DICA - Melhorar o desempenho do processador

Para uma versão revisada, atualizada e mais completa deste tutorial: CLIQUE AQUI

Vocês já se pegaram vendo um vídeo, ou talvez um amigo que tenha um hardware igual ou inferior ao seu rodando melhor, com mais FPS e de forma mais fluída o mesmo jogo no mesmo sistema?
Bom, eu já. Passei muito tempo procurando as razões para isso estar acontecendo, procurando otimizações e tweaks, e há pouco tempo encontrei um app, de muito fácil uso e instalação que realmente fez a diferença. Estou falando do:

indicator-cpufreq.
Screenshot_20190504_120528

Screenshot_20190503_184630

Normalmente, por padrão, ao menos na maioria dos sistemas operacionais o processador é utilizado em um modo de economia de energia, também chamada de “On Demand”. O On Demand mantém o processador trabalhando em baixa frequência, fazendo com que a mesma suba apenas quando mais desempenho for realmente necessário. Mas esse sistema On Demand óbviamente não foi feito apenas para deixar o seu PC mais lento.

• O On Demand, na teoria, além de economizar energia também mantém o seu processador trabalhando menos e à uma temperatura ligeiramente menor, o quê na teoria aumenta a vida útil do processador.
  • Percebam que no trecho acima eu dei ênfase à “na teoria”. Sim, isso porquê na prática a diferença na temperatura e vida útil do processador pode ser insignificante, ou pode até nem existir. Tudo vai depender de uma série de fatores como o sistema de refrigeração do seu gabinete, o ambiente no qual você usa o seu computador e qual é o modelo do CPU. Outro motivo pelo qual eu dei ênfase à “na teoria” anteriormente é porquê sempre li sobre essas possíveis consequências de se usar o processador no modo de Desempenho, mas nunca vi, nem pessoalmente e nem pela internet um caso real de um processador ter parado de funcionar cedo demais por conta disso.
  • Se for analisar bem, processadores são tão bem feitos que é bem raro ouvir falar de algum que parou de funcionar (a não ser aqueles usuários que viram um vídeo no You Tube ou ouviram de um amiguinho que dá pra fazer um overclock pra deixar o processador “rapidão” haha).

Agora vamos aos resultados.
No mesmo sistema (KDE Neon), no mesmo dia, fiz dois benchmarks no Rise of the Tomb Raider, um antes e um depois de ter instalado o indicator-cpufreq e selecionado o modo desempenho, e houve uma melhora significativa, principalmente nas mínimas de FPS. Confira:

Antes:

Depois:

Além do Rise of the Tomb Raider percebi uma melhora talvez ainda maior em outros dois jogos: Tomb Raider 2013 e GRID Autosport.

Antes do Modo Desempenho, no Tomb Raider eu tinha uma taxa de FPS muito instável, variando entre 15 - 45 FPS o tempo todo, após o Modo Desempenho o jogo se mantém entre 40 e 50 FPS e com uma jogabilidade muito mais fluida.

Já no GRID Autosport foi aonde percebi a maior diferença. Antes do Modo Desempenho o jogo se mantinha entre 28-35FPS e com um bug muito irritante no áudio, que ficava clipando/com ruído durante as corridas. Após ativar o Modo Desempenho o jogo passou a rodar a surpreendentes 60-70 FPS e sem bug algum.

Meu processador é um AMD. não tenho um processador Intel para testar, mas segundo o que usuários Intel me falaram esse método faz pouca ou em alguns casos nenhuma diferença. Segundo outros usuários esse método tem mais eficácia em processadores AMD. Mas como eu disse, não tenho outro processador para testar.

Os jogos mencionados acima foram testados nas seguintes configurações:

• Rise of the Tomb Raider: Sem AntiAliasing, sem V-Sync, preset de efeitos “baixo”, 1920x1080.
  • Tomb Raider: Sem V-Sync, preset de efeitos High, 1920x1080.
  • GRID Autosport: Sem V-Sinc, Sem AntiAliasing, Preset de efeitos Médio, 1920x1080.

Para instalar o indicator-cpufreq no Ubuntu e derivados basta rodar o comando:

sudo apt install indicator-cpufreq

No Fedora:

sudo dnf install CPUFreqUtility

Após isso apenas reinicie o seu sistema e o indicador estará disponível na sua tray.

