Preciso de ajuda para desinstalar o Ubuntu de um dual boot com Windows 10

Boa tarde!
Alguns meses atrás eu decidi me aventurar pelo mundo Linux, mas como não queria me desfazer do Windows optei por fazer um dual boot no meu notebook. O tempo passou e eu acabei não me adaptando tão bem ao Ubuntu. Procurei pela internet maneiras de remover o mesmo da minha máquina, porém pela minha falta de experiência na área eu acabei tendo problemas com o grub após excluir as partições do Linux. Reinstalei o Ubuntu e os problemas com o grub cessaram, porém eu realmente gostaria de remover ambos da minha máquina e voltar a ter apenas o windows.

-O Windows está instalado no SSD.
-O Ubuntu está instalado no HD.

ps: me perdoem caso essa dúvida seja algo “básico”, mas eu realmente não me sinto seguro sobre como resolver isso sozinho. Grato pela atenção.

1 curtida
1 curtida

Bem-vindo! O fórum é para todos, e nele cabem questões “básicas” também.

Sabe nos informar se seu computador opera em UEFI ou está em Legacy?

Em meu notebook, sob UEFI, basta eu apagar as partições que criei para a distro de Linux. Reiniciando em seguida, a máquina já carrega o Windows.

Boa noite Sergio.
Meu notebook opera em UEFI.
Anteriormente eu havia formatado as partições do Linux utilizando um pendrive com Ubuntu, porém após reiniciar a máquina o Windows não era capaz de inicializar e eu recebia um erro do grub em tela.

1 curtida

No tutorial a qual informei, tem exatamente o passo necessário para evitar/corrigir isto na etapa 2 Corrigir o carregador de inicialização do Windows.

1 curtida

Dá uma lida. Não basta deletar as partições, precisa tirar a entrada no boot/EFI (ou colocar a do Windows como primeira na BIOS/Firmware)

2 curtidas

Atenção ao editar as entradas uefi.

Cuidado para não deletar a entrada errada

2 curtidas

Seguindo o tutorial que você informou, eu criei uma unidade de restauração no meu pendrive.
Amanhã eu pretendo excluir as partições do Linux pelo gerenciador de disco do Windows e posteriormente reiniciar a máquina com o pendrive.

ps: espero que dê tudo certo, atualizarei o post assim que possível.

Tenho um computador que. apesar de ser de 2011, ainda funciona no esquema BIOS. Os procedimentos desse tutorial são os que usei quando precisei remover a distro de Linux.

Nas minhas máquinas com UEFI eu apago as partições e o Windows passa a entrar direto na inicialização, sem problemas. Deve ser porque crio partição “efi/boot” específica para o Linux. Sempre instalo a distro definindo as partições eu mesmo, e não sei se pelo modo automático o instalador põe os arquivos de inicialização na “efi/boot” do Windows.

1 curtida

Acabei de excluir a partição onde estava o Ubuntu.

image

Ao tentar estender o volume recebi esse erro.

Estarei reiniciando o PC com o pendrive em instantes.

Bootei pelo pendrive e executei o comando bootrec.exe /fixmbr como sugerido no tutorial.

Sem sucesso. Alguma sugestão?

Olhou na BIOS pra ver se está em legacy ou UEFI? Manda aqui uma foto da aba Boot da tua BIOS

Você está tentando acrescentarnão alocado com testpart?
Não vai funcionar.

O espaço livre tem que ficar a direita

No caso é a primeira partição partição com a segunda

Eu dei uma procurada nessas abas e não vi nada falando sobre legacy. Ontem quando vi as informações do sistema por dentro do próprio windows estava constando como UEFI.

Eu deveria tentar bootar por outro lugar além do pendrive de restauração?

Pelo próprio Windows Boot Manager não funciona?

1 curtida

Pior que não, ele simplesmente ignora o Windows boot manager e passa para a opção abaixo.

Tô achando que o erro aí é que vc não tem mais um bootloader, só a entrada dele na BIOS…

Use o pendrive do Windows para reinstalar o bootloader em instalação UEFI.

Porém, posso estar enganado, mas não existe uma partição boot/EFI em FAT32 nessa unidade de 120 GB. Há uma de 522 MB no disco de 120 GB e uma de 512 MB no disco de 1 TB mas não consigo ver se alguma delas é em FAT32.

Pelo que li ali, tenta dar boot com o pendrive de Windows. Logo de cara aparece uma opção de “reparar o sistema”. Veja se isso já dá jeito.

Como anda dando dor de cabeça e teus dados parecem estar no disco de 1 TB, pode ser mais simples apenas formatar o disco de 120 GB e reinstalar o Windows…

Tentei reparar utilizando o pendrive, porém sem sucesso.

Os arquivos que eu tenho no computador não são importantes, já estava planejando formatar o windows depois de remover o Ubuntu.
Alguma sugestão do que fazer em seguida?