Como incluir módulos no i3blocks

Ao usar um ambiente que venha com uma barra mais simples como i3status, muitos preferem mudar para i3blocks, por ter uma maior personalização e ainda manter a simplicidade, pensando nisso, vou passar umas dicas de como incluir módulos.

Como exemplo, vou deixar um print da atual barra em uma VM:

Primeiramente, ante de tentar escrever todos os módulos manualmente, podemos baixa-los, poupando bastante esforço.

Observação: Antes de começar a personalizar é necessário ter em mente que esse teste funcionou com a versão 1.5-1 para cima do i3blocks, ao testar com a versão 1.4-4 (Debian 10) a maioria dos módulos não carregaram.

Com isso em mente, baixe os módulos desse GitHub:

Como baixar os módulos
  1. Acesso o endereço acima;
  2. Clique em Code
  3. Clique em Download ZIP

Onde deixar os arquivos

Descompacte o arquivo baixado, vai notar que vem com 63 ítens, todas essas pastas são módulos que podem ser configurados na i3blocks:

Peguei o hábito de renomear essa pasta para i3blocks e jogar dentro de ~/.config ficando com o caminho completo: ~/.config/i3blocks (guardem essa informação, será necessária mais a frente). Caso queira deixar em outro lugar, tudo tudo bem, mas terá que se lembrar para apontar no config.

Mudar o sistema para ler i3blocks ao invés da i3status

Uma vez baixado e estando dentro da pasta ~/.config/i3blocks precisamos modificar o config do i3 para que enxergue i3blocks e não i3status:

1. Abra o arquivo ~/.config/.i3/config com seu editor de textos preferido (no caso do Manjaro, a pasta do i3 não fica dentro de config, ficando: ~/.i3/config
  2. Edite a linha:
    status_command i3status mudando para status_command i3blocks (será o suficiente para pegar as configurações da pasta que criamos.
  3. Segue exemplo de como está esse trexo da minha configuração:
bar
{
    #position top
    workspace_buttons yes
    separator_symbol ""
	  status_command i3blocks
	  font pango: DejaVu Sans Regular 9
	  colors
	  {
            #                    Border Background Text
		    focused_workspace   #254E80    #254E80    $fgfoc
		    active_workspace    $bg    $bg    $white
		    inactive_workspace  $bg    $bg    $fgnorm
		    urgent_workspace    $bg    $bg    $gray
		    background          #080031
    } i3bar_command i3bar -t
}

Como o módulo funciona

Agora podemos começar a personalizar os módulos, nada mais é que apontar no arquivo config o que queremos exibir na barra.

1. Abra o arquivo ~/.config/i3blocks/config com seu editor de texto favorito e note como cada módulo é configurado:

Como exemplo, vamos observar o módulo cpu_usage:

1. Caso tenha optado por colocar em outro endereço, terá que mudar o caminho para cada módulo.

Acrescentar um novo módulo

Para acrescentar um novo, um que já não esteja no config é bem simples:

1. Entre na pasta que contenha o módulo desejado e abra o arquivo i3blocks.conf;
  2. Note que esse arquivo contem as instruções de inclusão no arquivo ~/.config/i3blocks/config:

Possíveis problemas e como corrigir:

Permissão de execução

Mesmo configurando tudo, não mostra o módulo. Como são arquivos da internet, pode ser necessário dar permissão de execução, tive que fazer isso com quase todos:

image

Dependências

Alguns módulos possuem requisitos que, sem os quais, não exibem a informação.
Vamos usar como exemplo o módulo cpu_usage.

Como saber quais são as dependências?

Essa informação pode ser encontrada no arquivos README.md dentro da pasta do módulo:

Recarregar o i3

Mesmo mudando tudo, não aparece a informação. Tenho que finalizar a sessão toda vez?

-Não exatamente. Pode ser necessário recarregar o seu i3, caso não tenha personalizado as teclas de atalho, basta clicar em mod+shift+r

Minha atual configuração

Caso tenha interesse em ver como ficou a minha configuração, segue:

#  _ _____ _     _            _
# (_)___ /| |__ | | ___   ___| | _____
# | | |_ \| '_ \| |/ _ \ / __| |/ / __|
# | |___) | |_) | | (_) | (__|   <\__ \
# |_|____/|_.__/|_|\___/ \___|_|\_\___/

full_text= 
align=center
separator=false
color=#101216
separator_block_width=6
markup=pango

[root]
color=#b4afb9
command=df -h / | awk 'FNR==2{print $4}'
interval=3
label=<span color="#5da0ee"> </span>

[separator]

[cpu_usage]
color=#b4afb9
command=~/.config/i3blocks/cpu_usage/cpu_usage
interval=2
label=<span color="#5da0ee"> </span>
#min_width=CPU: 100.00%

[separator]

[memory]
color=#b4afb9
command=~/.config/i3blocks/memory/memory
label=<span color="#5da0ee"> </span>
interval=30

# [separator]

# [temperature]
# color=#b4afb9
# command=~/.config/i3blocks/temperature/temperature
# label=<span color="#5da0ee"> </span>
# interval=10

[separator]

[calendar]
command=~/.config/i3blocks/calendar/calendar
color=#b4afb9
interval=1
LABEL=<span color="#5da0ee"> </span>
#DATEFMT=+%A %e/%m  %H:%M
DATEFMT=+%A %e/%m <span color="#5da0ee"> </span> %H:%M
HEIGHT=200
WIDTH=220

[separator]

[shutdown_menu]
color=#5da0ee
full_text=  
command=~/.config/i3blocks/shutdown_menu/shutdown_menu
10 curtidas

caramba,ficou tudo tão perfeito tão formatado e organizado

1 curtida

consegui,muito obrigado tava dando errado mas era por causa dos diretorios que eu não tinha especificado

1 curtida

eu só queria saber como eu posso deixar eles coloridos, ou sla colocar tema como esta nesse fedora

1 curtida

Agora já sabe, olhando a minha configuração (ultimo tópico), vai notar a linha:
LABEL=<span color="#5da0ee"> </span>
onde #5da0ee é a cor, daí é só trocar para a desejada, em cada módulo.

:laughing:

1 curtida

Achei esse tpc e queria saber se tem como mudar o tema do shutdown_menu. Já virei a internet, mudei o tema de tudo e não consigo mudar esse tema kkkkk

WhatsApp Image 2021-01-27 at 23.37.06

Ele está puxando o tema do Rofi, você pode personalizar o seu. Eu uso um tema, dá uma olhada nessa outra resposta:

Tem muitos outros nesse GitHub:

2 curtidas

Opa, vou tentar aqui, to usando o shutdown_menu do próprio github postado lá no começo do tpc. Valeu pela ajuda.

O que eu achei estranho é justamente por puxar o tema do rofi, to usando o tema Arc-Dark e não tá pegando nesse menu que eu postei, mesmo até reiniciando o sistema.

1 curtida

Nesse link que te passei tem os arquivos de configuração da minha máquina, assim como a configuração do .config do i3, vai reparar que tem uma configuração de desligamento, muito simples e elegante, vai gostar.

Deu certo, mano. Valeu mesmo pela ajuda, já não sabia mais onde procurar kkkk

1 curtida

Peguei exatamente dela, não tinha visto teu último comentário, ficou perfeito aqui.