A história da Internet #14: Clicou, Baixou, Instalou. 📥 🇧🇷

Baixaki: A História e a Relevância de um dos Maiores Portais de Downloads do Brasil :laptop::globe_with_meridians:

Julho de 2025

No universo da internet brasileira, poucos nomes são tão reconhecidos quanto o Baixaki. :rocket: Criado no início dos anos 2000, o site se consolidou como uma das maiores plataformas de download de softwares, apps e conteúdos digitais do país. Mais do que um repositório de arquivos, o Baixaki virou referência para quem busca ferramentas úteis, jogos, tutoriais e análises de forma prática, segura e em português. :brazil::locked:

Origens e Ascensão :chart_increasing::mantelpiece_clock:

O Baixaki surgiu em 2000, como parte do grupo curitibano NZN (No Zebra Network), também responsável por portais como o Tecmundo e o Mega Curioso. :brain::light_bulb:

Numa época em que a internet no Brasil ainda dava seus primeiros passos :hatching_chick:, o site foi pioneiro ao oferecer um lugar confiável para baixar:

:inbox_tray: Navegadores
:inbox_tray: Antivírus
:inbox_tray: Mensageiros instantâneos (alô, MSN! :sweat_smile:)
:inbox_tray: Conversores e editores diversos

Durante os tempos de ouro do Windows XP e Windows 7, o Baixaki estava sempre entre os sites mais acessados do país. :trophy::brazil:

Conteúdo e Credibilidade :face_with_monocle::white_check_mark:

O diferencial do Baixaki? Confiança e clareza.

:small_blue_diamond: Cada programa vinha com descrição completa
:small_blue_diamond: Imagens e prints explicativos :framed_picture:
:small_blue_diamond: Avaliações técnicas
:small_blue_diamond: Download seguro, direto dos servidores oficiais :locked_with_key:

Em uma era cheia de vírus, malwares e instaladores falsos, isso fazia toda a diferença. :warning::bug:

Com o tempo, o site também passou a oferecer:
:books: Tutoriais práticos
:bar_chart: Comparativos entre programas
:movie_camera: Vídeos explicativos

Tudo para educar e empoderar os usuários. :woman_teacher::technologist:

Adaptação e Modernização :mobile_phone_with_arrow::compass:

Com o crescimento dos smartphones e das lojas de aplicativos como a Google Play e App Store, o Baixaki se reinventou. :counterclockwise_arrows_button::mobile_phone:

Hoje, o portal inclui:

:pushpin: Apps para Android e iOS
:pushpin: Jogos mobile :video_game:
:pushpin: Dicas e análises de apps modernos
:pushpin: Notícias do mundo tech :globe_showing_europe_africa:

Apesar da mudança de comportamento dos usuários (que hoje instalam menos programas no PC), o Baixaki se manteve atual e útil. :wrench:

Legado e Impacto :sports_medal::desktop_computer:

Para muitos brasileiros, o Baixaki foi o primeiro contato com o mundo digital. :globe_with_meridians::heart:

:pushpin: Estudantes baixavam editores gratuitos :bookmark_tabs:
:pushpin: Gamers encontravam emuladores e demos :video_game:
:pushpin: Profissionais buscavam ferramentas para o dia a dia :briefcase:

Mesmo que hoje existam novas formas de instalar programas e apps, o Baixaki continua sendo um marco da internet brasileira. :classical_building::brazil:

Você sabia? :thinking::light_bulb:

:small_blue_diamond: O Baixaki já foi o site de tecnologia mais acessado do Brasil por vários anos consecutivos. :trophy:
:small_blue_diamond: O nome “Baixaki” é uma forma informal de dizer “faça o download” no bom e velho português brasileiro. :brazil:
:small_blue_diamond: O site ainda está no ar e continua trazendo conteúdo tech atualizado. :mobile_phone_with_arrow::sparkles:

Conclusão :receipt::sparkles:

O Baixaki não foi apenas um site de downloads — foi um capítulo importante da história digital brasileira. :desktop_computer::brazil:

Num tempo em que navegar na internet era mais lento, complicado e arriscado, ele trouxe praticidade, segurança e informação para milhões de pessoas.

Mesmo com as mudanças tecnológicas e a popularização dos smartphones, o legado do Baixaki segue vivo, lembrado com carinho por quem cresceu baixando programas para turbinar o computador. :floppy_disk::laptop:

E agora queremos ouvir você! :speaking_head::speech_balloon:

:backhand_index_pointing_right: Você usava o Baixaki?
:backhand_index_pointing_right: Qual foi o primeiro programa que você baixou por lá?
:backhand_index_pointing_right: Tem alguma história engraçada ou nostálgica envolvendo o site?

Compartilhe sua experiência aqui nos comentários! :backhand_index_pointing_down:
Sua memória pode inspirar (ou divertir) outros leitores! :grinning_face_with_smiling_eyes::joystick::open_file_folder:

Veja também:

A história da Internet #12: A Democratização do acesso à internet

A história da Internet #11: “GeoCities made in Brazil”

A História da Internet #10 - “Música Popular”

A história da Internet #9: “OI! Tc de onde”?

A história da Internet #8: “Pioneirismo Nacional” :brazil:

A história da Internet #7: “Em busca do tesouro” pirate_flag

A história da Internet #6: “A “Internet” Antes da Internet”

A história da Internet #5: “Batalha Naval”

A história da Internet #4: “Por uma Web mais dinâmica”

A História da Internet #3 - As “Cidades Virtuais” :building_construction:

A História da Internet #2 - “Les Horribles Cernettes” Conheça a primeira imagem publicada na web

A História da Internet #1 - Archie: O primeiro buscador da internet

2 curtidas

Quando as lan houses abriram as portas na minha cidade, eu logo quis saber mexer em pc e o baixaki foi essencial para minha formação como o sobrinho que sabe mexer no computador.

O computador do caixa da lan house tinha mais programas do que os computadores dos clientes e eu tinha muita curiosidade em saber como gravar um cd de música, mas o funcionário da lan house não queria me ensinar, no baixaki eu aprendi a fazer download do ashampoo burning studio e finalmente consegui gravar meu cd com músicas do black eyed peas, fazer o download chrome (os computadores para clients só tinha o ie6), como instalar temas no firefox, aprendi que existia cd-rw e dvd-rw então eu conseguia apagar o cd de música e colocar outras novas.

Eu era visto como o imbecil que ficava lendo umas besteiras em vez de gastar meu tempo no orkut, msn e cs 1.6, mas, na verdade, eu tava mesmo era aprendendo muita coisa de tecnologia, obrigado ao meu eu do passado por ter ido por esse caminho, obrigado baixaki pelos artigos criados, hoje todos que me zoaram possuem dificuldade em interpretação de texto, não sabem salvar o documento do word em pdf e estão viciados em dopamina rápida do instagram :raising_hands:

3 curtidas

@FruTTare muito bom o seu depoimento. Baixaki é uma das caras da Internet dos anos 2000 para mim. Parece que foi “ontem”.

Usei muito o baixaqui. Nem sabia que ainda existia.

1 curtida

Só esqueceu do que causou a derrocada do site, que foi introduzir os instaladores próprios que gerou o lendário meme do Hao123 e Baidu no Brasil

2 curtidas