Obs.: Em processadores AMD, para que o app funcione é necessário que a opção “Cool n’ Quiet” esteja ativada na Bios. Segundo relatos de usuários, em processadores Intel é necessário que a opção “Intel Speedstep” esteja ativada na Bios para que o app funcione.

O Hardware no qual os testes foram feitos é o seguinte:
CPU AMD FX6300 3,5Ghz
1x8GB DDR3 1600Mhz HyperX
HDD WD Blue 1TB
AMD Radeon R7 360 2GB
Driver: amdgpu + Mesa 19.1.0.

Para mais testes e informações sobre o “indicator-cpufreq”, além de outras dicas e tweaks para otimizar o desempenho dos jogos no Linux, recomendo que vejam o vídeo do Sr Rob Linux Brasil que foi uma das principais fontes de informação para que eu fizesse esse post:

Outras fontes: Launchpad

21 curtidas

Eu uso em outro computador, por que no meu atual ele não funciona por estar em overclock heehheheeh, mas acho bastante útil para notebooks :slight_smile:

1 curtida

Muito bom! :slight_smile:

2 curtidas

eu já desativei essa opção Cool n’ Quiet na bios assim o processador vai iniciar com frequência máxima sem economia de energia ele deixa o boot do sistema mais rápido.

@diegocosta250 Mesmo com o “Cool n’ quiet” desativado aqui, após iniciar o sistema ao monitorar a frequência do processador com CPU-X e até pelo Neofetch percebi que estava sempre em 1.xxGhz quando em idle, ou seja, não estava no máximo mesmo com o “Cool n’ Quiet” desativado.
Acredito que desativar essa opção realmente deixe o boot mais rápido, mas aparentemente o próprio SO faz com que o processador trabalhe em On Demand mesmo assim.

Mas talvez isso varie de acordo com o processador/mobo. Faça o teste aí com o CPU-X pra ver como está a frequência com o PC em Idle.

2 curtidas

Além de quê desativar o cool n’ quiet aqui não diferença nenhuma no desempenho. =)

acho que isso vai depender da placa mãe e do processador aqui funciono com uma placa mãe asrock n68-s3 fx e um processador Athlon ii x4 620, outra coisa boa pra fazer também e cravar a frequência da placa de vide-o no máximo

1 curtida

Acho que pode ser sim.

Tu fez testes, tanto de tempo de boot quanto benchmarks e etc para comparar o desempenho com o cool n’ quiet on e off?

sim mas a diferença e bem pouca

Então ative o cool n’ quiet e faça o teste com o app que falei pra ver como fica.

já fiz seguindo o tutorial do dio no site dele no meu caso o que fica melhor mesmo e com o cool n’ quiet off mais a diferença pra esse indicador de frequência e pouca no meu caso só melhora o tempo do boot o resto fico tudo igual igual.

Isso não é verdade, faz tanta diferença em processadores da Intel quanto da AMD. É particularmente perceptível nos jogos da Valve, especialmente no L4D2, no modo ondemand há quedas constantes de FPS, no modo performance o problema desaparece.

3 curtidas

Bom saber!
Como eu disse, aquilo foi o que me falaram, por isso deixei claro que não tenho um Intel pra testar. Mas realmente muito bom tu ter comentado isso, é bom que quem tem Intel saiba que funciona da mesma forma.

1 curtida

O modo ondemand não funciona como deveria, isso não é exclusivo de jogos, já tive problemas de performance no OBS e no Kdenlive no modo ondemand. O modo performance deveria ser o padrão, o modo ondemand só deveria ser utilizado caso o sistema detectasse a presença de uma bateria (notebook).

5 curtidas

com o cool quiet desativado, não tem como utilizar essa ferramenta? ao meu ver o cool quiet que evita da CPU ficar sempre no maximo.

Com o cool n quiet desativado não funciona. A própria ferramenta já faz o papel de fazer o processador trabalhar no máximo.
Sem a ferramenta e com o cool n quiet desativado aqui eu não obtive nenhuma melhora de desempenho, justamente por isso passei a usar a ferramenta ao invés de desativar o cool n quiet apenas.

Essas alterações eu sempre faço com o tlp (gui), tudo em um só lugar de forma fácil e simples, mas tem que se ter noção sobre o que se está fazendo claro.

Saudações.

é bom ter alguma ferramenta como essa pra trocar o perfil com a necessidade.

1 curtida

Cara, excelente dica. Isso ajuda e ainda compartilha conhecimento.

1 curtida

pra mim fico melhor com o CPUFreqUtility que o overclock.

3 curtidas