[TUTORIAL] Como customizar o KDE Plasma (e replicar a minha configuração)

Perfeito @D3XT3R, muito obrigado cara! :sunglasses::+1:
Não estava dando certo porque seguindo a dica do @jeffinshadow, instala apenas o cmake extra-cmake-modules, faltando outros vários que são necessários…

3 curtidas

@jeffinshadow poderia compartilha com a turma o tutorial que utilizou pra deixar o terminal assim?
Achei interessante as informações que utilizou, em português e a disposição delas, bem diferente do padrão que vemos com neofetch, screenfetch…

3 curtidas

@jeffinshadow, qual tema GTK você usa em conjunto com essa customização?

Uma outra pergunta, como aumento o tamanho dos botões das janelas?

Veja na imagem abaixo, na parte superior são os da top bar (widget Window Buttons), para janelas maximizadas, minha top bar está com 30px, o tamanho dos botões ficaram perfeito, já na parte inferior são os das janelas não maximizadas, ficaram bem pequenos e gostaria muito de aumentá-los e deixá-los bem próximos ao tamanho dos da top bar!

image

3 curtidas

Cara que post completo meus parabéns.

3 curtidas

@jeffinshadow, @Thomas, também tenho interesse na solução para o tamanho dos botões, achei pequeno!

Aproveitando o assunto dos botões, alguém saberia me dizer como posso obter os botões estilo MAC com efeito de zoom do gif abaixo?

@ryu_ketsueki, o enciclopédia KDE (conheci d+), algum palpite?

3 curtidas

é só ir em configurações >> estilo dos aplicativos >> decorações de janela >>, clicar na decoração que você está usando e colocar o que você desejar

2 curtidas

esse gif é do dev do Window Buttons, me parece ser coisa do tema, vai instalando uns temas do Mac OS e vê qual tem esse efeito

1 curtida

@jeffinshadow Tenho uma pergunta. Como eu instalo esse menu, não consegui. Pode me ajudar.

4 curtidas

Clica com o direito no painel, desbloqueia, dps clica com o direito dnv, vai em adicionar widgets, dps vai em baixar widgets e joga o nome lá

3 curtidas

Você precisa usar o SierraBreezeEnhanced como decoração de janelas do kwin. É só instalar como pacote.

4 curtidas

Super favoritado! Já já eu tô voltando pro meu amado KDE e esse tutorial veio como um tiro certeiro. Obrigada!

4 curtidas

@T-Rex_numa_Suzuki, não conhecia, gostei, obrigado por compartilhar!

Curti esse efeito, também quero! :stuck_out_tongue_winking_eye:

Pensei nisso, já instalei vários, mas se realmente é de tema, não o encontrei…

Interessante, parece ser isso mesmo, ainda não instalei, mas dando uma olhada na página do Github, existem dois gifs e eles ilustram esse efeito de zoom, apesar da aparência dos botões, ao menos as dos exemplos, não serem idênticas a do exemplo postado pelo @D3XT3R, mas pode ser que tenha várias outras opções incluídas no pacote!


Valeu pela dica @ryu_ketsueki, estou gostando muito dos incrementos desse tópico e conseqüentemente o reflexo em minha personalização! :crazy_face:
Conhecendo mais possibilidades de customização, compartilha aqui com a gente! :wink:

2 curtidas

@jeffinshadow Faz um post sobre espelhar o Windows 10 no KDE para galera.

2 curtidas

Eu uso o SierraBreezeEnhanced aqui. Na minha opinião é a melhor decoração de janelas para o Kwin. E como o Window Buttons Applet puxa os botões dos Aurorae e Window Decorations no Kwin, fica fácil selecionar os botões. O único ponto negativo sobre o SierraBreezeEnhanced é que algumas opções de botões não ficam tão legais em HiDPI.

Aqui estão todas as opções:

Plasma:
Peek%202019-10-17%2014-21
GNOME:
Peek%202019-10-17%2014-22
Símbolo:
Peek%202019-10-17%2014-22-2
Dark Aurorae Ativo:
Peek%202019-10-17%2014-23
Dark Aurorae Inativo:
Peek%202019-10-17%2014-24-2
macOS Ativo:
Peek%202019-10-17%2014-30
macOS Inativo:
Peek%202019-10-17%2014-23-2

Dark Aurorae e macOS possuem a opção de usarem só Active ou Inactive, ou ambos, um para cada tipo de janela. Vai funcionar para o Window Buttons Applet sem problemas. O Applet inclusive dá opção de usar um que não o do SierraBreezeEnhanced.

4 curtidas

Já fiz isso quando usava Manjaro uma vez. É bem mais fácil do que trabalhar com o Latte-dock.


Vários ícones aí, incluindo esse papel de parede, são da minha autoria. Eu posso mandá-los caso queira montar você mesmo mas eu não estou mais desenvolvendo esse layout.
Digamos que eu estava sem nada para fazer na época.

image

7 curtidas

O tutorial seria mais para galera, ja instalei e ficou meio bugado quero não, seria para quem queira ou quando vesisem do Windows e quiserem o visual do Windows 10.

1 curtida

Gozado que as Technical Preview do Windows 10 já pareciam muito com o Plasma 5. Olha só essa print:
image
A caixa de notificações é quase idêntica.

1 curtida

Uma coisa que eu fiquei na dúvida aqui, vendo alguns prints quando você está com uma janela maximizada, a janela os botões ficam disponíveis na barra superior e a barra de títulos some, como você faz para mover as janelas depois que elas estão maximizadas? É arrastando pelo painel mesmo? :thinking:

2 curtidas

Do jeito que eu uso o sistema, não vejo necessidade de arrastar uma janela em tela cheia, pq pela minha lógica, se eu deixei em tela cheia, foi pra focar naquela aplicação
Eu uso muito quando tou fazendo ppoint, ou algo no GIMP, e até brincando com uns scripts no terminal

Caso queira arrastar, é só diminuir ao tamanho normal e mover , em algumas janelas n precisa, tipo o chromium e o Dolphin, pq puxando da parte de cima do Programa já reduzem sozinhos

3 curtidas

@jeffinshadow, qual tema GTK você usa em conjunto com essa customização?

1 curtida