Fedora lança spin com i3WM. Tilling Window Manager é a nova moda?

Apesar de estarem disponíveis há muito tempo, os ambientes com tilling window manager parecem ter caído nas graças do público médio. Diversas distribuições estão criando variantes que entregam essa abordagem aos desktops: Manjaro, Pop!_OS, Ubuntu e agora o Fedora.

Criado pelo Fedora i3 S.I.G, este spin apresenta o popular gerenciador de janelas i3wm como ambiente padrão. Essa abordagem pode atrair tanto usuários novatos, já acostumados com as ferramentas do Fedora, quanto usuários avançados que preferem um fluxo de trabalho focado no teclado para interagir com seu ambiente desktop.

O Fedora i3 spin oferece uma interface de usuário minimalista e um ambiente bastante leve. E mesmo contando com todos os principais recursos do Fedora 34, acredito que usuários mais inexperientes podem ter dificuldades nos primeiros momentos nesta distro.

Se você pretende se aventurar no i3WM, não esqueça de conferir a lista com os principais atalhos de teclado do i3wm.

:interrobang: Você já utilizou o i3WM? Pretende testar esta nova versão do Fedora?


Links
https://spins.fedoraproject.org/i3/download/

7 curtidas

Muito bom saber que agora temos mais esse opção. Antes instalava somente com a base do sistema e depois vinha instalando manualmente tudo necessário para uso do i3wm, com isso já vai me economizar muito tempo.
:laughing:

Inclusive, o tutorial que montei: Como incluir módulos no i3blocks foi sobre o Fedora i3wm.


E claro, já baixando a iso para testar:

image

5 curtidas

Não sei se os WM ou os TWM estão mais populares. A sensação que tenho, é que estão usando mais o i3 e menos os outros. Só isso. O OpenBox, FluxBox, Window Manager, IceWM etc. já foram mais populares. Quando comecei a usar linux, esses outros WM eram bem mais populares.

Atualmente, o foco tem sido mais no i3wm/gaps e no bspwm. Se olhar em comunidades como o “unix porn” do reddit, isso é bem claro. Talvez pela facilidade. i3/bspwm são bem tranquilos de configurar. Se pegar um tutorial na internet você monta o ambiente rapidinho. Outras alternativas são mais trabalhosas ou é necessário o conhecimento um pouco melhor de alguma linguagem de programação. Os dois que citei, com um ou dois arquivos de configuração, você faz literalmente tudo. O que facilita bem. Sem esquecer que, pelo menos o i3, porque o bspwm eu pouco usei, tem uma documentação que cobre tudo e, se você for fazer o básico, consegue só usado a documentação e fóruns na internet. Eu mesmo, que nunca tive experiência com esses ambientes, comecei a usar e achei ótimo, não larguei mais. E olha que sou usuário bem básico, só uso linux no dia a dia mesmo e mais nada, só para tarefas básicas mesmo.

Não cheguei a testa esse Fedora com i3, pelo que vi pela internet, ele vem com algumas ferramentas já instaladas e sem personalização. Só trocaram o wallpaper parece e adicionaram algumas coisas na barra de status. Então, pra quem quer customizar deve ser interessante. Depois vou fazer o download a iso pra ver se é isso mesmo.

5 curtidas