Meu problema com o Samsung Book 550XDA

Olá, deixo aqui os meus problemas com linux e com o meu laptop samsung book 550XDA-KV3:

Se eu trocar de SO, eu perco a garantia do meu notebook;

Nesse samsung book, a BIOS é modificada pela samsung, com isso, a opção de ativar a virtualização pela BIOS está desativada/oculta;

O teclado usa o alt Gr pra usar os caracteres (/,?);

Aparentemente, qualquer sistema Linux, com qualquer interface gráfica, apresenta o problema das teclas fn, já relatado aqui no forum Diolinux: Problema tecla FN Volume + - - Linux / Iniciantes - Diolinux Plus O modelo do laptop desse amigo também é um samsung book da linha 550XDA, o dele é um i5 o meu é um i3;

Uma maneira de burlar a perda da garantia por trocar de SO: Dual-boot e para se livrar de tudo, aperte F4 quando ligar o laptop, sendo assim, entrará no modo recovery do própio samsung, restaurando os padrões de fábrica.

Eu queria muito usar o arch, por causa da wiki, até o momento eu ñ tentei o dual-boot com ele e acho que nem irei. Eu vou esperar um pouco até que eu instale arch como único SO, eu estou muito triste pq este notebook foi caro, pelo menos pro bolso da minha família.

Ñ recomendo este laptop para ninguém que seja desenvolvedor, estudante de computação ou semelhantes.

1 curtida

Olá! Agradeço por compartilhar essa informação.

Note que na realidade você não possui nenhum problema com o Linux. Todas as limitações que você relata são na verdade responsabilidade de fabricantes de hardware que não respeitam seus direitos de usuário. É importante deixar isso claro para todos, para que mudemos a perspectiva enganosa de que o Linux é “problemático”.

Eu iria mais longe ainda e não indicaria esse computador para ninguém, independente de qualquer coisa.

2 curtidas

A Samsung não invalida a garantia que dá a seus notebooks se o dono da máquina mudar de sistema operacional. A mudança só dificulta a obtenção de suporte online. Lido com notebooks dessa marca, um da linha Essentials e outro da linha Book, e vejo que os computadores dessas linhas vêm com Windows (10 ou 11) acrescido de software da fabricante, instalado inclusive em partições próprias. Esses recursos a mais “comem” um bom espaço do HD ou SSD, mas permitem recuperação para padrões de fábrica e intervenções da equipe de suporte por meio remoto. Mas, em meu Samsung, apaguei tudo e reinstalei o Windows do zero, e instalei uma distro de Linux, que me serve como sistema principal. Não tive problemas, nem perdi a garantia.

De fato, no Linux, dependendo do modelo do notebook, o acionamento de funções pela combinação de teclas Fn + F(número) fica comprometido. Algumas das combinações dão o resultado esperado, outras não funcionam e outras dão bug. Mas consegui compensar essas incompatibilidades configurando o sistema na central da configurações da distro que tenho instalado (no caso, o Linux Mint).

Gosto bastante dos Samsung. No geral, aceitam muito bem os sistemas de base Linux. Já testei no meu Essentials uma longa lista de distros, e quase todas rodaram bem: Manjaro, Arcolinux, PCLinuxOS, OpenSUSE Leap, MX Linux, SpiralLinux, Mageia, Debian, Devuan, Xubuntu, Kubuntu, BigLinux e Regata OS.

  1. “Se eu trocar de SO, eu perco a garantia do meu notebook;” - n sei s vc perde.

  2. “a opção de ativar a virtualização pela BIOS está desativada/oculta” - se não me engano, a virtualização vem ativada por padrão.

  3. “O teclado usa o alt Gr pra usar os caracteres (/,?);” - esse é um problema do teclado, não do linux. não tenho nenhum problema em usar este recurso. ative teclado numerico ctrl + alt + num lock

  4. “Aparentemente, qualquer sistema Linux, com qualquer interface gráfica, apresenta o problema das teclas fn” - esse é um bug irritante que ainda não foi soclucionado, em qualquer notebook.

  5. “foi caro, pelo menos pro bolso da minha família.” - pra mim também. pago até hoje.

  6. “Ñ recomendo este laptop para ninguém que seja desenvolvedor, estudante de computação ou semelhantes” - eu recomendo. é excelente.

1 curtida

Sobre a Garantia; Como você mesmo explicou, você pode usar como Dual-Boot. Eu tinha esse medo no meu mesmo notebook, mas depois que resolvi tomar coragem e usar em Dual-Boot, acabei usando mais o Linux do que o Windows.

Já que você quer tanto usar o Arch, pode começar utilizando o Manjaro, que é Arch-Based.

eu tenho um notebook E30 da samsung e lembro que, na época que comprei, entrei em contato com o chat da samsung e perguntei a respeito.

O atendente me disse " se você instalar outro sistema que não seja o que vem de fábrica você perde a garantia de software, mas não de hardware"

Ou seja, se teu computador tiver algum problema que seja elegível para ser coberto pela garantia
acredito que pouco vai importar o SO instalado nele.
No meu computador eu nunca precisei entrar na BIOS pra instalar outros SO eu apenas colocava o pendrive e apertava a tecla F10 para abrir a tela de seleção de boot e pronto.

Sinceramente eu mais que recomendo os notes da samsung para quem quer usar linux porque, geralmente, eles são extremamente amigáveis com distros linux (no momento uso o fedora e ele roda tão bem que até parece que é um sistema nativo rsrsr)

EDIT: dei uma pesquisada e, ao que parece, teu computador é a versão mais recente do E30, acredito que, com o ganho de perfomance absurdo da 10th pra 11th geração, tu teria uma experiência excelente com LInux. Quanto as teclas FN, no meu computador as teclas funcionam muito bem.

É claro que algumas funções não vão funcionar. A tecla FN+ESC e FN+F1 abrem programas exclusivos da samsung que, é claro, não estão disponíveis para linux, mas as outras como as de volume e brilho funcionam muito bem.