[DICA] Como deixar o Gnome/Linux mais leve!

Outra coisa que lembrei agora é a swappiness, aqui eu deixo em 05. Assim só vai usar a memória swap quando atingir 95% de uso da minha memória ram.

Só editar o arquivo: /etc/sysctl.conf e adicionar a linha no final do arquivo: vm.swappiness=05

Não precisa ser exatamente 05, pode ser 10, 20… Por padrão normalmente vem com 60. Pra ver o valor que já vem, é só rodar o comando: cat /proc/sys/vm/swappiness

3 curtidas

Tópico muito útil pra quem estar usando o gnome pela primeira vez, parabéns @BobySlayer, vai ajudar muita gente. Dessas opções, a única que não pretendo usar ainda é o combo preload/prelink, achei complicado, pretendo lidar com eles uma outra hora, até que o ubuntu na instalação mínima, como fez o Dio no vídeo de pós instalação dele, o gnome fica até bem leve, creio que desativando aquelas opções de inicialização deve ficar mais leve ainda.

Não sou muito fã do gnome, mas a forma como a canonical modificou ele na 19.04 tá muito bacana, nem precisei alterar muita coisa, só mexi pra alterar algumas coisas cosméticas, como esconder a dock quando tiver alguma aplicação aberta, tipo o navegador. Continuarei acompanhando o tópico, pois as dicas que estão aparecendo aqui são muito boas!

3 curtidas

Dicas muito úteis, muito obrigado!
Em relação ao indicator-cpufreq, uso um processador i5, e não encontrei na BIOs a configuração que ele fala no tópico que precisa ativar. Mas mesmo assim instalei e estou usando, existe alguma maneira de saber se está funcionando realmente?

2 curtidas

apareceu o icone na barra de tarefas? se apareceu o icone e vc colocou para desempenho ja esta funcionando no seu caso talvez não sinta tanta diferença pois o seu processador e bom, e como ele ja disse no tópico nos processadores intel não tem muita diferença mas no meu i3 fez uma baita diferença
Obrigado pelo comentario!:grinning:

2 curtidas

Se muitas pessoas quiserem eu posso fazer um tópico mais explicativo e com mais informações do que e Preload e Prelink :grinning:

6 curtidas

Boa, ficaria super agradecido caso faça o tutorial, me ajudaria e muita gente também.

2 curtidas

Galera, deu uma melhorada.

Agora só falta corrigir a PROPORÇÃO DA TELA que também tem me irrita e faz o jogo abrir cagado.

No WINDOWS 10 , eu configuro da seguinte forma.

Energia: ALTO DESEMPENHO (JÁ CORRIGI COM O -freq…);

Desativo todos os efeitos do S.O;

No JOGO:

Comandos da inicialização do CSGO:

-novid -nojoy -noaafonts -tickrate 128 -high + cl_forcepreload 1 -threads 4 + mat_queue_mode 2

Configuração de vídeo: Tudo no BAIXO e MUITO BAIXO;

Proporção de tela: 4:3;

Resolução: 1024x768;

Nesse LINK tem as imagens e descrição dos problemas em cada imagem, se puder, deem uma olhada:

2 curtidas

Obrigado pelo comentário ^^
Que bom que este tópico foi util!

1 curtida

poderia me ajudar com a questao do -freq pois meu cs esta igual o seu