Qual a melhor distro linux com I3WM?

Boa tarde galera, queria muito testar o ambiente I3WM, poderiam me indicar a melhor distro que tenha a possibilidade de usar o ambiente? agradeço pelas dicas desde já!

Depende o que seria “a melhor” dentro do contexto que deseja receber as respostas.

Por exemplo, se “a melhor” for no contexto de minimalismo, pode ser qualquer uma, você pode instalar o Arch básico e usar o tutorial do @Lavrudinho para instalar e configurar: I3-GAPS | Instalação e Configuração - YouTube.

Nesse mesmo conceito, gosto de instalar a base do Debian ou Ubuntu Minimal e instalar só o que é necessário para o meu uso.


Se “a melhor” for uma distribuição que já venha com o i3wm configurado, pronto para usar, existem algumas recomendações:

6 curtidas

Aproveita e tira uma dúvida, @thespation: diferenças entre i3 e i3-gaps? E que distros já viriam com o i3-gaps prontinho?

3 curtidas

Os gaps são os distanciamentos entre janelas. Um i3-gaps pode ter ou não distanciamentos, enquanto que o i3 não possibilita dar esses espaços (as janelas ficam juntas - com exceção do modo flutuante). Eu, particularmente, não gosto de usar um i3 sem os gaps.

Dessas que citei antes, com exceção do Fedora, todas veem com i3-gaps.

Uma observação interessante é que para mudar basta instalar o pacote i3-gaps, o sistema vai avisar que vai remover o i3wm e ao fazer um logout/login já está com o gaps instalado, mas é necessário configurar os gaps no config do i3 (caso tenha curiosidade o Lavrudinho mostra como fazer no tutorial que deixei na primeira resposta), ou, como normalmente eu faço, teste uma distro que tem as configurações que gosto e copio.

Uma grande vantagem do i3 é que uma vez configurado, basta carregar o seu arquivo para qualquer distro que vai funcionar (um arquivo de texto).

7 curtidas

@Rodrigo_Chile a diferença do i3wm e do i3-gaps, teoricamente, não são apenas os “gaps”. Existem alguns outros recursos, mas, o principal são os “gaps.” Outros recursos do i3-gaps que podem ser úteis são: esconder as bordas (smart borders), tamanho da i3bar configurável (bar height) e i3bar transparente. Usei pouquíssimo o i3-gaps (acho desperdício de espaço na tela), essa função de deixar a i3bar transparente não funciona muito bem não.

@jaktrap666 como bem explicou o @thespation são escolhas pessoais. Por experiência, acho o Manjaro i3 e o Arco i3 mais bem acabadas, e personalização do Archcraft é bem feita. Falo apenas baseado em experiência pessoal e gosto. Você pode testar e ter impressões opostas as minhas. Vou indicar o de sempre, baixe e teste as distros em um pendrive ou em máquina virtual. Assim conseguirá entender o funcionamento do i3 e escolher a distro de sua preferência.

4 curtidas

desde já muito obrigado por todas as dicas, ajuda demais! Ouvi falar muito bem do Archcraft, dentre as opções, essa distro me parece a melhor por diversos fatores, você concorda?

1 curtida

É a minha distro principal, gosto bastante dela mas uso a versão bspwm (vem na iso principal), basta rodar o comando que passei antes para instalar o i3 e usar, moleza.

Apesar de usá-la, normalmente não recomendo para quem está iniciando nessas WMs por ser bem mínima e bem personalizada ao mesmo tempo.

Por exemplo: o i3 já vem com polybar e rofi para o menu (na verdade usa a base da iso principal que vem com Openbox e bspwm) ficando dessa forma já de cara:

Lindão!

Visualmente linda, mas pode não ter a experiência de um i3 puro.

Obsevação: o rofi que é usado vem basicamente todo em inglês, pode ser interessante traduzir algumas coisas, mas não atrapalha o uso, eu traduzi o meu (só trocar as palavras para português).

No caso de aparência, considero a distro uma referência. Segue outro tópico que mostra um pouco mais:


Caso queira algo mais simples, recomendo iniciar pelo Manjaro i3, acho o mais simples. Vem com i3blocks e dmenu (que praticamente troco logo, mas é bom nem que seja testar para ver como é).

3 curtidas

Obrigado por todo suporte, ajudou demais, vou começar os testes e ver o que dá, rsrs.

1 curtida

Qualquer dúvida pode perguntar, temos muitos usuários adeptos aqui no fórum, certamente te ajudaremos.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.