Opa. =)
Olá.
qual seria a melhor distro pra mim
A resposta está dentro de você. xD
Vai de Linux Mint se você quiser ter uma interface mais parecida com Windows.
Faça um dual boot ao invés de deixar apenas uma distro Linux instalada.
Separe as partições de boot, para evitar problemas.
Criar uma partição de Boot para cada sistema operacional.
Quando, por exemplo, instalei o Solus […]
Instalei o Windows normalmente.
Quando inseri o pendrive bootavel com o Solus - em modo live - abri o gparted e criei…
. uma nova partição /boot/efi
com 500mb, marcada com as flags (ou sinalizadores ) "boot"
e "esp"
;
. uma partição para o /
; e
. uma partição para memória swap
(embora essa partição já não seja necessária atualmente).
… e tive que modificar a flag (ou sinalizador ) da partição de boot que já existia - que estava sendo usada pelo Windows.
Removi as marcações "boot"
e "esp"
. Eu cliquei em uma dessas marcações e então a partição passou a ser sinalizada como "msftdata"
.
Prossegui com o processo de instalação… E como então só havia uma partição sinalizada como bootável foi ela que o Solus usou*.
Então o boot do Windows ficou em uma partição e o boot do Solus ficou em outra. Nunca mais tive problemas com atualizações que modificaram o boot e sobreescreveram arquivos a partir de então.
Tem sistemas operacionais, como o Pop!_OS onde você escolhe uma partição de boot para ser usada, e é de fato a partição que você escolhe que é usada (independente da firmware de placa-mãe usada - testei em… duas? ou três placas diferentes). Já outros sistemas operacionais, como o Solus e o Ubuntu… Por mais que você selecione uma partição de boot (em algumas firmwares de placas-mãe), esses sistemas vão escolher a primeira partição sinalizada como bootável do disco de armazenamento.
[…]
AH! MUITO IMPORTANTE: Você removeu as marcações "boot"
e "esp"
da partição destinada ao Windows.
Você vai ter que colocar de volta [antes de iniciar o Windows, após a instalação da distro Linux], caso não queira que no gerenciador de arquivos do seu Windows apareça essa partição e você tenha que ocultá-la sempre que for usar o sistema.
Aconteceu comigo! ¬¬
E gostaria de saber como fica essa questão dos drivers, tipo pra baixar/atualizar
Que drivers você gostaria de baixar/atualizar? "/
Tem um vídeo sobre drivers no Linux:
Instalar Drivers no Linux - Hangout com Diolinux (Hiper Tutoriais)
Você mencionou que joga? Então acho que sua questão é com drivers de vídeo, pois não?
Nesse caso, pensando bem… Das distros que você mencionou, a melhor opção talvez seja o Pop!_OS . Essa distro mantêm o kernel mais atualizado em comparação com as outras duas distros mencionadas, e consequentemente os drivers (ou “módulos do kernel” como se diz de modo geral em distros Linux).
E se você usa uma placa de vídeo dedicado da NVidia, já tem uma ISO com o driver proprietário dela dessa distro.
No caso da AMD (integrado ou dedicado) e Intel (idem) os drivers que vem com o kernel possivelmente te atenderão muito bem.
As atualizações dos drivers de vídeo virão com as demais atualizações do sistema. Seja driver proprietário ou aberto.
Boa jornada!
Material recomendado
1 curtida