Como otimizar o KDE?

Recentemente instalei o Kubuntu e estou gostando dmais da distro, porém o KDE eu tô achando um pouquinho pesado, como posso deixar mais leve? Estou com medo de desativar alguma coisa e não saber voltar kkkk

1 Curtida

Vish mano, o Plasma pesado!? Eu acho ele muito leve, muito mesmo.

Com certeza tem como desativar os efeitos gráficos nas configurações. (Não tenho o Plasma instalado no momento, então não lembro exatamente onde fica essa configuração).

Mas… Pesado em que sentido?
Consumo de RAM?
Lag nas animações?
Demora pra abrir programas, arquivos, etc?
Lentidão em jogos?
Travamentos?
“Pesado” é uma palavra bem abrangente.

Além disso algo que talvez possa te ajudar se tratando de desempenho é ISSO.
E também manter os drivers e o sistema sempre atualizados, dar uma olhada em que programas estão iniciando com o sistema e rodando em background, etc…

2 Curtidas

kkkkkk, acho que nem eu sei explicar. Passei muito tempo com XFCE e LXDE/Qt, talvez esteja desacostumado, KDE mesmo qualquer firula é uma transição, um efeito. Pior que também apesar de uma demoradinha pra abrir um aplicativo ali outro ali eu não vejo muito pesado como o gnome por exemplo não.

1 Curtida

Estranho mesmo. O Plasma geralmente é muito bem otimizado.

1 Curtida

Da uma lida lá: Deixando o KDE mais rápido | Dicas de Otimização

1 Curtida

O que você quer provavelmente é isso:

1 Curtida

3 Curtidas

Logo que instala uma distro com Plasma, a indexação de arquivos pode fazer ele ficar um pouco lento, principalmente com HD mecânico (até com SSD vc sente que tem alguma coisa tirando desempenho, mas é numa escalha bem menor que com HD), se vc quiser acabar com isso logo de cara, só desativar a indexação (a pesquisa de arquivos não precisa, só a opção de indexação mesmo, que fica logo abaixo).

Porém, essa indexação ajuda pra caramba pra pesquisar por arquivos mais pra frente, e ela só atrapalha mesmo no começo, quando ele tá indexando todos os arquivos, depois que já tem algo indexado é bem de boa, ele não fica atrapalhando o desempenho.

2 Curtidas

Opa, obrigado
Vou testar com o KDE do Opensuse :wink: