Não é o que muita gente diz. Aliás, hoje, o GNOME Shell está bem aceito, mas a virada radical que representou o GNOME 3.x produziu uma onda de rejeição entre os próprios usuários de distros. Não é difícil aprender a usar o GNOME em seu formato atual, mas quem quiser uma experiência de uso mais parecida com a do Windows vai procurar outro desktop, inclusive o KDE Plasma.
Mas nem todo mundo está interessado em distro LTS. Inclusive novatos nas distros Linux que estão interessados em novas experiências. Ontem mesmo entrou um tópico em que o autor se declarou fascinado pelo Manjaro e topou o desafio do rolling release.
Reparou a contradição nessa declaração? O GNOME é usável em seu “padrão de fábrica”, sim — que é como vem no Fedora —, mas uma das coisas mais comuns é vermos usuários instalarem em seguida a Dash to Dock, Dash to Panel e outras extensões que consideram muito importantes para seu fluxo de trabalho.
4 curtidas
Substituir o GNOME é fácil, mas trazer as inovações que o GNOME traz e que é utilizado por outros ambientes e em baixo nível, quem faria esse trabalho? isso vem desde os idos anos 2000, muito do que o Desktop Linux é hoje só existe por causa do GNOME e o interesse das empresas nele, o único ambiente que “poderia” substituir o GNOME como padrão seria o plasma, mas o GNOME é a cara do Linux pois é algo diferente que impõe uma identidade própria.
Lembro-me na época que o unity foi lançado e eu disse que ele não ia vingar muitos riram de mim, mas ser um subconjunto do GNOME sem inovar é complicado, desses o Cinnamon ainda sobrevive, mas não tem muitas inovações por baixo do capô.
2 curtidas
Isso é porque o GNOME é o “primo rico” dos desktops. Se Red Hat etc. optarem por injetar muitos recursos em outro projeto de desktop, vai se encher de inovações e colaborações técnicas. O KDE Plasma está com um ritmo forte de desenvolvimento também porque conta com muitos e bons patrocínios.
4 curtidas
Sim, mas a Red Hat e outras empresas também investem no KDE, mas quando o GNOME foi pensado lá no passado e é até irônico pois o GNOME só existe por causa do KDE foi para ser o Desktop Linux por isso tanto investimento em tecnologias por baixo do capô, HAL, DBUS, Systemd, Wayland, flatpak etc… foram criados com foco primeiramente no GNOME, pode ser substituido sim, mas o legado não permite isso, você pode ver variações como no Elementary, mudanças como no Zorin e talvez o novo Cosmic, mas os desenvolvedores do GNOME pensam fora da caixa e isso é o que o mantem como desktop padrão.
4 curtidas
Entendo que o GNOME tenha se tornado padrão por questões históricas. Nada contra. É “rei” muito por mérito de quem o desenvolve e tem liderado o desenvolvimento.
O KDE Plasma é forte, bem patrocinado, mas “corre por fora” também por questões históricas, como a desconfiança do meio open source diante de seu aparente caráter “híbrido”, dados os aspectos proprietários do Qt.
2 curtidas
Sim e isso é o que é relevante se não fosse a questão do licenciamente do Qt na época talvez o GNOME nem existisse, algumas distros do passado ficaram famosinhas por ser apenas um Red Hat com KDE na época o barato era tão louco que Red Hat e Debian nem traziam o KDE no CD principal.
2 curtidas
Eu to bastante curioso com a proposta do maui-shell
principalmente pensando que os usuarios que estão tendo contato hj com a tecnologia estão tendo com o mobile primeiro é um caminho a se pensar pro futuro do desktop… ser mais mobile friendly … n lembro de outro shell com essa proposta.
1 curtida
Sinto muito fãs do Cinnamon e MATE. Não creio que esses ou quaisquer outros ambientes com origem no GNOME estão a altura do ecossistema disposto com o GNOME, tanto em soluções como também em consistência de UX. Esse ecossistema é gigantesco e existem soluções para problemas que muitos nem sabia que existia. E esses outros ambientes de desktop fazem uso dessas soluções ou tem programas baseados nos mesmos. Podem haver exceções? Sim. Mas eles chegam a quantidade e qualidade do que o GNOME tem a oferecer como ecossistema? Eu acho que não.
