Problema com teclas Fn(s) SAMSUNG BOOK 550-XDA (Talvez seja um problema para usuários avançados

Ok, vamos por partes, esse problema é comum aos usuários da Samsung com um 550-XDA, Problema tecla FN Volume + -
Talvez eu tenha encontrado uma possível solução, mas sou iniciante e a coisa ficou complexa.

Eu estou usando Linux mint, meu notebook é equipado com um i3-1115G4, 4GB de ram e NVME de 256GB.

O problema é, aperto as teclas fn para aumentar e diminuir o volume e as teclas apertam infinitamente, dependendo da interface gráfica, ela pode travar e não permite você fazer qualquer coisa, isso pode ser resolvido dando logout ou reiniciando a máquina. Independente de distribuição ou kernel, isso vai ocorrer se as teclas selecionadas para aumentar ou diminuir volume for a combinação fn/(fnlock-desativado)+f7/f8. Um jeito de resolver esse problema é mudar o atalho para f7/f8, consequentemente você não vai usar o fn/fnlock(off)+f7/f8, lógico. Essa resolução é um pouco problemática, imagina que a tecla up sound seja fn+f5, enfrento esse problema e mudo para f5 apenas, agora eu não consigo atualizar o navegador apertando f5.

Encontrei algumas pessoas com esse problema de teclas fn apertando infinitamente em um fórum gringo, o modelo dele não era o mesmo que o meu, eu não consigo mais achar o fórum mas tenho todas informações, os usuários avançados vão entender, eu acho, era algo com esse arquivo aqui lib/udev/hwdb.d/60-keyboard.hwdb, ele procurava o modelo do teclado dele nesse arquivo e digitava alguns comandos e problema resolvido, o problema é que não tem o meu modelo aí, consultado o chatgpt, ele falou para eu criar um modelo para mim

O problema é que eu não entendi nada e talvez isso nem resolva meu problema, é claro que eu posso estudar mais sobre essas coisas que apareceram na tela e tentar resolver, mas acho que vai levar um certo tempo kkkkkkkkk
Alguém está disposto a ajudar?

Eu resolvi o problema. Para as pessoas que possuem problemas semelhantes:systemd/60-keyboard.hwdb at main · systemd/systemd · GitHub

Os comandos a seguir resolvem os problemas da linha 550XDA

sudo nano /etc/udev/hwdb.d/61-keyboard-local.hwdb

evdev:atkbd:dmi:bvn*:bvr*:bd*:svn[sS][aA][mM][sS][uU][nN][gG]*:pn550XDA:pvr*
 KEYBOARD_KEY_81=!esc
 KEYBOARD_KEY_ce=!prog1 	# Fn+F1 launch settings
 KEYBOARD_KEY_ae=!volumedown 	# Fn+F7 volume down
 KEYBOARD_KEY_b0=!volumeup	# Fn+F8 volume up

salve e volte para o terminal.

Use o evtest e descubra qual ‘event’ corresponde ao seu teclado

sudo evtest

e por último

systemd-hwdb update

udevadm trigger /dev/input/eventXX

reinicie a máquina e pronto.

Edit: primeira vez usando fórum, os comandos não estavam bem formatados, agora pode copiar e colar e está tudo certo. :slight_smile:

3 curtidas

Super grato por dividir a informação conosco!

Meu Samsung Book com Linux Mint Cinnamon passa por esse problema. A diferença é que o sistema não trava com combinações “Fn + F7” e “Fn + F8”.

Para contornar isso, até o momento eu só tinha recorrido à configuração das teclas de atalho do Mint Cinnamon. Atribuí novas combinações para controlar volume, e deu certo. Não escolhi nenhuma opção “Fn + tecla com F”.

Em modelos mais antigos de notebooks Samsung, como os da linha Essentials, o volume é ajustado normalmente com “Fn + F7 ou F8”.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.