Dual boot windows x Ubuntu kde - inicia direto no windows

Eu comprei um notebook hp g8, i5 11° geração pra fazer um curso de programação, o meu problema é que eu fiz dual boot com ubuntu kde plasma e a princípio ele funcionou perfeitamente, mas após uma atualização do windows ele parou de aparecer a tela do grub na incialização, só apare quando eu faço uma inicialização avançada, seleciono outros dispositivos, e ubuntu; depois disso aparece o grub, estou tendo que fazer isso todo dia. Obs: tentei instalar o grub customizer, mas aparece: sudo apt-get install grub-customizer → E: Impossível encontrar o pacote grub-customizer

Salve!
Você já tentou mudar a ordem de boot na bios? É diferente de entrar na bios para inicializar um sistema específico, geralmente isso resolve.

Olá. =)

Tem essa recomendação recente em outro tópico parecido com esse:

Você disse…

… acredito que você usou/separou apenas uma partição para os inicializadores de ambos os sistemas, pois não?

Isso não é recomendável (… Bem… EU não recomendo! xD)
… pois a probalidade de dar ruim, é alta. Fonte: minha própria experiência \o/

Alguns sistemas operacionais criam arquivos com o mesmo nome/caminho em suas partições de boot. No Windows:

• /EFI
    • /Boot
      • /bootx64.efi

No Ubuntu:

• /EFI
    • /BOOT
      • /BOOTx64.EFI

Pode ser que nessa atualização específica (acredito que não acontece em todas as atualizações), o Windows atualizou alguns desses arquivos na partição de boot… E o arquivo do seu Ubuntu com KDE acabou sendo sobrescrito.
E o que você (e quem estiver procurando uma solução para esse problema) pode fazer?

RESP: Criar uma partição de Boot para cada sistema operacional.

Quando, por exemplo, instalei o Solus, só consegui fazer dual boot da seguinte forma:

Instalei o Windows normalmente.
Quando inseri o pendrive bootavel com o Solus - em modo live - abri o gparted e criei…

. uma nova partição /boot/efi com 500mb, marcada com as flags (ou sinalizadores) "boot" e "esp";

. uma partição para o /; e

. uma partição para memória swap (embora essa partição já não seja necessária atualmente).

… e tive que modificar a flag (ou sinalizador) da partição de boot que já existia - que estava sendo usada pelo Windows.

Removi as marcações "boot" e "esp". Eu cliquei em uma dessas marcações e então a partição passou a ser sinalizada como "msftdata".

Prossegui com o processo de instalação… E como então só havia uma partição sinalizada como bootável foi ela que o Solus usou*.

Então o boot do Windows ficou em uma partição e o boot do Solus ficou em outra. Nunca mais tive problemas com atualizações que modificaram o boot e sobreescreveram arquivos a partir de então.

Tem sistemas operacionais, como o Pop!_OS onde você escolhe uma partição de boot para ser usada, e é de fato a partição que você escolhe que é usada (independete da firmware de placa-mãe usada - testei em… duas? ou três placas diferentes). Já outros sistemas operacionais, como o Solus e o Ubuntu… Por mais que você selecione uma partição de boot (em algumas firmwares de placas-mãe), esses sistemas vão escolher a primeira partição sinalizada como bootável do disco de armazenamento.

Faça isso e veja se resolve.

AH! MUITO IMPORTANTE: Você removeu as marcações "boot" e "esp" da partição destinada ao Windows. Você vai ter que colocar de volta, caso não queira que no gerenciador de arquivos do seu Windows apareça essa partição e você tenha que ocultá-la semopre que for usar o sistema.
Aconteceu comigo! ¬¬

Então, após a instalação do sistemas Ubuntu com KDE, certifique-se de iniciar ele primeiro, e não o Windows! E a partir do seu Ubuntu récem-instalado, abra o gparted e marque novamente as flags "boot" e "esp" na partição bootável do Windows.

só pra ter certeza, eu vou ter que instalar o ubuntu de novo né?
É pq tem um monte de arquivo que uso do meu curso e estou com medo de perder tudo.
Mas eu vou tentar no fim de semana pra não atrapalhar muito o ritimo do curso, Obrigada :slight_smile:

Já sim, diversas vezes, mas não funciona, só não usei grub customizer pq não consegui instalar, obrigada

Sim. Digo… Quando aconteceu comigo foi isso que eu fiz. E é o que recomendo você fazer.

O meu disco de armazenamento tinha trezentos e vinte GB. Tinha umas ISOs de sistemas operacionais… Eu lembro que perdi todas! Baixei tudo de novo, depois. xP

Outros arquivos não passavam de trinta e dois GB. E eu tinha um pendrive com essa capacidade, quando aconteceu.

Reitero a parte do:

Se você quiser esgotar suas possibilidades - antes de fazer esse procedimento mais agressivo - tentando alguma coisa com o grub customizer, que você mencionou, tem esse tutorial que ensina a instalar esse programa através de um repositório PPA:

# GRUB Customizer – Como configurar o GRUB no Ubuntu e no Linux Mint

Se bem que eu não acredito que esse programa pode fazer alguma coisa com relação a esse problema. =S

Fico com a minha recomendação inicial: formate e instale de novo; fazendo a devida separação. Não só o Ubuntu, mas também o Windows… Afinal, arquivos bootáveis dos dois sistemas estão misturados.
Antes da instalação do primeiro sistema operacional (que será o Windows) no seu disco de armazenamento; limpe o disco. Excluindo as partições.
Você pode fazer isso de modo mais fácil com o Ubuntu em modo live, usando o gparted.

As vezes o Windows fica meio doidão e resolve que só ele quer ser a opção padrão de boot. A solução acima deve funcionar porque faz um hack na opção de boot, mas a correção mais recomendada é configurar o windows para parar esse comportamento.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.