Creio que a única resposta a essa pergunta é o KDE Plasma por chegar muito perto. Claro que em questão de quantidade e qualidade, ainda está atrás do GNOME, mas tem muita coisa sendo implementada ou revitalizada nos últimos anos que está trazendo a atenção, tudo para atrair mais devs para o projeto. O Plasma está, desde a versão 5.12, ficando mais bonito, mais consistente visualmente, mais agradável de usar e mais familiar, enquanto o GNOME quebra familiaridade e até compatibilidade com cada versão lançada, a menos que não use extensão alguma. Eu estou a quase um ano com a mesma instalação do openSUSE e do KDE Plasma e, até hoje, nada quebrou a ponto de precisar desinstalar ou refazer a configuração de coisa alguma. E isso inclue ir e voltar dos repositórios Unstable do KDE várias vezes, então é um ambiente de desktop bem sólido e agradável de utilizar, que pode ser deixado a forma como quiser, enquanto no GNOME, estão até tentando impedir que customização e temas sejam feitos (veja o libadwaita). Eu conto customização como algo positivo porque as distros podem adotar a identidade que quiserem sem precisar fazer mudanças drásticas no GNOME. Ubuntu pode continuar com a UX de sempre sem precisar de um fork do Dash to Panel ou manter versões antigas de pacotes para ter consistência. E aliás…
É só uma questão de saber o que fazer.
6 curtidas
@ryu_ketsueki mas o GNOME é divertido kkkkkkk, estão trazendo todas firulas do compiz de volta atráves de extensões, esses dias que antecedem a chegada do G42 oficialmente no fedora estou aproveitando para entupir ele de extensões e ver quais já estão funcionando.
E sim o GNOME é o ambiente mais customizável, basta ter disposição só pegar o material-shell como exemplo, é para qualquer um? não, mas o limite é a sua imaginação.
https://extensions.gnome.org/extension/3357/material-shell/
https://extensions.gnome.org/extension/4679/burn-my-windows/
https://extensions.gnome.org/extension/2950/compiz-alike-windows-effect/
https://extensions.gnome.org/extension/4648/desktop-cube/
https://extensions.gnome.org/extension/3740/compiz-alike-magic-lamp-effect/
Lembro-me que quando o Wayfire foi lançado eu falei que era questão de tempo até chegar no GNOME kkkkkk.
2 curtidas
rapaz n conhecia esse material shell não, me surpreendeu d+ conhece alguma outra extensão que faça algo similar?
É indiscutível que o KDE Plasma está anos na frente de qualquer ambiente gráfico em questão de riqueza de recursos. O gerenciador de arquivos Dolphin tem muitos recursos que facilitam a usabilidade no dia a dia. Krunner é um recurso muito bom também. O calendário também é muito completo. O Okular é um ótimo gerenciador de PDF, possui muitos recursos…
Ou seja, o forte do KDE é isso aqui: KDE Gear 21.04 - Comunidade KDE
5 curtidas
Cara eu não costumo explorar muito as extensões do Shell pois basicamente uso umas 3 somente, nada que modifica muito o comportamento padrão mas tem muita extensão boa no EGO.
1 curtida
O Steam Deck já deu a dica. 
Teoricamente já está acontecendo, desde quando duas distros populares anunciaram recentemente que estão abandonando o Gnome por discordar da política do mesmo e que estariam desenvolvendo sua própria DE cada um.
Uma é o Pop… e a outra? Solus?
Porque essas distros decidiram tomar essa atitude? Pra ter uma identidade única e atrair novos usuários? Para ser mais independentes?
Suponho que esteja se referindo ao Pop e o Solus.
Acho que sim, são as únicas que tem um DE próprio.
Se está se falando do Budgie (que é a marca do Solus), ele é sim baseado no Gnome, e vão reescrevê-lo baseando-se no Enlightment - mas há outras distros que usam o Budgie (Reborn é uma e há uma versão comunitária do Manjaro com ele tbm)
2 curtidas
Vc esqueceu o Ubuntu Budgie.
1 curtida