Olá, tenho um problema recorrente que gostaria de reportar no meu notebook Samsung, mais precisamente, um NP550XDA, no caso a versão com Intel Celeron.
Comecei a usar Linux há um tempo, e tive que alterar de distros bastante por causa de algo que sempre acontecia quando eu tentava instalar uma distro: As teclas de volume são completamente bugadas. Uma vez que uso as tecla de volume do notebook (F7, F8), o volume aumenta / diminui infinitamente antes de metade da interface toda (XFCE, KDE, etc..) travar, e eu ser forçado a reiniciar o notebook. Isso não acontece em algumas distros (Como Arch, Fedora, Solus, Chimera, Opensuse, NixOS, e algumas outras), mas esse erro me limita a usar apenas estas distribuições. Muitas distribuições que eu gostaria de usar possuem esse problema, e ele me incomoda muito, já que eu uso bastante as teclas de volume e prefiro usar elas ao invés de usar um atalho diferente ou usar a própria interface.
Observando o problema, notei que:
Isso só acontece no teclado do notebook. Usar um teclado externo, seja com fio, sem fio, ou bluetooth, corrige o problema.
A maioria das distros que isso acontece geralmente são baseadas em Ubuntu (Linux mint, Pop!_Os, Zorin Os, etc)
Alguns usuários com o mesmo modelo ou com outros modelos específicos de notebooks da Samsung aparentam relatar o mesmo problema, como visto nesse tópico:
Pode ser uma BIOS/UEFI desatualizada, mas atualizar BIOS da Samsung é uma droga, muitos dos aplicativos deles pra fazer isso são obviamente exclusivos do Windows, e muitos deles (como o Samsung Update), n funcionam mais, ou migraram pra outros programas (como o Samsung Health Care), que já tentei usar, mas n puxou nenhuma atualização de BIOS/UEFI.
Alguém tem alguma ideia sobre o que pode ser isso?
Atualização: fuçei um pouco no fórum e achei esse tópico de outro usuário com um notebook da mesma linha que o meu, vou tentar replicar os comandos nele após instalar o Linux Mint como teste pra ver se funciona:
Atualização: Consegui resolver! Era algo a aver com o udev, fiz como no tópico aí que mencionei e agr aparentemente o kernel consegue reconhecer as teclas de volume!