Criar uma partição de Boot para cada sistema operacional.
Quando, por exemplo, instalei o Solus, só consegui fazer dual boot da seguinte forma:
Instalei o Windows normalmente.
Quando inseri o pendrive bootavel com o Solus - em modo live - abri o gparted e criei…
. uma nova partição /boot/efi
com 500mb, marcada com as flags (ou sinalizadores) "boot"
e "esp"
;
. uma partição para o /
; e
. uma partição para memória swap
(embora essa partição já não seja necessária atualmente).
… e tive que modificar a flag (ou sinalizador) da partição de boot que já existia - que estava sendo usada pelo Windows.
Removi as marcações "boot"
e "esp"
. Eu cliquei em uma dessas marcações e então a partição passou a ser sinalizada como "msftdata"
.
Prossegui com o processo de instalação… E como então só havia uma partição sinalizada como bootável foi ela que o Solus usou*.
Então o boot do Windows ficou em uma partição e o boot do Solus ficou em outra. Nunca mais tive problemas com atualizações que modificaram o boot e sobreescreveram arquivos a partir de então.
Tem sistemas operacionais, como o Pop!_OS onde você escolhe uma partição de boot para ser usada, e é de fato a partição que você escolhe que é usada (independete da firmware de placa-mãe usada - testei em… duas? ou três placas diferentes). Já outros sistemas operacionais, como o Solus e o Ubuntu… Por mais que você selecione uma partição de boot (em algumas firmwares de placas-mãe), esses sistemas vão escolher a primeira partição sinalizada como bootável do disco de armazenamento.
Faça isso e veja se resolve.
AH! MUITO IMPORTANTE: Você removeu as marcações "boot"
e "esp"
da partição destinada ao Windows. Você vai ter que colocar de volta, caso não queira que no gerenciador de arquivos do seu Windows apareça essa partição e você tenha que ocultá-la semopre que for usar o sistema.
Aconteceu comigo! ¬¬
Então, após a instalação do sistemas Ubuntu com KDE, certifique-se de iniciar ele primeiro, e não o Windows! E a partir do seu Ubuntu récem-instalado, abra o gparted e marque novamente as flags "boot"
e "esp"
na partição bootável do Windows.