[DICA] Como deixar o Gnome/Linux mais leve!

Recentemente baixei o Ubuntu Gnome 19.04, porem comos todos dizem Gnome e uma interface muito pesada se não for a mais pesada , bom este tópico e para poder ajudar quem ta sofrendo com baixo desempenho na interface ou quer somente deixa o sistema mais fluido ate mesmo para jogos,
também pode ser aplicado em outras DEs (interfaces graficas) como KDE , Xfce ,Mate , Cinnamon etc…
Então vamo la para as configurações que eu fiz:

1- Preload + Prelink

Resumindo ele trabalha com o uso da memoria , tipo oque vc mas faz ele vai deixando a ram pra essas tarefas ou seja com o passar do tempo as coisas que vc mais usa no linux ira abrir mais rapido

Para Instalar e Simples basta aplicar esses comando no terminal e pronto:

sudo apt-get install preload

sudo apt-get install prelink

sudo apt update && sudo apt dist-upgrade

Para mais informações de como configurar e como funciona o Preload e Prelink de uma olhada no comentário do nosso amigo @Roldon Abaixo :grinning:

obs:não recomendo para quem tem pouca memoria RAM

“O preload vai fazer com que ele consuma mais ram… Ele vai deixar algumas coisas pré-carregadas, para que sejam executadas mais rápido.”

2- indicator-cpufreq

Isto foi oque mais me ajudou, melhorou a fluidez do meu Gnome e ate as animações ficaram melhor,
Para mais informações acesse o topico que encontrei aqui no Diolinux Plus DICA - Melhorar o desempenho do processador

Para instalar o indicator-cpufreq no Ubuntu e derivados basta rodar o comando:

sudo apt install indicator-cpufreq

No Fedora:

sudo dnf install CPUFreqUtility

Após isso apenas reinicie o seu sistema e o indicador estará disponível na sua tray.

3- REDUZIR uso de RAM

bom este daqui e baseado no Video recente que o Dio fez no Canal dele onde desativa alguns processos que não são “importantes”.Bom dependendo do que o usuario realmente precisa.

Como REDUZIR uso de RAM? + Dicas para otimizar GNOME

4- Desativando as animações

Se mesmo assim estiver realmente pesado voce pode baixar Gnome Tweak Tool e desativar as animações:

Para instalar:

sudo apt-get install gnome-tweak-tool ou sudo apt-get install gnome-tweak

E depois Desative a opção “Animações”

Bom então e isso! Eu sou meio leigo no mundo linux ainda então se tiver alguma informação errada, este tópico esta aberto a qualquer critica e discussões.
VLW&FLW

9 curtidas

@BobySlayer boa tarde!

Obrigado pelas dicas, em casa realizarei os procedimentos e informarei os resultados.
Venho tendo problemas para jogar Counter Strike GO.

1 curtida

O preload vai fazer com que ele consuma mais ram… Ele vai deixar algumas coisas pré-carregadas, para que sejam executadas mais rápido.

E no caso do prelink, faltaram informações de configurações para ele pré-linkar as bibliotecas.

1 curtida

Obrigado pelo comentario :grinning:
Se puder informar como fazer essas configurações estarei muito agradecido!

1 curtida

Eu uso uma configuração mais ¨básica¨

Edito o arquivo de configuração: gedit /etc/default/prelink. Altero os campos abaixo pra ele fazer a ¨linkagem¨:

PRELINKING=unknown para PRELINKING=yes
PRELINK_OPTS=-mR para PRELINK_OPTS=-amR

Ou direto pelos comandos:
sed -i ‘s|^PRELINKING=unknown|PRELINKING=yes|’ /etc/default/prelink
sed -i ‘s|^PRELINK_OPTS=-mR|PRELINK_OPTS=-amR|’ /etc/default/prelink

Depois rodo o comando: /etc/cron.daily/prelink. Pra ele executar a ¨pré-linkagem¨ de tudo. Ai costumo rodar esse comando de tempos em tempos, depois de muitas alterações.

Mas tem como deixar ele rodando automático, junto com o apt. Mas nesse caso ele vai consumir ram e é chato, sempre que usar apt ele vai rodar, NÃO aconselho:
echo ‘dpkg::Post-Invoke {“echo Executando prelink …;/etc/cron.daily/prelink”;}’ | sudo tee /etc/apt/apt.conf.d/98prelink

2 curtidas

No caso do Preload, pode deixar ele em default mesmo. Ou se quiser algo específico, a configuração vai girar em torno do equipamento, pq vc vai apontar tamanho de memória, cache e etc… Então o ideal é instalar e em seguida dar um restart nele, pra ele reconhecer as configurações atuais.

/etc/init.d/preload restart

2 curtidas

Meu Gnome start assim e rápido nas execuções. Se eu remover as ¨firulas¨ fica bem melhor. kkk

3 curtidas

@Roldon, boa tarde!

