O GNOME atualmente é a DE padrão em diversas distros como Ubuntu, Fedora, Pop!_OS, Zorin OS, eu venho me perguntando se outra DE poderia substituir o GNOME no padrão, se isso acontecesse qual DE seria a sucessora do GNOME?
Qual DE vcs acham que teria chance de suceder o GNOME? Por quais motivos? O que essa DE em particular tem de especial ou o que faz ela se destacar do resto?
Acho que só o Plasma mesmo. Não vejo DEs alternativas como Budgie, XCFE, Mate etc. substituindo o Gnome pois são muito nichadas. O Plasma meio que agrada todo mundo por ser muito customizável e modular, não é a toa que a Valve o escolheu pra ser usado no Steam Deck. Também tem a questão de que tem mais gente trabalhando no projeto KDE do que nesses outros.
Mas os desenvolvedores do KDE Plasma já absorveram essa crítica e começaram a trabalhar num ambiente gráfico poderoso mas com uma apresentação padrão mais simples.
Só o KDE Plasma tem estrutura e ritmo de desenvolvimento que se aproximam daquilo de que o projeto GNOME dispõe.
Até o momento o reinado do Gnome não é ameaçado por nenhum outro DE. Nenhum outro DE tem o envolvimento e o patrocínio que o Gnome possui. O Gnome investe em pesquisas, enquanto os outros DE não investem em nada e muitas das suas ferramentas foram criadas pelo Gnome.
Discussões acaloradas em fóruns não demonstram que o Gnome está indo mal, mas pelo contrário, está demonstrando que o Gnome atrai novos usuários leigos e os antigos usuários simplesmente não gostam da quebra de paradigmas. O Gnome inova, traz soluções, enquanto os demais permanecem correndo atrás do que a Microsoft faz no Windows.
Pode ser que não, mais eventualmente vai ter um sucessor, qual seria esse sucessor? Ninguém sabe, futuramente poderia surgir um novo DE com potencial para substituir o GNOME, ou talvez algum que já existe passe por muitas mudanças e melhorias.
Os desenvolvedores do KDE Plasma estão trabalhando na simplificação por padrão. Estão atentos às críticas. Muito por causa disso é que o projeto do KDE Plasma avança a passos largos, e tem condições de “rivalizar” com o GNOME.
De todo modo: GNOME seria “ideal para leigos”? É muito diferente para quem está acostumado com o Windows e exige instalação de extensões até para permitir funções básicas — e é comum que extensões parem de funcionar de uma edição do GNOME para a seguinte, impondo ao usuário até meses de espera até ficarem compatíveis com a nova edição.
É diferente porém muito intuitivo e fácil de usar, o GNOME é amigável com leigos por ele ser minimalista e sem distrações.
O GNOME é perfeitamente usável sem quaisquer modificações, principalmente no Ubuntu onde ativam o botão de minimizar por padrão para facilitar para usuários que vem do Mac OS ou do Windows e estão acostumados com algo mais tradicional.
Em uma distro LTS o usuário não vai ter esse tipo de problema, e não acho que um leigo saberia instalar uma extensão do GNOME shell pra fazer quaisquer modificações.