Me identifiquei, assim como você, utilizei o Deepin por um bom tempo, depois me aventurei com o plasma e me apaixonei pela forma que o gnome trabalha com múltiplas áreas de trabalho.
Acabei descartando o Deepin por ter mudado para uma personalização que não me agradou (v20) quanto ao plasma, nunca achei responsivo na minha máquina (como comentei aqui) restando o gnome, entre outros.
Depois de um tempo comecei a perceber que não gostava exatamente do gnome e sim da forma com que conseguia trabalhar as áreas virtuais, fazendo-me testar i3wm e bspwm.
Comecei fazendo um teste, fui personalizando, ficando mais minimalista, não abrindo mão das possibilidades e hoje estou bem contente com o que posso personalizar sem perder o foco na produtividade.
Vi que gosta de personalizar, até criei um tutorial ensinando a colocar módulos na i3blocks:
Como incluir módulos no i3blocks - Linux / Dicas e Tutoriais - Diolinux Plus.
Hoje até mesmo para testar alguma distro, mesmo para testar por pouco tempo, instalo i3wm ou bspwm para ficar do meu agrado. A produtividade que o teclado exerce é recompensadora, isso sem se desprender do mouse:
PopOs com bspwm:
Comentei porque vi que as nossas histórias são bem parecidas, algo me diz que em breve vai ficar igual a mim