Curiosidade minha, esse seu linux aí é o Debian certo ?
2 perguntas.

1- Qual é o tema que você está usando ?

2- Notei a Steam instalado ali no painel, você por acaso joga tranquilo sem problemas ?

Eu não tenho placa de vídeo, mas to tentando vir pro linux e só com o jogo que estou tendo problemas, me surpreende que no Windows 10 o CSGO roda melhor que no linux no meu caso.

Grato desde já!

4 curtidas

ve a versão do kernel esta mais atualizada e se os drivers tbm ^^ no meu caso a versão 5.0.0-20 roda os meus games mais melhor que as outras , e os drivers que uso e o de mesa do padoka ja que não tenho placa de video tou com um desempenho igual a o do windows 10

1 curtida

@BobySlayer boa tarde!

Mano, você tem o link ou método atualizado do ppa do padoka para ubuntu 19.04 ?
Grato!

2 curtidas

Boa tarde Marcos!

Sim, é o Debian Testing. Tema eu uso o Adwaita-dark mesmo, gosto bastante dele. Ícones eu uso o Numix-Circle e Cursor eu uso o Paper.

Tenho a Steam, o Lutris e o Mednaffe pra emular jogos de MegaDrive. Eu jogo tranquilo, mas não costumo jogar esses jogos tops por falta de equipamento. Mas eu jogo bastante o Nerverwinter Nights EE, The Witcher 1 e 2, os jogos do Amnésia, Left 4 Dead 1 e 2, CS roda tranquilo só o GO que é um pouco pesado, mas dando uma baixada nas configs eu consigo jogar também, Full Throttle Remastered que eu to terminando… Até agora não tive problemas com nenhum deles.

Aqui eu to com o Kernel 4.19 e mesa 18.3.6-2.

2 curtidas

@Roldon Grato pelas informações. Mano eu sou de novo iniciante no mundo linux rsrs, utilizei ele diariamente em 2012 no Exército, de lá para cá, só umas meras vezes e hoje estou querendo me totalizar no linux, pelo menos meu pessoal.

Criei um topico aqui no Plus diolinux relatando meu problema especificamente com CSGO.
Não sei muitos comandos ou como saber a versão de drivers e etc, pesquisando na net, consegui ver a versão do meu Kernel, dá uma olhada:

$ dpkg --list | grep linux-image
ii linux-image-5.0.0-13-generic 5.0.0-13.14 amd64 Signed kernel image generic
ii linux-image-5.0.0-20-generic 5.0.0-20.21 amd64 Signed kernel image generic
ii linux-image-generic 5.0.0.20.21 amd64 Generic Linux kernel image

Mas tem essas três versões, não entendi direito rsrs.

Já ouvi falar do MESA DRIVER DO PADOKA, mas não sei qual a mais atual e como colocar o correto para a configuração do meu PC.

Para auxiliar, segue abaixo minhas configurações:

Placa mãe Gigabyte GA-H110M-M2-rev-1.0;
Processador Intel Pentium G4560 7ª Geração 3.5 Ghz;
SSD M.2 de 240Gb;
Memória 8Gb DDR4 2400Mhz;

2 curtidas

eu geralmente pego do github do lutris Installing-drivers
os comando que uso para o meu caso são:

sudo add-apt-repository ppa:paulo-miguel-dias/pkppa
sudo apt update && sudo apt upgrade
sudo apt install libgl1-mesa-glx:i386 libgl1-mesa-dri:i386

Vulkan:

sudo apt install mesa-vulkan-drivers mesa-vulkan-drivers:i386

obs:isso e no meu caso que não tem placa de video e uso um intel I3 se vc tiver alguma placa de video pode ter problemas

2 curtidas

@BobySlayer e @Roldon
Eu também não uso placa de vídeo, não tenho no momento, uso o gráfico integrado do processador que no meu caso é o INTEL HD GRAPHICS 610.

para vc ver qual o Kernel especifico que esta usando:

uname -r

1 curtida

Creio ent que fazer o mesmo procedimento que eu fiz ja ira solucionar :grinning:

2 curtidas

@BobySlayer mas a minha versão do HD Graphics é 610, tem algum problema ?
Creio que o seu seja diferente do meu, mas ambos são ONBOARD ou seja, integrados.

@Roldon grato pelo comando. Salvei na minha lista.

2 curtidas

Pode instalar o mesa vulkan, ele tem suporte para Intel HD Graphics 610.

2 curtidas

Como instalar a última versão do Mesa Driver no Ubuntu e Linux Mint

faz como ta no blog do diolinux qualquer coisa se der errado la explica como remover ^^
e instala o mesa vulkan que o @Roldon falou

1 curtida

@BobySlayer @Roldon
Senhores, muito obrigado pelo auxílio.
Já estou fazendo a instalação do mesa driver do padoka e logo em seguida o Vulkan.

Muito obrigado mesmo!

3 curtidas