Resolvi abrir esse tópico para comentar algo que eu notei nas aplicações GNOME. Vocês podem comentar outras coisas que perceberam em outros programas do ecossistema GNOME que não fazem muito sentido. No meu caso é isso aqui:
Esse aqui é o GNOME Terminal. Tenho ele instalado no meu sistema, apesar de usar Plasma, para raros casos de encontrar um script que força o uso desse terminal ao invés do Konsole. É um hábito que tenho desde quando usava Manjaro.
Mas vocês conseguem perceber algo estranho com o Terminal? Não é a paleta de cores ou o tema Breeze que o Plasma coloca em todos os programas que fazem uso de GTK. Estou falando do menu global. O GNOME Terminal faz uso do Menu Global.
Para os que não entendem muito dessa parte, o GNOME Shell abandonou o Menu Global em favor das opções nas Headerbars. Isso é algo que pode ser observado no Nautilus, por exemplo. O Gerenciador de Arquivos do GNOME:
Como pode ver, o Nautilus não usa o Menu Global, o que faz sentido para o GNOME Shell. Mas então porque o GNOME Terminal, que também é pensado para o GNOME Shell, faz uso do Menu Global sem qualquer modificação no programa? O GNOME Terminal já faz uso da Headerbar e das opções contidas nela. Eu imaginaria que seria uma função que já teria sido removida do Terminal, da mesma forma como foi feito para as outras aplicações que já fazem uso da Headerbar.
Agora uma coisa. Por nenhum motivo é reclamação ou pedido para a equipe do GNOME remover o suporte a menu global. Na verdade eu gostaria que esse suporte fosse restaurado para outras aplicações GNOME, assim outras interfaces GTK que também tenham a opção de um menu global, como o Budgie e XFCE, possam usufruir desse “Mac Feelings” que, na minha opinião, melhora bastante o visual das aplicações por não trazer a barra de menu nas janelas em sí, deixando para o painel superior.
Mas eu também entendo o motivo de não fazerem isso, afinal não é algo que o GNOME dê suporte nativamente e até mesmo as extensões que trazem um menu global, das que pude testar, não funcionam muito bem, então acaba sendo uma função que exigiria uma atenção e cuidado que nem acabaria sendo usada pelo próprio GNOME, mas sim pelas outras interfaces.
E vocês, o que acham de tudo isso? Também encontraram algo do tipo no GNOME?