Qual ambiente gráfico tem potencial para substituir o GNOME como padrão?

O GNOME atualmente é a DE padrão em diversas distros como Ubuntu, Fedora, Pop!_OS, Zorin OS, eu venho me perguntando se outra DE poderia substituir o GNOME no padrão, se isso acontecesse qual DE seria a sucessora do GNOME?

Qual DE vcs acham que teria chance de suceder o GNOME? Por quais motivos? O que essa DE em particular tem de especial ou o que faz ela se destacar do resto?

Se dessem uma alterada em alguns detalhes do Cinnamon, até poderia ser um bom substituto.

2 curtidas

O que vc acha que poderiam alterar ou melhorar? E porque o Mate seria um bom substituto?

Acho que só o Plasma mesmo. Não vejo DEs alternativas como Budgie, XCFE, Mate etc. substituindo o Gnome pois são muito nichadas. O Plasma meio que agrada todo mundo por ser muito customizável e modular, não é a toa que a Valve o escolheu pra ser usado no Steam Deck. Também tem a questão de que tem mais gente trabalhando no projeto KDE do que nesses outros.

4 curtidas

Pelas simplicidade pra atrair usuários leigos. O KDE Plasma por padrão é muito complexo, apesar de ser modular.

Mas os desenvolvedores do KDE Plasma já absorveram essa crítica e começaram a trabalhar num ambiente gráfico poderoso mas com uma apresentação padrão mais simples.

Só o KDE Plasma tem estrutura e ritmo de desenvolvimento que se aproximam daquilo de que o projeto GNOME dispõe.

6 curtidas

Seria possível fazer com que o KDE seja minimalista e ao mesmo tempo rico em funcionalidades?

Até o momento o reinado do Gnome não é ameaçado por nenhum outro DE. Nenhum outro DE tem o envolvimento e o patrocínio que o Gnome possui. O Gnome investe em pesquisas, enquanto os outros DE não investem em nada e muitas das suas ferramentas foram criadas pelo Gnome.

Discussões acaloradas em fóruns não demonstram que o Gnome está indo mal, mas pelo contrário, está demonstrando que o Gnome atrai novos usuários leigos e os antigos usuários simplesmente não gostam da quebra de paradigmas. O Gnome inova, traz soluções, enquanto os demais permanecem correndo atrás do que a Microsoft faz no Windows.

4 curtidas

Ele atrai leigos pelo fato dele ser minimalista, simples, sem distrações, o GNOME tem um workflow muito intuitivo.

1 curtida

Pode ser que não, mais eventualmente vai ter um sucessor, qual seria esse sucessor? Ninguém sabe, futuramente poderia surgir um novo DE com potencial para substituir o GNOME, ou talvez algum que já existe passe por muitas mudanças e melhorias.

1 curtida

O GNOME é o primo rico. Mas o KDE Plasma avança a passos largos. Não vê quem não quer.

3 curtidas

O KDE tem um desenvolvimento muito rápido porém há um problema, excesso de opções e configurações.

2 curtidas

Focar na simplicidade tbm inclui limitar a quantidade de opções?

Não. Só vão deixar o menu de configurações, que parece o Painel de Controle do Windows de tão confuso, mais simples.

O principal problema do KDE é o excesso de opções, não é ideal para leigos.

2 curtidas

Sim, por isso que não utilizo essa interface.

Os desenvolvedores do KDE Plasma estão trabalhando na simplificação por padrão. Estão atentos às críticas. Muito por causa disso é que o projeto do KDE Plasma avança a passos largos, e tem condições de “rivalizar” com o GNOME.

De todo modo: GNOME seria “ideal para leigos”? É muito diferente para quem está acostumado com o Windows e exige instalação de extensões até para permitir funções básicas — e é comum que extensões parem de funcionar de uma edição do GNOME para a seguinte, impondo ao usuário até meses de espera até ficarem compatíveis com a nova edição.

3 curtidas

É diferente porém muito intuitivo e fácil de usar, o GNOME é amigável com leigos por ele ser minimalista e sem distrações.

O GNOME é perfeitamente usável sem quaisquer modificações, principalmente no Ubuntu onde ativam o botão de minimizar por padrão para facilitar para usuários que vem do Mac OS ou do Windows e estão acostumados com algo mais tradicional.

Em uma distro LTS o usuário não vai ter esse tipo de problema, e não acho que um leigo saberia instalar uma extensão do GNOME shell pra fazer quaisquer modificações.

2 curtidas

Talvez o kde em segundo lugar fica o cinamon se deixa ele mais bonito.

1 curtida