[Dica] O que você precisa saber sobre a loja de aplicativos do Linux Mint (Mint Install)

Instalar aplicativos no linux é mais fácil do que se parece, principalmente por meio das lojas de programas, facilitando ainda mais pra quem está iniciando no mundo linux e não curte usar o terminal.
Assim como a Play Store, App Store e Microsoft Store, a loja de aplicativos do Linux Mint (Mint Install) é muito simples de se utilizar.
Se você ainda não conhece ou não sabe muito bem como utilizá-la, leia esse post para entender um pouco sobre a mesma. :slight_smile:

Essa é a loja do Linux Mint, muito simples e funcional:

Agora veja com os campos destacados, cada um tem seu propósito, veja o que é cada um deles:

1 – Banner de “propaganda” de um programa, cada vez que você abre a loja do Linux Mint, um novo programa é apresentado.

2 – Programas escolhidos pelo pessoal que desenvolve a loja. Os programas escolhidos variam a cada vez que você abre a mesma.

3 – Categorias:

Acessórios, Ciência e Educação, Desenvolvimento, Escritório, Ferramentas do sistema, Fontes, Gráficos, Internet, Jogos, Multimídia, Escolha dos Editores, Flatpak (uma forma de empacotamento universal de programas)

3.1 – Algumas categorias também tem outras dentro delas, melhorando a organização. Veja o exemplo da categoria Gráficos:

4 – Esse é o campo de pesquisa, onde você pode pesquisar pelos aplicativos
4.1 – Para pesquisar, clique no campo de pesquisa, escreva o nome do aplicativo e espere a loja procurar pelo programa pesquisado

4.2 – Depois de encontrado, basta clicar no mesmo para ver mais informações

5 – Nesse menu estão presentes algumas opções, por exemplo:
5.1 – Mostrar aplicativos instalados - Onde é listado tudo o que você instalou

5.2 – Algumas opções de pesquisa

5.3 – Atualizar lista de pacotes - Que o nome já diz tudo, atualiza a lista de programas/pacotes

5.4 – Sobre - Onde é mostrado as informações da loja do Linux Mint

1

Instalação de programas:

Para instalar um programa, basta clicar em “Instalar“. Quando tiver dependências, será mostrado, basta confirmar para continuar

Uma janela de autenticação irá aparecer, coloque sua senha e confirme

autenticar

Espere o download terminar e pronto, já estará instalado.

Desinstalando um programa

Para desinstalar, clique em “Remover”, digite sua senha e confirme (caso necessário), e assim o programa será desinstalado.

Bom, é isso. Espero que tenha sido útil para você, obrigado pela sua atenção :slight_smile: :v:

8 curtidas

Muito bom.
Apesar de eu não utilizar aplicativos de pacotes. É muito útil para quem está começando ou não.

2 curtidas

ótimo post, muito obrigado pela contribuição

2 curtidas

Boa @Lee, parabéns meu caro!

2 curtidas

:slightly_smiling_face: :v:

2 curtidas

@Lee, vendo essa sua dica, me gerou uma dúvida/curiosidade!

Considerando distros baseadas em Debian/Ubuntu, seria possível instalar por exemplo a loja do Mint no KDE Neon, conseguiria instalar e receber atualizações de programas normalmente? :thinking:
A pergunta acima também vale para a loja do Deepin que é muito elogiada!

Pude notar que você testa bastante distros, em sua opinião, das que você testou, qual possui a melhor loja?

1 curtida

Me intrometendo na conversa, existe uma forma de instalar a loja do Deepin sim, embora eu nunca tenha tentado (instruções e link do Github)

Uma coisa bacana que muita gente não sabe, é que é possível acessar a loja do Deepin por qualquer navegador, uso bastante para ver se tem algum software que eu queira instalar. Abre até pelo celular:

https://dstore-appstore.deepin.cn/international/index

2 curtidas

Essas distros usam .deb, então teoricamente poderiam utilizar a loja do Mint (se tiverem as dependências corretas), mas se funcionaria tudo corretamente são outros 500 :thinking:

Também não sei

Até agora eu curti mais a loja do Mint.
A App Center do Elementary é legal, mas tem cada bug… A Discover do projeto KDE é legal também. Já a Gnome Software tem algumas coisas legais, mas eu odeio usar ela, pelo mesmo motivo da App Center do Elementary OS: Muitos bugs :confused:

Não cheguei a usar o Deepin e sua loja, pois nunca consegui instalá-lo (problema com pendrive bootável)
Quero testar o Regata OS, me parece que essa distro também tem uma loja interessante :thinking: :slight_smile:

3 curtidas

Teve um notebook que eu tbm não conseguia instalar, quebrei a cabeça por 2 dias e nada, aí eu pensei: já que é rolling release, basta instalar uma versão antiga e atualizar. Não lembro exatamente qual versão baixei (acredito que foi a Deepin 2014 RC) e instalou numa boa, aí foi só atualizar :smile:

Acabou funcionando depois disso, só demorou umas 4 horas para atualizar todo. Pode ser uma alternativa para vc testar :thinking:

1 curtida

Não sabia, muito interessante @thespation!
A loja do Deepin é muito bem organizada e bem trabalhada, eu que não consegui localizar ou realmente não existe um campo de pesquisa na versão web?
Seria top se tivesse jeito de baixar o .deb dos programas pela versão web!

2 curtidas

Minha internet é lenta, então se eu fizesse isso ia demorar muito. Talvez eu chegue a tentar instalar novamente, mas atualmente já existem algumas distros em minha lista para instalar :thinking: :joy:

2 curtidas

Pois é, há essa limitação na versão web. Acredito que seja pq o campo de busca fica diretamente na interface da barra do app:

2 curtidas

Procurei pela barra de pesquisa, pra pesquisar pelo Shutter, na minha opinião o melhor e mais completo programa do gênero, infelizmente foi abandonado pelo desenvolvedor, mas uso até hoje, atende todas as minhas necessidades!

1 curtida

Vai gostar de saber que tem ele na loja

:wink:

2 curtidas

:heart_eyes:

É vou ter que pesquisar como instalá-la em uma outra distro, a primeira impressão foi ótima!

Embora não esteja na última versão:


Mas segundo essa linha do tempo de desenvolvimento o único recurso que não vai ter é a de upload, que não faço uso!
Vi também que tem a opção de você solicitar atualização :top:, vai adiantando ai pra nós e solicita a atualização pra versão 0.94.3! :grin:

2 curtidas

Atualização solicitada :smile:

2 curtidas

Não consegui achar nenhum tutorial atualizado e confiável para instalar a Deepin Store em distros derivadas do Ubuntu! :pensive:

1 curtida

Chegou a seguir os passos do site oficial? Tem o link para o GitHub e as dependências necessários para a instalação: Deepin Store – Deepin Technology Community

Confesso que não tentei instalar em outra distro, por usar diretamente.

2 curtidas

Mas pelo Github, parece que você tem acesso ao código fonte, tendo que compilar o mesmo e isso eu não sei fazer! :sweat_smile:

1 curtida