Problemas com as teclas de volume no notebook Samsung NP550XDA

Olá, tenho um problema recorrente que gostaria de reportar no meu notebook Samsung, mais precisamente, um NP550XDA, no caso a versão com Intel Celeron.

Comecei a usar Linux há um tempo, e tive que alterar de distros bastante por causa de algo que sempre acontecia quando eu tentava instalar uma distro: As teclas de volume são completamente bugadas. Uma vez que uso as tecla de volume do notebook (F7, F8), o volume aumenta / diminui infinitamente antes de metade da interface toda (XFCE, KDE, etc..) travar, e eu ser forçado a reiniciar o notebook. Isso não acontece em algumas distros (Como Arch, Fedora, Solus, Chimera, Opensuse, NixOS, e algumas outras), mas esse erro me limita a usar apenas estas distribuições. Muitas distribuições que eu gostaria de usar possuem esse problema, e ele me incomoda muito, já que eu uso bastante as teclas de volume e prefiro usar elas ao invés de usar um atalho diferente ou usar a própria interface.

Observando o problema, notei que:

Isso só acontece no teclado do notebook. Usar um teclado externo, seja com fio, sem fio, ou bluetooth, corrige o problema.

A maioria das distros que isso acontece geralmente são baseadas em Ubuntu (Linux mint, Pop!_Os, Zorin Os, etc)

Alguns usuários com o mesmo modelo ou com outros modelos específicos de notebooks da Samsung aparentam relatar o mesmo problema, como visto nesse tópico:

Pode ser uma BIOS/UEFI desatualizada, mas atualizar BIOS da Samsung é uma droga, muitos dos aplicativos deles pra fazer isso são obviamente exclusivos do Windows, e muitos deles (como o Samsung Update), n funcionam mais, ou migraram pra outros programas (como o Samsung Health Care), que já tentei usar, mas n puxou nenhuma atualização de BIOS/UEFI.

Alguém tem alguma ideia sobre o que pode ser isso?

Atualização: fuçei um pouco no fórum e achei esse tópico de outro usuário com um notebook da mesma linha que o meu, vou tentar replicar os comandos nele após instalar o Linux Mint como teste pra ver se funciona:

Atualização: Consegui resolver! Era algo a aver com o udev, fiz como no tópico aí que mencionei e agr aparentemente o kernel consegue reconhecer as teclas de volume!

você está testando distro um atrás do outro porque gosta, ou precisa de uma distro definitiva?

Sinceramente, gostaria de usar muito um void linux, ou alguma distro parecida, eu só uso o arch pq ele n tem esse problema. Antes eu fazia mt distro-hopping por gostar, mas hoje, eu só queria uma distro pra usar definitivamente no dia-a-dia, mas isso é muito difícil porque a maioria tem esse problema, e é por isso que quero resolver. Se eu conseguir resolver esse problema das teclas de volume, eu poderia usar o Void, ou o Devuan, q tb é uma distro que queria usar, mas sou forçado a usar o Arch por conta deste problema, e atualmente, permaneço nele, não é uma distribuição que gosto muito

para eu poder te ajudar, você precisa escolher uma distro por definitivo. se você ainda não se decidiu, teste e obtenha a conclusão.

eu planejo usar o Void Linux ou Devuan no futuro, mas ainda estou bem superficial quanto isso. Estou realizando testes no Linux Mint onde o problema mais está presente, e se eu conseguir resolver, provavelmente vou migrar pro Void ou Devuan, onde o mesmo problema tb acontece, e vou resolver lá, são distribuições que gosto muito como particular. Se eu REALMENTE n conseguir resolver, talvez eu permaneça no Arch, que é de todas as distros onde esse problema n acontece, a que eu menos desgosto, e espero até eu conseguir um PC novo nesse ano. Ou eu só use um teclado externo mesmo, mas isso seria meio imprático, já que planejo dar esse notebook a um familiar meu, que n tem mt experiência com computador, e com crtz n vai usar um teclado.

O Void é uma distro independente e muito rápida, mas a forma de atualizar o bootloader muda dependendo de qual você escolheu na instalação (GRUB ou GRUB com Kernel Hooks do Void).

1. Abra o arquivo do GRUB:

Bash

sudo nano /etc/default/grub

2. Adicione o parâmetro da mesma forma:

Plaintext

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash samsung_laptop.broken_acpi_video=1"

3. Salve e feche o arquivo.

4. No Void, você não usa update-grub. O comando oficial para regenerar a configuração do bootloader é:

Bash

sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

_
Para as outroas distros, segue o mesmo passo-a-passo, se atente somente em mudar o terceiro passo:

Distro O que colocar no arquivo /etc/default/grub (Igual para todas) Comando final para aplicar (O que muda)
Ubuntu / Mint / Zorin samsung_laptop.broken_acpi_video=1 sudo update-grub
Devuan samsung_laptop.broken_acpi_video=1 sudo update-grub2
Void Linux samsung_laptop.broken_acpi_video=1 sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

me desculpa se parecer chato, ou arrogante, longe disso, mas.. Você usou IA pra obter essa resposta? Inteligências artificiais me recomendam coisas assim, ou outros parâmetros diretamente no arquivo de configuração do grub, como “acpi_vendor=samsung”, ou coisas do tipo, e não funciona. Acho que tá mais na comunicação diretamente entre o kernel e o teclado do Notebook, do que no inicializador GRUB

Consegui resolver, aparentemente, era só fuçar no udev e fazer o kernel reconhecer os sinais q o teclado enviava! De qualquer forma, mesmo com a resposta arrogante sua, ainda agradeço pelo tempo e vontade, perdão se eu tiver te deixado incomodado ou algo do tipo, ou se só estou interpretando de maneira má a sua resposta (obs: pra quem quer contexto, o cara aí de cima que respondi apagou o comentário, ou teve ele excluido)

Esse problema não ocorre em distros como arch por ser uma distro que atualiza as coisas rápido, eu apostaria 1 real que algum dia, pessoas que usam distros LTS não terão esses problemas.

Posso afirmar pra você que o problema está relacionado com o meu post, mas também preste atenção que algumas coisas mudam dependendo do modelo, como por exemplo teclas ou o nome pra identificar o dispositivo. Eu mesmo já esqueci o que fiz.

Mas note, que dependendo do sistema, o input event muda, por exemplo, quando eu precisava fazer isso no arch o input event era 3, no mint era 2, por isso eu coloquei um xx no final… sim eu corrigi pro mint e pro arch esse problema.

Tenho certeza que se você prestar atenção vai resolver isso. Talvez eu até dê uma olhada e te ajude, pergunta aqui se precisar.

Edit: so li depois que você conseguiu resolver, parabéns!!!

olha só quem tá aí! n esperava que aparecesse nesse post, kkkk, até pq aquele post é de 2023. Infelizmente é assim nos notebooks, empresas como Samsung ou HP possuem um firmware porco pro kernel linux, pelo menos essa é a minha teoria, até pq esse problema n acontece tão frequentemente em laptops da Lenovo por exemplo, meu pai tem um aqui e ele conseguiu usar Linux Mint tranquilamente sem muitos problemas por causa disso, ent tem que ser uma distro que atualize frequentemente mesmo.Muito obrigado por esclarecer esse problema, sem o seu post, eu dificilmente chegaria a uma solução clara