Como instalar o Prime OS (Android x86) dentro da sua distribuição linux

huahuhauhaha

Vlw @jeffinshadow irei testar sim, obrigado amigo :smiley:

2 curtidas

Cara, eu ia faz r um tutorial da mesma coisa e com o mesmo método, só que vi que você explicou MUITO melhor do que eu iria explicar.

Só um detalhe, eu baixei a iso Standart e extrai mas por algum motivo está minha ISO não tinha o arquivo system.sfs, então eu deixei o esquema no grub apenas com as 2 linhas principais e o sistema funcionou como uma luva.

Seu teclado funcionou como abnt2?
O meu aqui só funcionou após eu baixar um pacote que é tipo um driver pois mesmo configurando certinho o teclado não ficava como abnt2.
Este pacote é mais fácil encontrar no Aptoide.

É o pacote RS Layout de Teclados Físicos

4 curtidas

Cara, agora que abri direito aqui em casa a página, vi os outros comentários e vi o esquema do monitor, isso aí eu não sabia.
Vou salvar seu posto nos meus favoritos e ainda vou fazer um PDF pra mim, hehehe
Depois quando eu tiver mexendo no Linux, vou achar um texto que anotei um aplicativo pra corrigir o som que eu usei no Phoenix OS. Daí é mais informação pra nossa coleção :grin::+1:

Aqui tem área de discussão pra gente que gosta de Android? Se não tem, deveria ter né?

1 curtida

Vou complementar mais uma dica aqui na matéria, o esquema agora é pra quem fica com erro de som, que não funciona. O Esquema eu peguei de um vídeo que ensina a Corrigir falha de som que não funciona no Phoenix OS, mas o mesmo funciona em qualquer sistema baseado no Android pois a estrutura é a mesma.

Resumindo, não precisa fazer nada mirabolante pra corrigir, basta instalar 2 aplicativos (ou 1, tanto faz). O nome do aplicativo é SoundAbout.

Existem 2 pacotes, o SoundAbout Pro Key, ele destrava várias opções de audio e o SoundAbout, que é o que faz a mágica.

Só achei o da chave na Google Play e tem que pagar, então eu instalei tudo pelo Aptoide, que acha os 2 e pra instalar não precisa pagar.
Estes são os links do aplicativo normal e o de destravar as chaves de som:

https://soundabout.br.aptoide.com/
https://soundabout-pro-key.br.aptoide.com/

3 curtidas

Segui esse tutorial com a ISO do Prime OS Standard e bem… quando o sistema inicia, ele fica TODO distorcido. A interface parece um monte de triângulo branco quebrado, igual a um jogo de PS1 que está passando por um exorcismo. Vejo que o sistema em si funciona porque ele reage ao mouse e ao apertar do botão Power, mas o que está na tela é incompreensível.

Alguém lidou com isso ou conhece um tópico de que passou?

1 curtida

Qual é a placa de vídeo que você está usando?

1 curtida

Intel UHD 620 integrada + Radeon 520.

1 curtida

Talvez seja pelo fato de ela ser híbrida… Até onde eu sei, algumas distros não se dão bem com placas híbridas e o Android X86 (De onde o Prime OS é baseado) não é uma distro otimizada para vídeos…
Já tentou alguma outra distro baseada em Android?

1 curtida

Eu estranhei porque até agora tive uma excelente experiência em vida de bateria, em compatibilidade e em desempenho com o laptop aqui. Vou antes ver se instalo o Prime OS real no disco.

1 curtida

Descobri o esquema de som das Distros Amdroid.
A placa de som tem que ser HDMI. Eu tava usando no meu computador a placa de som padrão que é um CMI8738. Com ele não funciona o app soundabout no Bliss OS, levando em conta que no Bliss OS o Android é a versão 9 e o soundabout só funciona até o Android 8.1.
No Prime OS o aplicativo funciona perfeitamente.
Peguei o meu Headset que é HDMI, fiz boot com ele espetado no computador e funcionou no Bliss OS de primeira, depois no Prime OS que resetei as configurações e também funcionou de primeira.
Também testei o Prime OS versão Mainline, que é pra PC fraco e é 32 bits e o mesmo pra mim fica congelando, então pra mim não dá pra usar este.
Quanto ao vídeo, eu uso um NVidia GT 710 funciona de boas.

1 curtida

Tenta usar estas opções no parâmetros do seu Kernel do Prime OS:

vga=788 video=LVDS-1:d 
1 curtida

Não funcionou, coloquei isso no final do comando Linux e não adiantou nada.

1 curtida

Você pode tentar mais ou menos isto aqui: Resolução DPI

Qual a finalidade para o seu uso? Jogos?

Alternativamente você pode tentar testar o OpenThos. Se quiser baixar, clique neste link do repositório de Download da Distro, escolha a versão 2.0 que é a versão estável. A versão 8.1 é versão teste instável.
Ele parece ser mais estável e leve, porém não é imagem ISO e sim um IMG, então pra testar você terá que jogar ele em um pendrive. Pelo Linux dá pra usar o comando dd mas é mais fácil usar o Etcher.
Siga este turorial de Como baixar e instalar o Openthos Android OS no PC usando USB inicializável

Ou se preferir um Android “Mais puro” pode tentar o Bliss OS.
Clique aqui Para baixar o Bliss OS versão mais recente com Android 9.

