Pendrive bootável com Deepin não inicia

Então galera, é o seguinte:
Fui no site do Deepin para baixar o Deepin 15.10.1, selecionei o repositório do Source Forge (copiei o link para baixar com o comando wget -c “link da ISO” porque minha internet não é muito rápida, assim posso parar o download e continuar depois de onde parei :sweat_smile: )

Ok, depois de baixado eu fiz o pendrive bootável com o Etcher e reiniciei o notebook, fui na BIOS e coloquei para iniciar com o pendrive, porém… Ele não iniciou, apenas ficou com a luz piscando (indicando que tava em uso) e depois parou e a tela ficou preta com apenas um " _ " escrito, esperei por um tempinho e nada de iniciar.
Fiz novamente o pendrive bootável, dessa vez pelo terminal (pois poderia ser “culpa” do Etcher), reiniciei a máquina e deu no mesmo :rage: :sob:

Depois disso fui testar a ISO no Virtual Box, pois poderia estar corrompida, então fiz a máquina virtual e iniciei, ao selecionar “Install Deepin” no menu de boot, uma tela com vários rabiscos apareceu:

Então reiniciei a máquina virtual e selecionei “Deepin failsafe” no menu de boot e iniciou de boas :face_with_raised_eyebrow:

Logo pensei: “A ISO pode estar corrompida” :thinking: , daí baixei de novo, mas dessa vez de um repositório do Deepin aqui no Brasil (novamente com o comando wget -c “link da iso”, mas dessa vez sem parar o download, deixei baixar direto (demorou a tarde toda :cry:))

Fiz novamente o pendrive bootável com a nova ISO, reiniciei o notebook e… o mesmo problema de novo
Pensei: “o pendrive deve estar com problema :thinking:
Como não tenho outro pendrive disponível, fiz novamente o pendrive bootável pelo terminal com uma iso do Linux Mint e ele iniciou de boas, sem problema algum, então o pendrive está “Ok”

Beleza, lá fui testar essa nova ISO no Virtual Box e ao selecionar Install Deepin aparece novamente aquele bug, mas ao selecionar Deepin failsafe inicia de boas :face_with_raised_eyebrow:

Me questionei se a ISO estaria novamente corrompida :thinking:, porém dessa vez resolvi testar no Gnome Boxes, pois poderia ser algum erro do Virtual Box, e… Bingo! no Gnome Boxes a ISO inicia de boas seja ao selecionar Install Deepin ou Deepin Failsafe, então a ISO está “Ok” (penso eu)

Uma coisa que eu achei “curioso” é que ao fazer o pendrive bootável do Deepin, é criado duas partições no pendrive, o que não acontece com outras distros que eu já fiz pendrive bootável.

Seria esse o problema? Na primeira partição contém as pastas Boot, efi e live, e na segunda partição contém essas e outras pastas.

Como eu já estava sem ideia do que poderia ser, eu tentei:
1 - Excluir essas pastas da partição, porém o pendrive bootável não inicia assim (nem chega a ser reconhecido)
2 - Mover essas pastas para a partição, mas não é possível fazer isso (seja como root ou usuário normal)
3 - Extrair a ISO e mover para o pendrive. O pendrive bootável foi reconhecido, porém aconteceu o mesmo erro (tela preta e apenas " _ " escrito)

Eu já não tenho mais idéia do que pode ser :confused:

:warning: :warning: Informações que possam ser úteis :warning: :warning:

Secure Boot: Desativado
Fast Boot: Desativado
BIOS: UEFI

Então galera, o que vocês me recomendam fazer? :thinking: :slight_smile:

1 curtida

Confira se o MD5 está ok. Já eliminamos a suspeita de .iso corrompida.

É estranho esse negócio de partições (até fui olhar no pendrive aqui) - e não procede! Há chances do Etcher estar te boicotando. Tente optar por outro app.

Se não der certo, baixa a .iso 15.9 (ela é do canal Panda… Que irá atualizar para a 15.10.1 Panda). Essa .iso que vc baixou é o 15.10.1 Lion (a nova versão - que pode apresentar mal funcionamento - do Deepin com Debian Estável).

2 curtidas

Vou verificar :slight_smile:

Eu fiz o pendrive bootável tanto pelo Etcher quanto pelo terminal e fica duas partições: :face_with_raised_eyebrow: :thinking:

Vou tentar essa versão.

