Eu comprei um notebook hp g8, i5 11° geração pra fazer um curso de programação, o meu problema é que eu fiz dual boot com ubuntu kde plasma e a princípio ele funcionou perfeitamente, mas após uma atualização do windows ele parou de aparecer a tela do grub na incialização, só apare quando eu faço uma inicialização avançada, seleciono outros dispositivos, e ubuntu; depois disso aparece o grub, estou tendo que fazer isso todo dia. Obs: tentei instalar o grub customizer, mas aparece: sudo apt-get install grub-customizer → E: Impossível encontrar o pacote grub-customizer
Salve!
Você já tentou mudar a ordem de boot na bios? É diferente de entrar na bios para inicializar um sistema específico, geralmente isso resolve.
Olá. =)
Tem essa recomendação recente em outro tópico parecido com esse:
Você disse…
… acredito que você usou/separou apenas uma partição para os inicializadores de ambos os sistemas, pois não?
Isso não é recomendável (… Bem… EU não recomendo! xD)
… pois a probalidade de dar ruim, é alta. Fonte: minha própria experiência \o/
Alguns sistemas operacionais criam arquivos com o mesmo nome/caminho em suas partições de boot. No Windows:
- /EFI
- /Boot
- /bootx64.efi
No Ubuntu:
- /EFI
- /BOOT
- /BOOTx64.EFI
Pode ser que nessa atualização específica (acredito que não acontece em todas as atualizações), o Windows atualizou alguns desses arquivos na partição de boot… E o arquivo do seu Ubuntu com KDE acabou sendo sobrescrito.
E o que você (e quem estiver procurando uma solução para esse problema) pode fazer?
RESP: Criar uma partição de Boot para cada sistema operacional.
Quando, por exemplo, instalei o Solus, só consegui fazer dual boot da seguinte forma:
Instalei o Windows normalmente.
Quando inseri o pendrive bootavel com o Solus - em modo live - abri o gparted e criei…
. uma nova partição /boot/efi
com 500mb, marcada com as flags (ou sinalizadores) "boot"
e "esp"
;
. uma partição para o /
; e
. uma partição para memória swap
(embora essa partição já não seja necessária atualmente).
… e tive que modificar a flag (ou sinalizador) da partição de boot que já existia - que estava sendo usada pelo Windows.
Removi as marcações "boot"
e "esp"
. Eu cliquei em uma dessas marcações e então a partição passou a ser sinalizada como "msftdata"
.
Prossegui com o processo de instalação… E como então só havia uma partição sinalizada como bootável foi ela que o Solus usou*.
Então o boot do Windows ficou em uma partição e o boot do Solus ficou em outra. Nunca mais tive problemas com atualizações que modificaram o boot e sobreescreveram arquivos a partir de então.
Tem sistemas operacionais, como o Pop!_OS onde você escolhe uma partição de boot para ser usada, e é de fato a partição que você escolhe que é usada (independete da firmware de placa-mãe usada - testei em… duas? ou três placas diferentes). Já outros sistemas operacionais, como o Solus e o Ubuntu… Por mais que você selecione uma partição de boot (em algumas firmwares de placas-mãe), esses sistemas vão escolher a primeira partição sinalizada como bootável do disco de armazenamento.
Faça isso e veja se resolve.
AH! MUITO IMPORTANTE: Você removeu as marcações "boot"
e "esp"
da partição destinada ao Windows. Você vai ter que colocar de volta, caso não queira que no gerenciador de arquivos do seu Windows apareça essa partição e você tenha que ocultá-la semopre que for usar o sistema.
Aconteceu comigo! ¬¬
Então, após a instalação do sistemas Ubuntu com KDE, certifique-se de iniciar ele primeiro, e não o Windows! E a partir do seu Ubuntu récem-instalado, abra o gparted e marque novamente as flags "boot"
e "esp"
na partição bootável do Windows.
só pra ter certeza, eu vou ter que instalar o ubuntu de novo né?
É pq tem um monte de arquivo que uso do meu curso e estou com medo de perder tudo.
Mas eu vou tentar no fim de semana pra não atrapalhar muito o ritimo do curso, Obrigada
Já sim, diversas vezes, mas não funciona, só não usei grub customizer pq não consegui instalar, obrigada
Sim. Digo… Quando aconteceu comigo foi isso que eu fiz. E é o que recomendo você fazer.
O meu disco de armazenamento tinha trezentos e vinte GB. Tinha umas ISOs de sistemas operacionais… Eu lembro que perdi todas! Baixei tudo de novo, depois. xP
Outros arquivos não passavam de trinta e dois GB. E eu tinha um pendrive com essa capacidade, quando aconteceu.
Reitero a parte do:
Se você quiser esgotar suas possibilidades - antes de fazer esse procedimento mais agressivo - tentando alguma coisa com o grub customizer, que você mencionou, tem esse tutorial que ensina a instalar esse programa através de um repositório PPA:
# GRUB Customizer – Como configurar o GRUB no Ubuntu e no Linux Mint
Se bem que eu não acredito que esse programa pode fazer alguma coisa com relação a esse problema. =S
Fico com a minha recomendação inicial: formate e instale de novo; fazendo a devida separação. Não só o Ubuntu, mas também o Windows… Afinal, arquivos bootáveis dos dois sistemas estão misturados.
Antes da instalação do primeiro sistema operacional (que será o Windows) no seu disco de armazenamento; limpe o disco. Excluindo as partições.
Você pode fazer isso de modo mais fácil com o Ubuntu em modo live, usando o gparted.
As vezes o Windows fica meio doidão e resolve que só ele quer ser a opção padrão de boot. A solução acima deve funcionar porque faz um hack na opção de boot, mas a correção mais recomendada é configurar o windows para parar esse comportamento.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.