Deepin 20 chegando!

@D3XT3R, sem dúvida existe alguma aplicação/extensão para forçar o blur em outras janelas, como tem no Plasma.
O charme da UI do Deepin está no blur, você não é o primeiro, nem vai ser o último que gostaria de ter o blur em outras janelas, eu pessoalmente gosto, chinoca não perde tempo, devem ter criado um jeito pra isso já na primeira versão do Deepin, problema é procurar por isso em fórum xing ling…

@thespation, você conhece a lógica por trás do número da versão do Deepin, do 15.11 vai pular pro 20…:thinking:

3 Curtidas

Parece que ficou ainda mais semelhante com o macOS X atual. Está na hora do Compiz ou equivalente tornar-se compatível.

Eu tenho a suspeita, pelo histórico, que seja por estarmos chegando a 2020.

Em 2008 era a versão 2.0
Em 2009 já pulou para 9.xx
Em 2010 foi 10.xx
Em 2011 - 11.xx
Em 2013 e 14 usava o ano e a partir daí começou a usar 15.xx (visando 2015) que está até hoje. Acredito que vai retomar a ideia de usar o ano, por isso vai para o 20.

Pulei alguns anos, mas acredito que deu para contextualizar.

5 Curtidas

Adotando o ano facilita o entendimento e assimilação do publico em geral, poderia fazer como o Ubunntu (ano e o mês de lançamento, 20.04 / 20.10) ou Mint (ano e um sequencial, 20, 20.1, 20.2, 20.3).
Eu prefiro o versionamento do Ubuntu que assumi um compromisso (data) e você já assimila os meses de lançamento!

2 Curtidas

Tem algum link de tutorial pra deixar a janela assim toda dark, já procurei mas só achei alguns que mudam o ícone e alguns programas (poucos).

Segue o link do tutorial: [TUTORIAL] Como customizar o KDE Plasma (e replicar a minha configuração)

Lembrando que esse Dolphin, gerenciador de arquivos, foi configurado dessa forma no Plasma e não no Deepin.

2 Curtidas

Ele roda o DDE, Unity e Pantheon sem travamentos. O único que trava aqui é o GNOME.

Gnome 3 realmente é mais exigente em hardware, eu tenho um PC Intel 775 QuadCore c/ 8GB e rodo o 18.04 de boa (pretendo instalar o 19.10 do zero). O Gnome no 18.04 é mais travado mesmo, houve uma melhora significativa no 19.04 e mais ainda no 19.10

Outra coisa a se levar em consideração é o modo de operação do usuário… conheço gente que tem o péssimo hábito de abrir 50 abas do Chrome e acha que o sistema vai fazer milagre… eu abro no máximo 3 e olhe lá, prefiro perder 2 ou 3 segundos clicando no app do que esperar 20 segundos pra ele abrir…

1 Curtida

eu abro no máximo 3 e olhe lá, prefiro perder 2 ou 3 segundos clicando no app do que esperar 20 segundos pra ele abrir…

Opa! Falou comigo também.

1 Curtida

Cada aba do Chrome pode variar entre 300 a 500MB (até mais dependendo do site)… então se sair entulhando abas + apps abertos em segundo plano, chego nos meus 8GB brincando

2 Curtidas

Em matéria de aparência e funcionalidade, o DDE (Deepin Desktop Environment) está bem na frente dos outros Desktops Linux.

Por outro lado, um ponto fraco do Deepin é a demora na atualização de pacotes e um repositório com aplicativos muito desatualizados.

4 Curtidas

Tu reclamando dos teus 8, imagina eu aqui com os meus 2 :stuck_out_tongue:

1 Curtida

Isso é por ser baseado no Debian, o objetivo é ser estável mesmo. Caso precise de pacotes mais atualizados terá que recorrer a PPA’s. Provavelmente a demora ao atualizar pacotes se deve a ser uma distri chinesa e não ter mirrors ‘oficiais’ no Brasil. É a mesma coisa no site deles, se for baixar a ISO sem nenhum mirror.

3 Curtidas

Até a Forbes gringa está falando bem do novo Deepin 20.

5 Curtidas

Tem que voltar pra base Ubuntu, ai fica show, ninguém segura…

1 Curtida

Já publiquei isso no Fórum oficial do Deepin… não parecem muito receptivos para retornarem para a base Ubuntu. Uma das respostas diz “Deepin is on right path. We just need to create user maintained repository with latest software like AUR. To rebase on Ubuntu, hell no! Debian stable is best base. Ubuntu is unpredictable…”
https://bbs.deepin.org/forum.php?mod=viewthread&tid=182474&page=1#pid618679

2 Curtidas

Quando usei o Deepin meses atrás, tentei usar PPA’s e descobri que o Deepin não é muito simpático com PPA’s… então eu fiz algumas gambiarras para forçar o uso de PPA’s e não tive bons resultados. Então parei de insistir e comecei a usar snaps e flatpaks para obter aplicativos mais atuais… logo comecei a ter angústias pela ainda falta de integração de temas dos aplicativos provenientes desses repositórios com o sistema base.

Seria ótimo reunir algumas ideias e soluções para deixar o Deepin mais atualizado sem ter muito trabalho, mesmo com a base Debian… pois parece que o Deepin não tem interesse de retornar para a base Ubuntu.

2 Curtidas

Olá, o Deepin 2020 virá com base no Debian Buster.
Sobre os repositórios, resolvi a vida atualizando os PPAs e bola pra frente. Estou sempre com as últimas versões do que preciso, MAS para apps que requeiram a libc6 acima da versão 2.24 eu uso snap e flatpak. É a única restrição que será resolvida com a chegada do Debian 10.
Sobre o Compiz, não precisa. O KWin trouxe quase todos os recursos do Compiz pra dentro do Deepin. Tenho janelas gelatinosas, glue, cubo, etc… tudo rodando normal e mais leve que no Ubuntu.
Sobre o lançamento do V20, sairá a primeira release agora na segunda em novembro e lançamento oficial em janeiro. As atualizações maiores costumam acontecer a cada 50 ou 60 dias, mas sem regra certa, até tentaram criar um padrão mas não seguiram. Pequenas atualizações acontecem as vezes e atualizar os PPAs é mesmo a melhor alternativa.
Sobre requisitos, já coloquei ele fluído em Celeron D, 2gb de ram e gráfico onboard. Também rodou em Semprom dual core antigo com 1gb de ram, mas recomendo no mínimo 2gb.

Desculpem voltar com o tópico tão depois, mas talvez ajude. Não respondi um a um pois tem sido bastante corrido ultimamente. Mas se alguém ler e eu puder ajudar em mais alguma coisa, enviem que respondo.
Uso o Deepin há um ano, trabalho com desenvolvimento, sem qualquer bloqueio. Tenho conseguido trazer bastante gente para o mundo Linux através dele. As pessoas veem, experimentam, gostam e ficam. A não ser gamers, para gamers tem de ser o Mint mesmo.

3 Curtidas

Sobre o fundo blur/transparência, exitem temas prontos com este estilo e há possibilidade de customização. Alguns programas feitos em python, Qt e Electron podem não responder 100% ao tema, bom isto que percebi e vi até agora.

Os prints lá em cima trazem um desktop com topbar, pra quem não conhece, o Deepin não vem com a barra por padrão. É uma extensão que precisa ser instalada. Na verdade, pelo que já vi, esta é a única extensão que alguém criou para modificar algo no DE original, antes do fork do KWin. Ela deixa mais próximo do macOS, Unity, Gnome, etc. Preferi ficar sem, pois com tudo limpo e somente a dock padrão para mim é mais produtivo.

1 Curtida