É estranho. Eu criei pelo próprio Boot Maker do Deepin.

image

1 curtida

Está correto (eu acho :sweat_smile:):

md5conf1

md5conf2

1 curtida

Cara, depois da uma olhada em um vídeo do Dio em que ele ensina a formatar um pen-drive que foi criado pelo Eitcher. Eu tive algo parecido com isso mas com a Iso do Ubuntu, anteriormente estava no pen-drive a iso bootavel e funcional do Deepin e precisei criar um com Ubuntu e fiz por três vezes o pen-drive bootavel e todos travavam na inicialização e nada do sistema começar com a tela de boas vindas… Sei que acabei pegando outro pc com Linux Mint e usei o gparted. Formatei ele para uma partição não-alocada e ai depois formatei para um formato fat32 e por fim refiz o processo de criar novo pen-drive bootavel com Ubuntu e deu certo. Instalei o Ubuntu com sucesso após esse trabalho de tentativa e erro…

Eu já havia tentado excluir as partições e não consegui, também havia tentado formatar pelo meio normal (usando ferramentas básicas do Mint) e nada. Por fim, antes de formatar para não-alocada eu havia formatado para partição tipo ms-dos e assim o gparted reconheceu e habilitou os formatos de particionamento do pendrive…

2 curtidas

Eu sempre formatei o pendrive dessa forma, criando primeiro uma tabela de partição msdos e depois criando uma partição FAT32, porém dessa vez eu não formatei dessa forma, apenas fiz o pendrive bootável sobrescrevendo o Linux Mint que estava nele, talvez seja esse o motivo de ter dado esse erro :thinking:
Vou seguir o que você disse de primeiro criar uma partição não alocada pra depois criar uma partição FAT32, talvez assim dê certo :slight_smile:

1 curtida

Criei uma tabela de partição msdos, deixei não alocado, e criei uma partição FAT32, depois fiz o pendrive bootável pelo terminal, e deu no mesmo, duas partições:

deepinbug1

Com o comando fdisk -l aparece essas informações:

deepinbug2

No Gparted aparece o seguinte:

Acontece o mesmo erro ao tentar o boot :confused:

Será que o Pendrive não esta corrompido? Talvez desplugar o pendrive e desligar o computador e plugar novamente o USB resolva, mas pode tentar rodar o seguinte comando:

sudo fsck /dev/sdb

Se ele encontrar algum erro ele vai perguntar se vai querer reparar…

1 curtida

Ok, vou verificar :slight_smile:

1 curtida

Então, fiz o que você disse, o resultado é esse:

testependrive

O pendrive antes estava formatado em outro sistema de arquivos? Recomendo criar uma nova tabela de partição MSDOS e tentar criar o pendrive bootável direto pelo etcher

1 curtida

Anteriormente ele estava formatado em FAT32 com tabela de partição gpt, e antes disso em tabela de partição msdos. (eu tava testando para ver se dava certo alguma dessas combinações), mas quando eu testei esse comando tava em FAT32 e tabela de partição msdos

Vou tentar de novo :slight_smile:

1 curtida

Fiz com o pendrive das tentativas anteriores e também não deu certo :confused:

Tentei com um pendrive novo e deu no mesmo, duas partições no pendrive e nada do Deepin iniciar
Fiz isso tanto com o Deepin 15.10.1 quanto com o Deepin 15.9, sempre aconteceu a mesma coisa :cry:

Aí, será que o fato de eu baixar a ISO com o comando wget -c tem alguma influência nesse erro? :thinking: (acredito que não)

Não tenho certeza mas sempre prefiro baixar via torrent para evitar qualquer dor de cabeça?
Se puder teste a ISO no VirtualBox…

1 curtida

Eu também prefiro torrent, mas o Deepin não tem torrent oficial (pelo menos no site não). :confused:

Testei as duas ISOs no Virtual Box e Gnome Boxes. O Deepin 15.9 funciona nos dois softwares, mas o Deepin 15.10.1 funciona corretamente apenas no Gnome Boxes…

1 curtida

Vou instalar o Deepin no Virtual Box e fazer o pendrive bootável por ele, quem sabe assim funcione :sweat_smile:

1 curtida

Desisto :sweat_smile: :sweat: :confused:

Já pensou na possibilidade de utilizar outro software para criar o pendrive? dd, fedora media writer, disks, às vezes é um problema no software ao invés do pendrive e você fica se matando sem necessidade, nunca usei esse tal de etcher, usei unetbootin fazem alguns anos, mas depois de alguns problemas acabei optando pelo fedora media writer Linux/Win, e distros Linux somente via dd.
Somente lembrando que ambos os métodos são destrutivos, seu pendrive será redimensionado exatamente para o tamanho da imagem ISO, sem preservar arquivos.

sudo dd if=minha_imagem.iso of=/dev/sdX bs=8192

Onde minha_imagem é seu arquivo.iso e sdX é seu dispositivo onde X=a/b/c e por aí vai, no caso da imagem abaixo Debian Live Testing Gnome.


Note que mesmo o gparted mostrando o tamanho real do pendrive, ele está dimensionado para o tamanho da imagem iso.

2 curtidas

Fiz o pendrive bootável tanto no Etcher, quanto pelo terminal com o dd, além do software que já vem por padrão no Mint.
Vou tentar esses outros dois que você mencionou :slight_smile: