[TUTORIAL] Como customizar o KDE Plasma (e replicar a minha configuração)

Após as minhas últimas customizações do KDE Plasma ( aqui, aqui e aqui ), algumas pessoas se interessaram e queriam saber como eu havia chegado a tal resultado.
Eu originalmente ia fazer esse tutorial em vídeo, mas a falta de um microfone decente e a minha falta de habilidade em comunicação me trouxeram até aqui.
Então, devido a pedidos, hoje estou fazendo um tutorial de como replicar a minha configuração atual do Plasma, que pode lhe dar os fundamentos para que você faça a sua própria
:sunglasses:

Minha config atual do Plasma:

Plasma padrão, só para efeito de comparação:

Configurando o Painel

Eu começo minha personalização removendo o painel padrão e adicionando um painel vazio, pois penso que é mais fácil posicionar meus widgets em um painel vazio do que remover os do painel padrão e depois colocar
Para criar um painel novo, é muito fácil, é só clicar com o botão direito no desktop, depois em Adicionar painel e escolher um Painel vazio (confesso q nas antigas já formatei uma vez pq tinha apagado o painel e não sabia como colocar kkkkkkk)

O próximo passo seria adicionar widgets ao painel, apenas clique com o botão direito no painel e abra as Configurações do painel, em seguida, clique em Adicionar widgets

Para baixar novos widgets, basta apenas clicar no botão Obter elementos novos e depois em Baixar novos widgets do Plasma

Os widgets que eu uso no painel são os seguintes:

Ajustando a aparência
Adicionar temas do Plasma é fácil, é só abrir as Configurações, ir em Aparência e em Obter novos temas de aparência e comportamento. O tema que eu uso na minha configuração é o Pear Dark. Cada opção de personalização do plasma pode ser configurada individualmente, e você pode ajustar como desejar.

Como eu não curti o pack de ícones do tema, eu coloquei o Papirus, que é de longe, na minha opinião, o mais conciso e completo entre os disponíveis, além de me de apelar ao meu ponto fraco que é o material design. Você pode baixar novos pacotes de ícones clicando em Obter novos ícones.

A decoração de janela padrão do tema que eu uso não tem suporte ao blur do próximo item, então instalei a versão dela que é compatível. O nome dela é PearDark Blur. (Vlw @D3XT3R por lembrar)
Você pode modificar as decorações de janela e baixar novos temas indo em Configurações, Estilo dos Aplicativos e Decorações de Janela

Agora vem o “pesadelo” de quem quer aquele rice maroto do Plasma, que só parece complicado, mas na verdade é razoavelmente fácil de configurar, o Kvantum

Instalando temas e configurando o Kvantum
O kvantum pode ser encontrado nos repositórios das principais distros, aqui no arch ele tá no repositório principal com o nome de kvantum-qt5
Ao abrir o Kvantum, essa é a visão que você vai ter:
kvantumpadr%C3%A3o

Antes de continuar, temos que baixar algumas coisas
- Vá até as Configurações do Plasma, depois em Gerenciamento de Janelas e em Scripts do KWin; clique em Baixar novos scripts e baixe o Force Blur, e logo após o ative. Esse script vai forçar o efeito de blur do Plasma para todas as janelas com transparência, caso o Blur esteja ativado.

- Baixe um tema do Kvantum compatível com blur.
Só lembrando que o seu tema do Plasma tem que ser o mesmo que você vai usar no Kvantum. Não são todos os temas do Plasma que são compatíveis com o Kvantum e menos ainda os que são compatíveis com o Blur do Kvantum.
Você pode encontrar temas do Kvantum aqui.
Por coincidência enorme do destino ( ou não kkk, vlw dev), o tema do Plasma que eu uso tem compatibilidade com o Kvantum. Você pode baixar o tema do Kvantum que uso aqui.

Ah, e caso não tenha feito ainda, ative o efeito de Blur do KDE Plasma, indo em Configurações, Comportamento da área de trabalho , Efeitos da área de trabalho e ativando o Borrar.

- Ainda nas Configurações, vá em Estilo dos Aplicativos, Estilo das Aplicações e selecione o Estilo da Aplicação como kvantum ou kvantum-Dark (dependendo se seu tema é claro ou escuro)

Agora que essas coisas estão resolvidas, podemos continuar.
Os temas do Kvantum vem compactados, basta extrair-los e depois abrir o Kvantum


Clique em Selecione um Kvantum pasta de temas e abra na pasta que você extraiu. Depois clique em Instalar este tema.
pasta%20tema%20kvantum
Depois é só ir em Alterar/Excluir temas e escolher o tema que você baixou

Depois vá em Configurar tema ativo e configure o tema da maneira que preferir.
O meu está configurado assim:


logo após configurar, salve e saia.

Abra o Dolphin pra um teste, ele deve estar com efeito de blur, caso o seu tema suporte. Com o tema que eu estou usando, ele ficou assim:

Agora vamos ao aspecto principal de toda rice MacOS-like, a dock

Instalando e configurando a Latte Dock

A Latte é uma delicinha de dock, é feita em qt e é bastante configurável.
O nome do pacote varia de distro pra distro, já encontrei como latte, latte-dock e lattedock.

o visual padrão da latte dock é esse:


Você pode adicionar apps a ela simplesmente arrastando a partir do menu

para configurá-la, basta clicar com o botão direito em cima dela e ir em configurações da área

Ative a opção avançado para ter acesso a mais configurações do Latte e configure da maneira que preferir.

Mexendo um pouco nas configurações, a minha dock ficou assim:

Tem como você montar um painel com o Latte tbm, o @ryu_ketsueki ensinou detalhadamente nesse post como fazer isso.

e agora por ultimo, mas não menos importante, o nosso querido Konsole

Configurando a aparência do Konsole

Mesmo com um tema do kvantum aplicado, muitas vezes um tema do Konsole não se aplica automaticamente, cabendo a você configurá-lo corretamente.

Vá em Configurações e em Editar o perfil atual

Vá até a parte de Aparência. Você pode baixar temas do Konsole clicando em Baixar novo. Clicando em Editar você pode mudar manualmente as cores de fundo, as fontes e as cores delas tbm, além de poder adicionar blur ao Konsole tbm.


Depois de configurar, é só aplicar, e você vai ver seu Konsole de cara nova:

E claro, pra quem quer saber a fonte que eu uso na minha config atual, é a Google Sans.

É claro que eu tenho mais coisas personalizadas, como meu tema do zsh, o tema da splashscreen, o tema do SDDM e algumas icones q eu fiz só pra esse desktop. Mas como esse era um tutorial focado no Plasma, achei melhor deixar de fora.

Nesse video aqui dá pra ver como o meu Plasma está se comportando , e ter uma base de como tudo fica no final, apesar de estar um pouco diferente hoje. Nesse aqui já tá mais atualizado.

Site bom pra baixar wallpapers: Não tem site nenhum aqui, a matrix tá te ludibriando

Se esse tutorial foi útil, por favor, deixe um coraçãozinho nesse post, ele vai servir como métrica para que eu saiba se o tutorial foi bom ou não.

Se você tiver alguma dúvida sobre a personalização, pode perguntar por aqui ou no meu telegram.org.
Vou ficando por aqui, até a próxima meus consagrado :face_with_monocle:


Com base nas personalizações, nosso amigo @alesonmedeiros, do canal O Pinguim Criativo, produziu um vídeo ensinando a configurar:

36 Curtidas

:clap: :clap: :clap:

Muito bom! Certamente vai ajudar o pessoal.

5 Curtidas

Topper, Very Nice hehe

5 Curtidas

Ficou excelente o tutorial e vai virar vídeo no canal do Pinguim Criativo em breve

https://www.youtube.com/channel/UCF7psNFg-WKwuUuT2f1PZQQ

8 Curtidas

Parabéns pelo Artigo! Realmente sensacional a sua dedicação e sensacional a customização também!
Por mais membros com esse comprometimento, você foi exemplar! :slight_smile:

Abraços!

8 Curtidas

Está salvo aqui para quando cansar do Gnome! Ficou bom demais :clap:t3::clap:t3:

4 Curtidas

Favoritei aqui! 20 caracteres

4 Curtidas

Sensacional cara. É um bom exemplo de como customizar o Plasma for pumpkins. Espero também que sirva de entrada para quem quiser ousar ir mais longe, afinal a customização no Plasma é um tanto intuitiva, porém complexa.

4 Curtidas

Parabéns pela iniciativa @shadowhunter, o tutorial ficou TOP! :clap: :clap: :clap:

@alesonmedeiros, se virar vídeo no O Pinguim Criativo vai DETONAR! :boom: :clap: :clap: :clap: (espera lançar o Plasma 5.17, que está previsto pra dia 15 desse mês se não me engano).

Estou gostando de ver, cada vez mais informação sobre o KDE Plasma aqui no fórum!

4 Curtidas

Grande @shadowhunter, valeu cara!!!

Aí sim @alesonmedeiros, na verdade da pra fazer uma série com esse tema e utilizando essa customização como exemplo, indo um pouco mais a fundo mostrando em um, acho melhor em dois dos vídeos da série a configuração dos temas (Aparência, Cores, Terminal, kvantum, Plymouth, Splashscreen, SDDM), decorações de janela, ícones, cursor, fonte, wallpaper, um outro instalando e configurando o Latte Dock, configurando esse layout de dock muito interessante que tem transparência dinâmica, outro instalando e configurando widgets como: Window Title, Window AppMenu, Window Bottons. . . , um instalando uns serviços de menu do Dolphin como: Set session gif, Set Login Manager gif, Set splashscreen gif . . . e por último customizando o terminal com Oh My ZSH e o tema Powerlevel10k, informações do sistema com o comando sdf, figlet, como demonstrado no vídeo

A Netflix vai te procurar pra exibir essa série em seu serviço! :rofl: :joy: :rofl:

4 Curtidas

Já ia te perguntar como colocar o Windows Title e Windows BUttons,
Ai tu faz o Tutorial :rofl:

4 Curtidas

muito bom cara pretendo usar o KDE plasma daqui a um tempo esse tutorial vai servir pra mim

4 Curtidas

Muito bom. Se um dia eu mudar para o KDE, já tenho tutorial para a customização que quero fazer. :slight_smile:

4 Curtidas

@DiEGo7GNU, também não consegui!

