Como instalar o Prime OS (Android x86) dentro da sua distribuição linux

Se você precisa de usar apps do Android no desktop ou quer só adicionar alguns joguinhos de celular a sua máquina, é desse tutorial que você precisa.
Hoje vou ensinar a como instalar o Prime OS junto com a sua distro linux favorita. :sunglasses:

Baixando o Prime OS
O Prime OS atualmente possui 3 versões, sendo elas:

Os espelhos do androidfilehost são um pouco lentos, então eu recomendo escolher o espelho do Canadá e de preferência, usar um Gerenciador de Downloads.

Instalação do Prime OS

Para começar, precisamos criar um diretório /primeos dentro da nossa pasta raiz (/), você pode fazer isso graficamente , ou no terminal, com o seguinte comando:
tutorial02

Eu particularmente prefiro deixar a minha partição raiz toda só para o sistema, então criei o diretório dentro da minha partição home.
tutorial03

O proximo passo, é abrir a ISO baixada com um gerenciador de arquivos compactados e extrair os arquivos initrd.img , install.img , kernel , ramdisk.img e system.sfs para dentro da pasta primeos que você criou.

Após o procedimento acima, você vai precisar criar mais um diretório, dessa vez, dentro da pasta primeos, chamado data. Você pode fazer graficamente ou com o comando abaixo:
tutorial05

Como eu não criei a pasta primeos dentro da partição raiz, usei o seguinte comando:
tutorial06

Caso você tenha criado a pasta primeos fora da raiz (/) , como eu fiz, vai precisar criar um link simbólico dentro da pasta raiz indicando o local onde a pasta está, no meu caso, o comando usado para criar o link simbólico foi esse:
tutorial07

Agora o ultimo passo, é editar as entradas do GRUB, para que o Prime OS apareça no menu do mesmo, quando o computador iniciar. A maneira mais facil de fazer isso é com o Grub Customizer, No Ubuntu, ele é obtido via PPA e no Arch Linux ele está nos repositórios oficiais. Pesquise sobre a disponibilidade para outras distros.

Após baixar o Grub Customizer, abra o programa, e clique em novo (se caso o seu menu tiver apenas icones, é o primeiro item a direita do icone com papel e lápis, vulgo botão editar).

Em Nome, escreva Prime OS; em Tipo, selecione Outro, e na Ordem de boot, copie e cole o seguinte comando:

insmod part_gpt
search --file --no-floppy --set=root /primeos/system.sfs
linux /primeos/kernel root=/dev/ram0 androidboot.selinux=permissive buildvariant=userdebug SRC=/primeos
initrd /primeos/initrd.img

Ficando no final assim:

Clique em OK, depois em Salvar, e feche o Grub Customizer.

Logo após isso, é só reiniciar o computador, entrar no GRUB (caso o grub não apareça por padrão, segure Shift após a tela de boot do seu PC) ; e selecionar o Prime OS
Ele vai bootar no seu novo sistema , é só usar e aproveitar.

Seguem algumas screenshots dele:

Se você conseguiu instalar por esse tutorial, peço por favor que dê seu feedback aqui, é importante.
Também estarei disponível para responder algumas duvidas ,caso tenham alguma.
Esse é o primeiro tuto que eu faço, então se alguma coisa parecer sem nexo, peço que perdoem e deem dicas de como melhorar.
Muito obrigado e até a próxima, pessoal!

52 curtidas

Da pra mudar a exibição para um monitor externo? O meu notebook tem a tela quebrada.

2 curtidas

Por padrão o PrimeOS espelha a imagem do monitor principal para os outros conectados
caso o monitor que você vai usar, não tenha uma resolução igual ou maior a da tela principal, o video provavelmente vai ficar cortado, então você terá que fazer alguns ajustes dentro do Prime OS

Primeiro você vai ter que ativar o acesso root no Prime OS
Vá em configurações->Prime OS Settings->root acess , clique nele e selecione Apps and ADB

após isso, você vai baixar um aplicativo na playstore, o Screen Shift

Abra o aplicativo, e confirme o acesso root
depois isso, coloque a resolução do seu monitor e não esqueça de ligar as opções “Screen Shift” e “Resolution”

salve e reinicie o Prime OS, vai voltar na resolução correta

Testei aqui na minha tv com o VGA e funcionou perfeitamente
não sei como vai se comportar com outros tipos de cabo ou monitor
mas deve funcionar

