo de configuração é meio desorganizado. Pelo modo que vem por padrão. Porque acostumei com o do i3 que tem tudo muito comentado, ai rapidinho eu achava as coisas. No bspwm eu fiz um faxinão nele e deixei só o que estou usando e tudo bem comentado para ficar mais fácil.
Agora a pouco consegui arrumar a troca de foco. Eu tava colocando só esquerda e direita. Acho que era por isso que não tava funcionando. Coloquei as quatro opções e funcionou. Ah… essa dica do foco eu gostei bastante. A única coisa que tava me irritando era isso. A divisão automática eu já até tinha acostumado. Agora, essa do foco tava me irritando.
Só rodei o script do Xubuntu em máquina virtual. Aqui instalei o bspwm + sxhkd no Debian Buster. Fiz o procedimento padrão. Habilitei os dois no início de sessão do Debian e desabilitei o xfwm (no caso do i3 tem que desabilitar o xfwm e o xfdesktop) e salvei a sessão com o xfwm desabilitado. Ai criei as respectivas pastas do bspwm e sxhkd em .conf e copiei os arquivos de configuração da pasta /usr/sha/doc/bspwm/examples. Ai fui modificando ao meu gosto. E li bastante seus arquivos de configuração. Só não não copiei eles integralmente. Estou copiando só o que eu vou usar, como faço no i3.
Vou conferir seus arquivos de configuração de novo com calma. E tomar vergonha e ler a documentação do bspwm direito. Mas, na prática, é bem simples adicionar o bspwm ao xfce. Alias, usando agora, o i3 e o bspwm, ao mesmo tempo, não achei tantas diferenças nos dois não. Só o bspwm é mais automatizado, não no sentido negativo. Ele é mais, digamos, simples nas ações básicas que o i3 e tem alguns recursos diferentes. Em síntese, ele é mais rápido de aprender.
A vantagem é que ele funciona muito bem com outros ambientes. To testando também com o lxde, em máquina virtual, e tem funcionado muito bem. Para o meu uso, eu ficaria com o i3 como um tilling puro e o bspwm para usar com outros ambientes que já tem um painel. No xfce, por exemplo, ele nem implica com o xfdesktop, ou seja, dá para usar o próprio gerenciador de wallpaper do xfce, o plugin áreas de trabalho do próprio xfce etc. O que não é possível com o i3.
Não encontrei nenhum bug ou problema substituindo o bspwm. Só tive que arrumar algumas coisas. No início as janelas estavam sobrepondo o painel e o ponteiro do mouse não estava aparecendo direito, ficava tipo um “X”, achei a resposta dos dois na documentação. Desabilitei os “gaps”, deixe com o valor zero, e tá funcionando muito bem.