Recentemente venho notado que sem nada acontecer de anormal (aparentemente) ocorre um aumento do consumo do processador. Eu já uso linux já a quase 1 ano nesse computador, e fui perceber o problema recentemente, não sei direito quando necessariamente ele começou pois costumo usar o notebook com o ventilador ligado, e só percebi quando um dia não liguei o ventilador e ouvi o som do processador aumentar do nada várias vezes.
Sim, eu já tentei outras ditribuições, só não testei o Windows. Algo que eu percebi e acho que tenha relação é que aparentemente quando o computador está fora da tomada os picos são menos frequentes, com menor uso e ocorrem rapidamente, e até acho que já tive casos quando inicie ele fora da tomada ele não apresentou esse problema (vou testar agora). Além de já ter ocorrido de quando o processador começou a aumentar o consumo eu tirei o mesmo da tomada e no mesmo momento cessou o consumo.
Não sei se é um bom teste, mas deixei o notebook na tela da BIOS e mesmo lá houve um aumento do uso do processador (o que anularia o OS como culpado?).