9 curtidas

Eu nunca entendi pq até hj não conseguiram colocar algum sistema para rodar dentro do Linux. Estão tentando fazer de uma forma mais elegante, mas uma gambiarra atenderia bastante.
Poderia fazer um sistema android que poderia ser acessado por CHROOT. Quem saber até ao contrário, poder acessar apps Linux por CHROOT no Prime OS (ou adicionar as bibliotecas para rodar APPs linux).
Há um bom tempo atras eu quis instalar um jogo que era de 32bits no sistema Linux 64. O jogo por algum motivo reconhecia que o sistema era 64 bits e não deixava seguir com a instalação (mesmo com as bibliotecas 32 instaladas). Na época eu queria aprender usar umas funcionalidades do CHROOT e aproveitei a ocasião. Instalei um sistema 32bits ao lado e instalei o jogo, tudo bonitinho. Depois eu entrava no sistema 64 e por CHROOT eu rodava o jogo no Linux 32Bits que estava instalado.
Sem falar que na época tinha uns tutoriais de instalação do PSX2 tudo por CHROOT nos sistemas 64, de forma bem mais elegante do que a que fiz.
Poderia der saído uma forma de utilizar os apps android de um sistema instalado completamente por CHROOT, até que se saísse uma forma mais elegante de rodar os aplicativos. Vi uma reportagem que até a Microssoft estava pensando em dar suporte para APPs android rodarem no Windows. Vai acabar o Windows tendo essa possibilidade de usar antes do Linux.

6 curtidas

a resposta dá existe, se chama conteiner, o chromeOS começou a usar, e o windows tá testando
Não vi nenhuma distribuição ou desenvolvedor se manifestar sobre, falta de interesse talvez?

4 curtidas

Poderia ser até de forma comercial, seja pagando para ter o sistema ou criando uma nova loja para os APPS.

3 curtidas

Sabe se as GPUS funciona no Prime OS? Ou funciona tudo apenas pelos processadores?

3 curtidas

É melhor que Chrome OS essa solução?

3 curtidas

não tenho uma GPU dedicada pra testar, porem, baseado na minha experiencia com outros sistemas Android x86, acredito que ele só utilize gpus integradas

2 curtidas

Ainda não tive a oportunidade de testar o Chrome OS,porém acredito que seja inferior pelo fato de a desenvolvedora oficial do Android, a Google, também ser a desenvolvedora do Chrome OS

2 curtidas

Baixando pra testar no meu netbook: atom n280 com 2gb ddr2

atualização
Baixei o classic e troquei o insmod para ext2(afinal eu uso 32-bits ainda) e o boot ficou congelado no cursor.

2 curtidas

volta pro ext4, sistema de arquivos não interfere na arquitetura

Ao ligar o Primeiro os vai ter que configurar tudo novamente ou fica tudo salvo??

2 curtidas

fica tudo salvo, esquenta n

1 curtida

Muito bom! Nunca imaginei que dava pra fazer algo desse tipo!
No android x86 puro,se você tiver uma distro linux ou windows (ou os dois) instalados com dual boot elas aparece automaticamente na grub.

2 curtidas

queria usar no virtualbox mas o desempenho fica horrivel

3 curtidas

Verdade,eu tenho o WSL no meu windows com a interface xfce,quero ver se consigo instalar o prime os dentro dele,pois não trava nada comparado ao virtualbox

2 curtidas

não sei o que esta acontecendo, mas inicio o primeOS e quando eu tento abrir alguma coisa, o sistema trava, saberia me dizer qual o motivo?

1 curtida

Descobri o motivo, mas agora queria ajuda para solucinar,

Estava travando por causa da minha placa de video nvidia gtx 550 ti

alguem saberia uma forma de contorna esse problema

1 curtida

mano, eu não tenho gpu nvidia pra testar, mas como eu confio mais no pessoal do XDA do que nas pessoas da minha família, te recomendo testar isso aq:
https://forum.xda-developers.com/remix/remix-os/tip-guide-make-nvidia-gpu-reposted-t3328350/post65643550#post65643550
a parte de editar as flags pode ser feita no grub customizer mesmo

3 curtidas