Qual o melhor gerenciador de janela (WM) para iniciantes?

Olá pessoal, estou entrando no mundo linux faz alguns meses e ontem eu descobri uma coisa chamada Windows Manager (gerenciador de janela). Gostaria de entrar nesse mundo para conhecer e experimentar, mas não tenho noção de como começar.

1- Gostaria de saber para vcs qual o melhor gerenciador de janela para uma pessoa que nunca usou isso??(uso archlinux com gnome atualmente)
2- Onde posso encontrar material sobre tal assunto
3- É possível jogar jogos usando o isso?
4- Tem alguma limitação dos gerenciadores de janela comparado com uma interface gráfica? Tudo que faz em um faz no outro?
5- Tenho jogos, backup e anotações instalados no HD Externo, como eu faria para deixar ele sempre aberto no sistema? pq na interface gnome ele se monta ao dar o boot

Desde já agradeço a respostas :grinning: :grinning: :grinning:

Só para ficar claro, você se refere a WM (Window Manager) tipo Openbox, Fluxbox etc. ou a TWM (Tiling Window Manager) como o i3wm, dwm, bspwm etc… Estou perguntando porque as pessoas sempre misturam, as vezes eu mesmo, usa o termo WM para os dois.

1- Gostaria de saber para vcs qual o melhor gerenciador de janela para uma pessoa que nunca usou isso??(uso archlinux com gnome atualmente)

Se for WM, recomendo um mais simples, tipo o Fluxbox. O Openbox não é difícil, mas o formato do arquivo de configuração dele (que é xml) assusta muita gente que tá começando.

Em caso de TWM i3wm, porque tem um arquivo de configuração único e já tem uma barra nativa e fácil de configurar, mesmo tendo suas limitações, que é a i3bar com o i3status exibindo as informações

2- Onde posso encontrar material sobre tal assunto

A principal fonte de informação é sempre a documentação oficial. Você também pode recorrer ao reddit e pode procurar ajuda aqui no fórum mesmo. Wikis como a do Arch e do Gentoo também se encontra bastante coisa. E, claro, pesquisar o que você quer no seu buscador preferido, google, duckduck go etc.

3- É possível jogar jogos usando o isso?

Sim. Não existe qualquer limitação em relação a wm/twm para jogos.

4- Tem alguma limitação dos gerenciadores de janela comparado com uma interface gráfica? Tudo que faz em um faz no outro?

Depende. E isso varia muito da forma como você usa seu gnome e o que você espera do WM/TWM. Mas que fique claro uma coisa, WM/TWM não são um ambiente gráfico completo, eles apenas gerenciam janelas. E cada um tem sua proposta. O ideal é você testar e tirar suas próprias conclusões. Eu depois que migrei não consigo mais usr um DE por muito tempo, sempre volto para o i3wm.

5- Tenho jogos, backup e anotações instalados no HD Externo, como eu faria para deixar ele sempre aberto no sistema? pq na interface gnome ele se monta ao dar o boot

Basta definir seu gerenciador de arquivos para fazer isso. Ou mesmo editar pelo fstab. O thunar, por exemplo, tem essa opção. O Nautilus também deve ter esse recurso. Como eu disse acima, os WM/TWM somente gerenciam janelas. Tudo o que não for isso, será feito por outras aplicações.

Em resumo, apenas teste e veja na prática se curte ou não. Eu, como comentei, depois que migrei, praticamente não consigo mais user DE’s, só TWM. Raramente uso o xfce. Atualmente tenho instalado e configurados os i3wm, bspwm e dwm. Ainda tenho duas configs pra finalizar do Fluxbox e Openbox.

3 curtidas

Bom dia luhsil,

A DE gnome usa o nautilus como gerenciador de janela. Existem outros, como dolphin do KDE, thunar do XFCE … entre outros.

Se vc conhece windows é tipo o windows explorer sabe … mas no linux tem diversas opções.

É possível jogar sim, pois ele não tem ligação c/ o programa “steam, lutris e etc” e nem c/ a execução do game. Ele só gerencia as janelas.

2 curtidas

Apenas a título de recomendação, sugiro dar uma olhada no Regolith, no Bodhi, no Archcraft e no Mabox. Essas distros trazem window managers bem prontos para uso e com várias opções de customização (especialmente o Mabox)

No mais, convoco o @thespation pra dar o palpite dele

3 curtidas

Aqui vai a clássica resposta para a clássica pergunta:

Ninguém melhor para responder isso do que você próprio. Com exceção da excelentíssima abordagem do @Tuxraldo, cada pessoa pode indicar uma; eu mesmo iniciei com o i3gaps e hoje gosto muito mais do bspwm.

Qual é melhor?

Ambos possuem seus méritos e não acho uma melhor que a outra, existem pessoas que preferem uma à outra. Pode ser que queira algo bem específico, nesse caso sim teria mais indicação para uma determinada.

Além das dicas acima, sempre recomendo testar as distros que lhe interessarem, assim vai poder saber se realmente é o que deseja ou se o Pop Shell já é o suficiente, visto que usa gnome.

Pode ser interessante dar uma olhada no tópico:

Caso tenha alguma dúvida específica quando estiver testando, fique à vontade para perguntar, temos muita gente que gosta de usar só WM.

4 curtidas

Olá. Estou usando o Arch Linux com Sway e está tudo de acordo com meu gosto. Gosto muito tmb do i3-gaps mas o Sway me fisgou. Como os amigos disseram teste e tire suas próprias conclusões, até você ver qual se adapta mais ao seu gosto. Digo mais uma coisa depois que você se acostuma fica difícil voltar as outras DE.

