Basicamente isso kkkkk
Elas mesmas (se bem que no caso do Solus, é mais em relação ao GTK propriamente dito, do que ao Gnome em si).
Pelo que foi relatado nessas discussões, desentendimentos e visões distintas sobre o futuro dos projetos do Gnome:
Aparentemente, divergências de política e filosofia estão pesando mais.
Discordo com essa coisa do GNOME ser pesado, achei muito leve comparado ao Windows 10 que come quase 4GB de RAM.
Acho que a comparação é mais em relação às outras DEs usadas em Linux.
Ainda acho o GNOME leve, ele não é esse devorador de RAM que alguns dizem que é, ao meu ver usar 1,2GB de RAM quando acaba de iniciar não é muito.
Depende do seu hardware. Máquina com mais de 4 Gb de RAM e algo mais que um Atom de processador não deve ter problemas com o GNOME. Mas vale lembrar que somos o país dos Positivo e dos Compaq.
Cinnamon e Budgie carregam com uns 700 Mb de RAM. O KDE Plasma, dependendo da configuração na distro, carrega com uns 550 Gb. Xfce e MATE também. O LXQt carrega com uns 400 Mb. Ambientes gráficos montados só com gerenciador de janelas carregam com 300 Mb. 200 Mb e até menos (vide o IceWM no AntiX).
I5 de 8ª geração aqui com 8GB de RAM rodando lisinho igual manteiga.
O KDE demonstra ser bem leve considerando a quantidade de funcionalidades e opções que ele oferece.
Bonito mesmo, o único problema de WM é que ou você já pega uma distro com ele bem trabalhado na customização ou passa dias customizando para ele ficar com um visual surpreendente.
Mabox é lindo, acho que o Garuda e o Arco também tem umas versões com WM bem bonitas.
WM é mais pra usuários avançados que tem saco de ficar mexendo com arquivo de configuração, eu não tenho saco pra isso, prefiro que venha tudo já pronto ao invés de me virar nos 30 tentando configurar.
Mais uma generalização…
Recomendo experimentar o AntiX, o MX Linux Fluxbox ou o Bodhi Linux para ver se é isso mesmo.
Na verdade, a melhor distro para checar isso é o Arcolinux B Extended.
Vir com WM pré-configurado é uma coisa, eu falo de instalar e ter que configurar manualmente numa distro que vem com DE.
No caso do Arch (e de derivadas diretas, como o Reborn e o Endeavour), dá pra baixar os scripts do Archcraft e ter vários WM já arrumadinhos
A questão é exatamente essa: termos distros já “montadinhas” e oferecendo uma boa experiência de uso. O Bodhi Linux é um bom exemplo.
Mas isso não tem a ver com a questão do tópico. Nenhum ambiente montado só com WM tem potencial para desbancar o GNOME.
Jamais, um DE é muito mais completo que qualquer WM.
Isso é atual? São aquelas extensões que vc citou acima?
Sim são aquelas extensões que eu citei, estou verificando quais estão funcionando com o G42, estou me divertindo um pouco com esses efeitos a tendência e que apareçam mais, e no final das contas eu brinquei muito relembrando isso.
Sim sim, ambos tem suas diversões. Mas assim, eu já perdi a conta de quantas vezes alguma extensão que eu queria usar, havia quebrado. Sobre customização, eu respeitosamente discordo. Nada bate o nível de customização que é possível alcançar com o KWin, Latte-dock, plasmashell e simplesmente todas as aplicações KDE. São alguns dos motivos de eu preferir o KDE Plasma. KWin é 100% customizável. Desde Aurorae até decorações de janelas forks do Breeze ou independentes, scripts do KWin que até um deles foi o que trouxe o Parachute antes do Overview em QML sair, regras de janelas que define como vai ser o comportamento de cada janela (ou não) enquanto o KWin for seu WM, Latte-dock literalmente permitindo ter quantas docks e paineis quiser com o estilo, tamanho, formato e funcionalidade que quiser, plasmóides que podem fazer o que quiser e até com o Dolphin eu já fiz customização, enquanto o Nautilus precisa de fork para customizar alguma coisa que vai além de temas GTK. Teria de criar extensões ou forks de aplicações para chegar a esse nível no GNOME enquanto no Plasma está a poucos cliques de distância, sem precisar ficar temeroso da próxima versão do Plasma quebrar algum desses. Tudo isso que eu mencionei é suportado pelo KDE Plasma. Enquanto isso, tu precisa brigar com o GNOME para fazer algo. Eles literalmente pedem para ningém o GNOME e até trouxeram o libadwaita como impecílio para temas, com ninguém nem sabendo se esse vai ter algum nível de customização como o GTK teve até o momento. Em contrapartida, KDE Plasma permite trocar Widget Styles, esquema de cores, ícones, fontes, temas do shell, tudo nativamente e inclusive já entrega vários como opções. GNOME, se o tema GTK não tiver nada disso hardcoded e atualizado, já era.
Acho que a libadwaita é um primeiro passo para que o GNOME tenha uma api de temas, estão fazendo um pouco de tempestade quanto a isso, é só questão de tempo até tudo ficar bem e talvez melhorar, concordo contigo quanto as aplicações terem poucas opções mas nem todo mundo está disposto e nem quer ficar fazendo configurações.
Vou me colocar como exemplo eu configurava e personalizava tudo desde o GNOME 0.9*, mas chegou um momento que eu não tinha mais tempo para isso e foi quando em 2010 eu comecei a pensar se eu estava passando mais tempo utilizado meu computador ou personalizando, o que eu tenho hoje no GNOME é o que eu gostaria de ter lá em 2002 quando eu migrei para o GNOME 2.
Não é o que todo mundo precisa, mas me atende muito bem, e nesse meio tempo eu testei outros desktops e na maioria das vezes eu percebi que o GNOME está indo no caminho certo “para meu caso de uso específico” , respeito as ferramentas e os outros ambientes, mas no GNOME “eu” frisei bem. Eu tenho somente o que eu preciso sem distrações.
Eu sempre comento sobre isso no grupo do GNOME no telegram, hoje eu as vezes uso o mixxx (Qt) para fazer mixagens, inkscape para desenhar ou obs (Qt) para fazer streaming na twitch coisas que eu não estava fazendo na época que eu ficava o tempo todo configurando minha área de trabalho, então é uma coisa muito pessoal, o plasma é maravilhoso mas eu não me vejo utilizando pois até para manusear o spectacle é um parto para um usuário iniciante (a interface é confusa), as vezes menos é mais.
E sim lá tem dev do KDE que leva em consideração essas colocações pois as comunidades GNOME e KDE andam juntas com respeito pois ambos os projetos só melhoram com essa competição sadia.
#fuiii