[Tuto/Dica] Remover entradas UEFI obsoletas

Introdução

    Recentemente percebi que, por ficar trocando de sistema operacional toda hora, o menu de boot da minha BIOS estava uma bagunça. Ao remover um sistema operacional, sua entrada UEFI continua ali. Então, depois de quebrar um pouco a cabeça, consegui finalmente limpá-las. Gostaria de compartilhar métodos de realizar este processo tanto no Windows quanto em alguma distro Linux (desculpe, não sei nada de BSD :grin:)

Windows

    O método que usarei consiste em utilizar a ferramenta Hasleo EasyUEFI.

  • Primeiro passo

Abra o Hasleo EasyUEFI. Você se deparará com esta tela:

Clique em “Manage EFI Boot Option”.

  • Segundo passo

Aqui, você encontrará listadas todas as opções de boot. Selecione nas indesejadas e então clique no botão com um círculo vermelho e um “-” dentro.

Linux

    Para a maioria das distros Linux, conheço um utilitário por linha de comando chamado efibootmgr. Deve ser instalado à parte em sua distro.

  • Primeiro passo

Inicie o efibootmgr a partir de uma linha de comando logado como root. O programa mostrará todas as entradas UEFI presentes em seu computador.

image

  • Segundo passo

Identifique o número de sua entrada UEFI desejada (a que você quer remover). No exemplo acima, iremos remover a entrada do CentOS, cujo número é 0.

  • Terceiro passo

Remova a entrada desejada com um efibootmgr -b (número da entrada) -B. A flag -b informa ao programa a entrada desejada, e a flag -B apaga a entrada definida pelo -b.

image

Agora, é só repetir isto consecutivamente para deletar todas as opções desejadas.


    E assim, seu menu de boot da BIOS foi limpo. Lembre-se de apagar APENAS as entradas que não levam a nenhum sistema operacional. Não me responsabilizo por mau uso do tutorial ou danos causados em seu computador.

Caso tenham gostado do tutorial, me deem um feedback! Assim eu posso melhorar meus tópicos e contribuir mais para a comunidade :grin:

21 curtidas

Não seria mais fácil entrar na BIOS e apagá-las?
Pelo menos nas máquinas Dell isso é possível.

1 curtida

Na minha, ao entrar na aba “boot” nas configurações da BIOS e selecionar a opção “apagar entradas”, ele diz que “Não existem entradas de boot deletáveis”.

Esta é uma imagem da BIOS da Dell. Você pode alterar a sequência de boot ou apagar as entradas existentes individualmente. Pode até criar outras, se souber os comandos e localização.

1 curtida

A minha é completamente diferente. Ela funciona como as antigas utilitárias Phoenix BIOS, porém trabalha com UEFI.

Mas será que não aparecem as entradas aí porque você já as apagou?

1 curtida

Não entendi sua questão. A foto mostra que o menu de boot já está limpo. Antes contava com várias distribuições que eu já removi do SSD. A instalação de um SO em modo UEFI cria uma entrada ali, mas ela não some junto com o mesmo.

Sim, eu entendi.
O que argumento é: na última foto que você postou, as entradas já haviam sido apagadas, correto? não seria por isso que aparece a mensagem “Não existem entradas de boot deletáveis”?
Você checou esta tela ANTES de apagar as entradas pelos programas/comandos que mostrou no primeiro post?
Essa é a minha dúvida, sacou?

Errado. Eu tentei as deletar quando ainda estavam ali, antes de procurar como realizar este procedimento. Enquanto ainda estavam TODAS as entradas ali, eu tentei deletá-las, sem sucesso.

Entendi. Então essa BIOS não dá suporte a isso mesmo.

Obrigado pela dica. ─ Será muito útil, dentro de alguns meses.

Até agora, eu me limitei a (sempre) re-colocar o Grub do openSUSE no topo das prioridades de Boot. ─ Ainda não precisei eliminar nenhum Grub no UEFI-Bios, pois até hoje não eliminei nenhuma das distros instaladas. ─ Por enquanto, o único “incômodo” é quando alguma atualização joga o Grub de outra distro para o topo.

Me ajuda ae cara tô querendo remover uma entrada ABSOLETA DO LINUX KUBUNTU que instalei recentemente e não gostei…

Não sei como remover pelo terminal kkk nmrl da uma força ae quero baixar uma nova distro

2 curtidas

Digite no terminal:
sudo efibootmgr
coloque sua senha e nos mostre o resultado :slight_smile:

2 curtidas

Acho que não ficou claro vou tentar explicar aquu de uma forma clara oq ta acontecendo.

Decidi fazer um dual boot entre o Windows 11 e o Linux Kubuntu. Ha um tempo atrás mas acabei n me adaptando e fiquei so com o Windows 11. Quando tirei o Linux da meu notebook percebi que na Bios continua uma Entrada escrita:Ubuntu que n leva a lugar nenhum sem sistema…

1 curtida

1 curtida

Já que estás com um Windows em funcionamento (foi o que entendi, salve engano), podes seguir a primeira parte do tutorial:


  • Primeiro passo

Instale e abra o Hasleo EasyUEFI (faça o download aqui). Você se deparará com esta tela (imagem abaixo). Clique em “Manage EFI Boot Option”.
image

  • Segundo passo

Aqui, você encontrará listadas todas as opções de boot. Selecione nas indesejadas e então clique no botão com um círculo vermelho e um “-” dentro (o ícone é o terceiro de cima para baixo). Caso apareça uma caixa de confirmação, afirme que quer remover a entrada.

image

4 curtidas