3 curtidas

Ótimo tutorial, já usei esse método seguindo um tutorial por aí para poder rodar o PhoenixOS em um notebook meu para poder jogar no android e poupar bateria no meu celular, com esse PrimeOS eu nunca testei, mas creio que seja tão bom quanto o Phoenix

2 curtidas

Valeu pela recomendação. Inclusive, quando abri a ISO, vi que a estrutura é examatamente a mesma do PrimeOS, e de brincadeira segui esse tutorial… E funcionou.

@jeffinshadow, há mais uma distro de Android que atende a seu tutorial!

Não sei se tem a ver, mas não consigo atualizar o SU nem tirar screenshots, apesar de todo o resto funcionar.

3 curtidas

@scrodinguer o Prime OS é realmente superior, mais fácil usar e mais estável e também não tem aquelas propagandas irritantes que aparecem a cada clique.

1 curtida

@Capezotte, Qual das recomendações está usando? o Bliss OS já é rooteado. Mas dá pra fazer esquema de instalar o Super SU.
É bom você ter o Aptoide e o Apkpure instalado e ter nos favoritos os links do Android file host e Apkmirror para usar alguns APP que são pagos de forma gratis.
Ultimamente to usando bastante o Apkpure, pois dá pra salvar nos favoritos os APP que a gente mais usa.

1 curtida

@jeffinshadow , @Capezotte, Encontrei um método de tentar fazer o esquema deste tutorial para testar o Openthos sem ter que criar pendrive, apenas extraindo o mesmo.

Como já disse antes, o Openthos não é uma ISO e sim um IMG. Mas não é só um IMG, que normalmente seria o mesmo que uma ISO, ele é uma “imagem de disco”, tipo uma cópia binaria de um HD ou pendrive ou partição de máquina virtual. Então se tentar montar o mesmo de modo convencional, dá o seguinte erro:

mount: ~/AndroidOS/imgmount: tipo de sistema de arquivos incorreto, opção inválida, superbloco inválido em /dev/loop12, página de código ou programa auxiliar faltando ou outro erro.

Se verificar o arquivo com o comando file, diz que é uma imagem que contém setor de boot do tipo DOS/MBR:

openthos-2.0.0.190329.img: DOS/MBR boot sector; partition 1 : ID=0xc, active, start-CHS (0x3ff,255,63), end-CHS (0x3ff,255,63), startsector 2048, 3184768 sectors

Pesquisando na internet, achei umas explicações boas, no que o que interessa é o Startsector.
No caso desta verificação, diz que o setor inicial da 1ª partição é 2048, então eu multiplico este valor por 512, pois a gente vai ter que montar a imagem indicando o setor, não partição, uma vez que não dá pra saber que partição que o mesmo usa.
O comando fdisk indica como saber o valor real da partição (Unidade) para poder montar:

Unidades: setor de 1 * 512 = 512 bytes

Tentei usar o parted mas pra mim não funcionou e na pesquisa diz que a melhor maneira de saber o valor do setor para montar é o comando file (versão atual) mesmo.

Fiz um teste e tirei um Screen para mostrar como fazer de forma fácil:

Como pode ver na imagem, verifiquei o valor do setor da IMG e mesclei o comando expr com o comando mount pra não ter que ficar fazendo calculo toda vez:

sudo mount -o loop,offset=$(expr 512 \* 2048) openthos-2.0.0.190329.img imgmount/

Para poder indicar o setor, deve usar o parâmetro offset, como mostra no comando acima.

Agora para testar usando o esquema do tutorial, é só fazer o resto igual. Vou ver se consigo fazer o esquema com esta Distro e caso der certo dou um aviso aqui. Daí é mais um tutorial pro amigo @jeffinshadow criar :wink: :grin: :+1:

5 curtidas

ótimo saber, :slight_smile:, vou instalar novamente para poder jogar no pc meu SW bem pleno, auehuahuehahuehu

2 curtidas

Tentei testar aqui mas usando os parâmetros normais não dá pra fazer o boot, não consegue encontrar o ramdisk.img, fiz até um esquema de editar o initrd.img pra tentar forçar dizer onde está o ramdisk.img mas não deu certo.
Eu instalei no computador veio aqui do trampo pra ver os parâmetros de boot e anotei estes:

quiet loglevel=0 root=/dev/ram0 androidboot.selinux=permissive BOOT_MODE=hdboot RAMSDISK_HD_UUID=94E2-66B3 RAMDISK_IMG=OpenThos/ramdisk.img SYSTEM_HD_UUID==74f9..... DATA_HD_UUID=F209
INITRD=OpenThos/initrd.img

Falta ver como converter para o esquema do PrimeOS. Eu não queria formatar meu HD só pra testar, então é mais conveniente configurar o boot na mão igual o esquema deste Tuto.
Se souber ou alguém souber ou descobrir como fazer iria ser muito bom.

Ou é melhor eu criar outro tópico para não poluir este tutorial?

Uma outra questão, é sobre jogos, não consegui rodar o Ragnarok: Ethernal Love no Prime OS. Ele instala normalmente mas ao iniciar congela, assim que abre a janela. No Bliss OS inicia tudo certinho, até atualiza, mas após logar, o mouse não responde aos cliques dentro do jogo, não dá pra passar do Start Game pois Clico no Start mas nada acontece.
Acham melhor postar este também em outro lugar? Alguém já conseguiu?

1 curtida