Picos de consumo da CPU!

Recentemente venho notado que sem nada acontecer de anormal (aparentemente) ocorre um aumento do consumo do processador. Eu já uso linux já a quase 1 ano nesse computador, e fui perceber o problema recentemente, não sei direito quando necessariamente ele começou pois costumo usar o notebook com o ventilador ligado, e só percebi quando um dia não liguei o ventilador e ouvi o som do processador aumentar do nada várias vezes.

Sim, eu já tentei outras ditribuições, só não testei o Windows. Algo que eu percebi e acho que tenha relação é que aparentemente quando o computador está fora da tomada os picos são menos frequentes, com menor uso e ocorrem rapidamente, e até acho que já tive casos quando inicie ele fora da tomada ele não apresentou esse problema (vou testar agora). Além de já ter ocorrido de quando o processador começou a aumentar o consumo eu tirei o mesmo da tomada e no mesmo momento cessou o consumo.

Não sei se é um bom teste, mas deixei o notebook na tela da BIOS e mesmo lá houve um aumento do uso do processador (o que anularia o OS como culpado?).

Acredito que você não escutava antes justamente pq o ventilador abafava o som :sweat_smile:. Uma correção, esse barulho é oriundo do cooler (ventilador usado para ventilar) pois o processador é uma pequena placa, super resumidamente.

Com essa informação, acredito que seu notebook está configurado para modo performance, quando esta conectado a tomada, e modo balanceado quando está na bateria. Um detalhe importante é que quanto maior a temperatura mais o cooler tem que girar para resfriar o processador, com isso gera um maior ruído.

Justamente, você tem que verificar a temperatura do note, pode ser que tenha que trocar a pasta térmica dele ou apenas uma configuração balanceada pode resolver.

Uma boa dica é usar o Psensor para monitorar a temperatura e deixar o seu micro em modo Sob Demanda, usando o tópico do nosso amigo Jedi.

1 Curtida

Eu estava falando exatamente isso em relação ao ventilador kkkk, eu utilizei “barulho do processador” pois até onde eu sabia de alguma forma este notebook não tinha cooler (o que vi que não era verdade depois), daí em minha cabeça não sobrava mais nada pra fazer “barulho” a não ser a CPU.

Apesar de meu medo de fazer que nem o caso do HD (Qual o nome dessa peça/cabo/conector?) eu já troquei a pasta térmica e não solucionou o problema.

Realmente acho que seja algum problema ou de Hardware ou na Bios. Verei melhor aqui, além de ler as dicas que você enviou.

OBS: Eu esqueci de avisar, mas pelo que notei somente um dos cores do processador é que ocorre o aumento do consumo (de acordo com o htop).

Eu ia citar esse seu outro tópico, mas deixei de lado rs já que trocou a pasta, esta tranquilo.

Você usa uma base com coolers ou deixa ele sobre uma superfície reta? Isso também influencia bastante, vala a penas um investimento, visto que um pouco mais de 50 pratas já compra um legal.

:thinking:
Eu sempre noto que quando inicio pelo Plasma (kubuntu, kde neon ou manjaro) o meu processador fica assim tbm, quanto que no Deepin não. Pode ser o kernel que esteja influenciando, visto que ainda uso o 4.15 no Deepin e os demais acima de 5. Também notei que no gerenciador de tarefas do plasma, basta abrir qualquer app que mostra 100% e logo cai enquanto que no Deepin mesmo com chrome aberto com varias abas e maquina virtual rodando não acontece. Pode ser um falso positivo por parte do plasma ou um o Deepin está me enganando.

1 Curtida

Não sei por que motivos, mas meu notebook fica com o cooler no máximo em algumas situações na BIOS, grub e outras “partes” antes do sistema em si
Creio que seja por proteção, como essas “partes” não conseguem detectar e gerenciar o calor direito, deixam o cooler no máximo para não virar um amd fx

1 Curtida

Bom, resultados:
1 - Não achei a resposta ainda para isso.
2 - Usarei o PC com meu ventilador ligado já que com ele pelo menos não ouço o barulho e ao menos o psicológico fica mais tranquilo kkkk.
3 - Lembrei que muitas vezes quando as distros/interfaces quebravam ou paravam de funcionar (o que comigo ocorre frequentemente) eu desligo no botão de ligar/desligar eu pensava que no máximo podia dar pane no HD ou algo do gênero, mas… vai que foi o que ocasionou isso.
4 - Não desistirei (ainda) e sempre que estiver um tempinho sobrando vou ver se procura formas de solucionar isto.
5 - A questão da base eu não acredito que seja o problema.

@gu_1 o meu antes mesmo de eu apertar o botão de ligar ele já faz isso… exagerado nada. Brincadeiras a parte, ele tem o mesmo comportamento do seu notebook, eu acredito.

Acho que, problema resolvido!
Comprei uma pasta térmica nova (a que eu tinha era antiguinha) e apliquei com mais generosidade. Até o momento não tive mais problemas.

2 Curtidas