@shadowhunter, não consegui instalar os seguintes widgets, Window AppMenu e Window Bottons, poderia nos explicar como fazer isso?

4 Curtidas

Tou no celular no momento , não tem como eu mandar link certinho agora
Antes de mais nada, você vai precisar dos pacotes:

cmake extra-cmake-modules

Depois disso, vá no site do store.kde.org, baixe os arquivos .zip e extraia
Abra o terminal e de um:

cd pasta que vc extraiu

Depois dê um

sudo sh install.sh

O script vai cuidar de tudo. Depois que acabar, é só sair, quando você for no menu, os widgets vão estar lá.

o estranho é que, aqui eu n precisei compilar a versão do site, tava disponível pra baixar na loja de widgets :man_shrugging:

3 Curtidas

Pois é, também baixei e instalei pela opção dele baixar mais widgets do próprio sistema, mas simplesmente não aparece no painel de widgets, mas como precisa da dependência citada por você logo acima, isso é esperado.
Vai ver você já tinha essa dependência instalada ou está usando uma versão mais antiga do widget!
Agora fiquei com uma dúvida, com esse widget instalado o desenvolvedor lançado uma nova versão no futuro, serei notificado via central de notificações de atualizações do sistema, sobre essa nova versão @shadowhunter?
Amanhã vou testar novamente instalando essa dependência, obrigado!

1 Curtida

Se baixou por aí, será notificado!

Se você acessar o Discover e reparar no canto superior esquerdo da janela, vai ver que tem 3 categorias Aplicativos, Extensões de aplicativos e Extensões do Plasma, a atualização quando disponível aparecerá em uma dessas duas últimas categorias.

1 Curtida

Quando estreia na Netflix? :joy: :joy: :joy:
Brincadeiras a parte, também apoio a série! :+1:

2 Curtidas

Achei muito interessante todos esses widgets, porém não consegui instalar e fazer funcionar em específico o Window AppMenu e Buttons, segui a dica do @shadowhunter, instalei o cmake e fez os demais passos, até criou a entrada dos dois widgets no painel lateral de adicionar widgets, porém ao arrastar para a barra de tarefas, ele não aparece lá!

Thomas, @DiEGo7GNU, vocês conseguiram instalar esses dois widgets?

2 Curtidas

@D3N1S, siga o passo a passo que irei descrever abaixo e provavelmente você irá conseguir rodar esses dois widgets:

Baixe-os pela KDE Store, segue os links:

Descompacte o conteúdo dos dois arquivos .tar.gz no diretório /home/nome_do_seu_usuário/.local/share/plasma/plasmoids/.

Abra a pasta de um desses widgets, irei pegar como exemplo o widget Window AppMenu, mas é o mesmo raciocínio para o outro, você notará que existe um arquivo chamado “INSTALLATION.md”. clique com o direito do mouse sobre ele e escolha a opção Abrir com => Kate.

Em KDE Neon (o mesmo vale para o Kubuntu ou qualquer outra distro baseado em Ubuntu que use o KDE Plasma como DE), o desenvolvedor listou quais dependências são necessárias para o widget funcionar, então copiei o comando sudo apt install make cmake extra-cmake-modules qtdeclarative5-dev libkf5plasma-dev libqt5x11extras5-dev g++ libsm-dev, abra o terminal, botão direito do mouse em um local vazio da pasta e escolha a opção Ações => Abrir o terminal aqui, agora cole o comando copiado anteriormente (Ctrl+Shit+V) e dê um Enter, digite sua senha de usuário, confirme com um Enter e as dependências serão todas instaladas, não feche o terminal.

Uma vez instalada as dependências agora é a vez de instalar o widget usando o arquivo “install.sh”, cole o seguinte comando no terminal chmod +x install.sh, ele irá conseder a permissão de executável ao arquivo, agora cole o comando sudo ./install.sh, esse irá rodar o script de instalação.

Após o termino da instalação basta clicar com o direito do mouse sobre o “Painel do Plasma ou Latte Dock” e clicar em “Adicionar widgets”, abrirá uma janela na lateral esquerda, localize o widget e arraste-o até o painel na posição onde deseja que o mesmo fique.

Uma vez posicionado, clique com o direito do mouse sobre o widget no painel e escolha a opção “Configurar Window AppMenu” no caso desse exemplo e configure como preferir.

8 Curtidas