Problema tecla FN Volume + -

Galera estou iniciando agora no linux e encontrei um problema, quando aperto o atalho FN e as teclas de volume aumentar ou diminuir, o volume ou abaixa tudo de uma vez ou aumenta tudo de uma vez, como se a tecla tivesse sendo apertada multiplas vezes, ja testei o teclado e nao esta com problema, no windows tambem funciona normal, mas quando instalei o ubuntu ou o mint aconteu esse problema, alguem tem ideia do que seja ?

Sem título

Boas vindas ao fórum :wave:
Para que possamos tentar ajudar, por gentileza, leia o seguinte tópico → Como fornecer boas informações

2 curtidas

Como você tem um i5 Tiger Lake, é possível que o Mint não esteja funcionando bem devido a trazer, out of the box, o Kernel 5.4, sendo que o Kernel que começa a ter um suporte bacana é o 5.8/5.9. Não sei qual versão do Ubuntu você testou, mas para estar dando esse problema com ele, suponho que tenha sido a 21.04… Testa o Pop!_OS 20.04 ou o Zorin 16, pois trazer um Kernel um pouco mais fresco, especialmente o Pop! :penguin:

2 curtidas

Vlw, vou testa aqui agora, tomara que de certo, eu retorno assim que conseguir.

Sem querer parecer chato, mas por quê você recomenda a instalação de uma distro diferente ao sinal de um problema tão simples? Teclas Fn não funcionando corretamente é algo que acontece há anos, não devia ter nada a ver com o kernel.

@Weleson_Batista
Procure, em suas configurações, a sessão de atalhos do teclado. Lá você pode configurar os atalhos com relação a áudio. (Eu não uso o MATE, então não sei onde é. Mas isso é simplesmente um defeito na hora de mapear as teclas.)

EDIT: Aparentemente eu terminei meu comentário um minuto tarde demais.

1 curtida

Porque o usuário é novato, é mais fácil cortar o mal pela raíz que instruir um procedimento mais"técnico" e escovador de bit, fora que usar o Mint em um Tiger Lake, AKA 11Th mobilized Gen, não é legal por causa do Kernel antigo :slight_smile:

1 curtida

Antes de formatar, o @Weleson_Batista pode tentar instalar um kernel mais recente (o 5.10 seria o ideal) pelo gerenciador de atualizações. Se der certo, dá pra manter o sistema

2 curtidas

Uma reinstalação de um OS, potencialmente com uma interface nova, me parece uma solução muito simples, muito agressiva, e - Com respeito - um tanto preguiçosa.
Pedir para que ele configure alguns atalhos no teclado através de menus feitos com a intenção de ser fácil não está nem perto de ser “mais técnico” e “escovador de bit”.
No mais, o @Rodrigo_Chile está certo. Ele não precisa reinstalar o sistema pra atualizar o kernel.

Acho que chegamos tarde

1 curtida

Talvez não. Até baixar a ISO, fazer o pendrive, almoçar, tomar um café, de repente o nosso amigo aqui leu o tópico…

1 curtida

kkkkkk

Como tava dando esse problema, eu me estressei e coloquei windows de novo apenas pra fazer algumas coisas que eu precisava.
De qualquer forma, agora tenho que baixar uma iso nova e instalar. Agora é escolher a distro.

1 curtida

Coloque então uma de ISO recente - Ubuntu 20.04 (tem uma com kernel mais recente, acima do 5.4), Fedora, Manjaro. Pop!_OS é legal mas dá um trabalhinho pra fazer dual boot, estude o caso antes de tentar…

1 curtida

Pior que não. O Willian descobriu que tá mais fácil: https://www.youtube.com/watch?v=W-Qi130ax08

3 curtidas

É que antes era um trabalhão, agora diminuiu. Mas ainda é um plus a mais, se comparado com distros que usa grub como padrão

2 curtidas

Vou ficar atento a essa questão do dual boot.
Mas meu foco é ter apenas linux no notebook, justamente pra eu me obrigar a aprender e me adaptar ao mundo linux. Então não no momento não importa muito essa questão do dual boot. Mas Interessante saber.

3 curtidas

Olá! Seja bem-vindo ao fórum!

Eu acredito que a melhor maneira seria formatar.
Seu computador realmente tem um hardware muito novo para kernel’s antigos.

Tente começar com o popOS : https://pop.system76.com/
Ele é um ótimo sistema com suporte perfeito a hardware’s mais recentes.

As vezes como o @brejela citou,realmente é/era somente problema no mapeamento,
e como o @Rodrigo_Chile citou, para a questão do hardware você poderia trocar somente o
kernel, mais a maneira mais fácil é formatando com o popOS. As vezes você pode acabar
somente perdendo tempo em pesquisa, pelo jeito em que você escreveu, á instalação é recente, então creio que não teria muita coisa para salvar.

Claro, à quem responda esse comentario meu com : Mais se a pessoa é nova, precisa aprender a resolver esse tipo de coisa.
Mais como eu disse,as vezes é mais facil e rapido não quebrar a cabeça ! :grinning_face_with_smiling_eyes:

3 curtidas

Acabei de instalar aqui, O PopOS, o problema continua, vou tentar mudar o atalho agora kk

1 curtida

Ixi…

Qual o modelo do note? (não li tudo do tópico)
Sabendo o modelo eu poderia tentar ajudar de um jeito mais especifico.

É o novo Samsung Book com Intel core i5 de 11gr.

1 curtida

Seguinte… Atualiza o sistema como um todo primeiro: sudo apt update && sudo apt full-upgrade -y && sudo apt autoremove -y && sudo apt autoclean
Em seguida, instala o inxi (sudo apt install inxi -y) e nos mande o out put do seguinte comando, por favor: inxi -b

1 curtida

Olha…

faça assim:

Clique: Windows + T (junto)

E no terminal que aperecer digite:

inxi -b

e mostre a saida para a gente!

(copie a saida e no proximo comentario cole no final)

1 curtida