Só para ficar claro, você se refere a WM (Window Manager) tipo Openbox, Fluxbox etc. ou a TWM (Tiling Window Manager) como o i3wm, dwm, bspwm etc… Estou perguntando porque as pessoas sempre misturam, as vezes eu mesmo, usa o termo WM para os dois.
1- Gostaria de saber para vcs qual o melhor gerenciador de janela para uma pessoa que nunca usou isso??(uso archlinux com gnome atualmente)
Se for WM, recomendo um mais simples, tipo o Fluxbox. O Openbox não é difícil, mas o formato do arquivo de configuração dele (que é xml) assusta muita gente que tá começando.
Em caso de TWM i3wm, porque tem um arquivo de configuração único e já tem uma barra nativa e fácil de configurar, mesmo tendo suas limitações, que é a i3bar com o i3status exibindo as informações
2- Onde posso encontrar material sobre tal assunto
A principal fonte de informação é sempre a documentação oficial. Você também pode recorrer ao reddit e pode procurar ajuda aqui no fórum mesmo. Wikis como a do Arch e do Gentoo também se encontra bastante coisa. E, claro, pesquisar o que você quer no seu buscador preferido, google, duckduck go etc.
3- É possível jogar jogos usando o isso?
Sim. Não existe qualquer limitação em relação a wm/twm para jogos.
4- Tem alguma limitação dos gerenciadores de janela comparado com uma interface gráfica? Tudo que faz em um faz no outro?
Depende. E isso varia muito da forma como você usa seu gnome e o que você espera do WM/TWM. Mas que fique claro uma coisa, WM/TWM não são um ambiente gráfico completo, eles apenas gerenciam janelas. E cada um tem sua proposta. O ideal é você testar e tirar suas próprias conclusões. Eu depois que migrei não consigo mais usr um DE por muito tempo, sempre volto para o i3wm.
5- Tenho jogos, backup e anotações instalados no HD Externo, como eu faria para deixar ele sempre aberto no sistema? pq na interface gnome ele se monta ao dar o boot
Basta definir seu gerenciador de arquivos para fazer isso. Ou mesmo editar pelo fstab. O thunar, por exemplo, tem essa opção. O Nautilus também deve ter esse recurso. Como eu disse acima, os WM/TWM somente gerenciam janelas. Tudo o que não for isso, será feito por outras aplicações.
Em resumo, apenas teste e veja na prática se curte ou não. Eu, como comentei, depois que migrei, praticamente não consigo mais user DE’s, só TWM. Raramente uso o xfce. Atualmente tenho instalado e configurados os i3wm, bspwm e dwm. Ainda tenho duas configs pra finalizar do Fluxbox e Openbox.