3 curtidas

Obg por responder :grinning:
eu não sabia que existia esse TWM, como falei sou leigo nesse assunto de janela.
Tava aqui olhando o i3wm parece ser o que tem mais conteúdo na net, crio que vou optar por ele.
Eu tava aqui tentando abrir o heroic games pelo terminal mas n sei qual é o nome para abri-lo; exemplo, seu eu coloco firefox ele abre, se coloco nautilus abre tambem, se escrevo gnome-disk abre, porem no heroic o nome que eu usei para baixa-lo n é o mesmo de abri-lo no terminal(baixei ele via yay). Saberia dizer qual o comando para abri-lo?

So uma pergunta sobre pendrive, para eu monta-lo tenho que dar mount /dev/sdc /mnt/pendrive tipo isso? isso tambem vale para HD? e se eu der boot, ele monta novamente ou eu tenho que montar de novo?

obg por responder

mas é que estou querendo entrar de cabeça nesse assunto, aprender na marra; então estou disposto a ir por um lado mais “técnico” porem que der para eu trilhar o caminho. Algo que de para desenrolar

Obrigado por responder :+1:

1 curtida

Eu deveria ter especificado melhor o que eu estava a procurar. Eu quero aprender usar mais o terminal e o WM, então uma que me fizesse estudar seria legal, no entanto também deveria ser uma que seria mais fácil de procurar uma solução, algo com muito conteudo. Algo que e o meio do força a aprender e fácil acesso a conteúdos

Tipo: eu uso atualmente o archlinux, ele pode ser meio complicado porque vc monta ele, porem a Wiki ajuda muito, o que acaba deixando fácil a aprendizagem.

Eu vou pesquisar aqui todas as WM que foi apresentadas nesse tópico e verei qual vou começar a iniciar essa jornada.

Por nada amigo. Se vc for começar pelo i3wm que é muito bom e legal, vou deixar um dos vídeos do canal EF-Linux Made Simple. https://www.youtube.com/watch?v=sE3LHJ8lEss

É sobre o i3wm tem alguns vídeos dele muito bons. Quando estava aprendendo sobre o i3 esses vídeos foram minha base.

1 curtida

Você não precisa e não tem necessidade de lançar os programas via terminal. É até mais trabalhoso. É bem mais fácil usar algum programa para abrir programas, como o Rofi, Dmenu, Ulauncher, Albert etc.

Se está começando do zero nos WM/TWM, recomendo olhar os scripts que o @thespation fez ou usar uma distro como o Archcraft que trás o OpenBox e o bspwm pré-configurados. Assim você consegue ter uma noção de como o ambiente pode ficar depois de customizado. A partir daí se você curtir, pode começar a fazer suas próprias personalizações criando do zero ou partindo de configurações dos outros.

Sobre a montagem de partições/dispositivos, tem anos que não uso o Nautilus. Mas no Thunar, se você instalar os pacotes thunar e thunar-volman você consegue montar as partições automaticamente, sem fazer nada, toda vez que o sistema iniciar. Existe um menu para isso, como dessa imagem. Porém, como eu disse, praticamente, qualquer gerenciador de arquivos tem essas opções. Se ainda assim quiser montar automaticamente via terminal, você terá que editar um arquivo chamado fstab. Nesse caso recomendo criar um outro tópico pra ficar mais fácil da galera te ajudar.

2 curtidas

Exatamente. Sou adepto do rofi, mas dmenu bem personalizado fica bem legal também.

Para as distros com i3, recomendo as seguintes:

A dica é ir testando uma a uma e ver o que de melhor cada uma oferece. Por exemplo, gosto tanto do visual do Archcraft que levo para todas as distros que uso, tanto que até para automatizar esse processo acabei montando um script:

Caso opte por usar uma distro que venha com i3status e queira conhecer o i3blocks, fica a dica desse tópico:

2 curtidas

muito obrigado ai por ajudar na caminhada

Vlw por responder e pelas dicas
Eu tinha seguido a instalação da pagina do diolinux, ai eu tava usando o Dmenu sem saber que ele era um lançador de programas, só fui me tocar nisso quando li sua resposta. To aprendendo kkkkkkkkkk

Obrigado por me ajudar
Vou dar uma olhada nesse rofi, pq o dmenu ja tenho. E sobre o sistema instalei o archlinux com o i3-gaps através do I3-GAPS | Instalação e Configuração - YouTube deu todo certo.
Tem uma duvida que fiquei sobre o video
→ Tem uma parte que ele pede para usar o comando cp /etc/X11/xinit/xinitrc ~/.xinitrc e depois editar o arquivo que ~/.xinitrc, para poder pelo i3 usando o comando startx. A parte que eu fiquei na duvida foi:
Entendi que ele copio o arquivo xinitrc com objetivo de poder usar o i3 (usando o comando startx)apenas no “usuario padrão” porem ainda tem o arquivo diferente no /etc/X11/xinit/xinitrc. Com isso lanço minha pergunta, como é que o xorg(creio que é ele) faz para gerenciar isso? primeiro ele olha o arquivo padrão e depois olha novamente na sua home? ou ele apenas ignora o /etc/X11/xinit/xinitrc e vai direto para o ~/.xinitrc?

1 curtida

Cheguei a copiar o que o Tuxraldo da para deixar da seguinte forma:

Mas da uma olha em como o rofi pode ficar:

A prioridade é justamente ver as configurações pessoais antes de ver o padrão, ou seja, sempre que tiver uma configuração em sua $HOME, como ~/.config, sempre terá prioridade a outra em outro endereço.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.