Problema tecla FN Volume + -

Só um adendo, o Pop abre o terminal com Super + T, AKA Tecla do Windows + T :sweat_smile:

1 curtida

Na verdade tu tá certo sim kkk. A maioria das distros que vem com hotkey para abrir o terminal usam essa sequência. O Pop!_OS que quer ser o diferentão.

1 curtida
System:    Host: pop-os Kernel: 5.13.0-7614-generic x86_64 bits: 64 Desktop: Gnome 3.36.7 
           Distro: Pop!_OS 20.04 LTS 
Machine:   Type: Laptop System: SAMSUNG product: 550XDA v: P08CFB serial: <superuser/root required> 
           Mobo: SAMSUNG model: NP550XDA-KF2BR v: SGLA915A03-C01-G001-S0001+10.0.19042 
           serial: <superuser/root required> UEFI: American Megatrends LLC. v: P08CFB.034.210609.HQ 
           date: 06/09/2021 
Battery:   ID-1: BAT1 charge: 37.3 Wh condition: 44.4/43.1 Wh (103%) 
CPU:       Quad Core: 11th Gen Intel Core i5-1135G7 type: MT MCP speed: 426 MHz min/max: 400/4200 MHz 
Graphics:  Device-1: Intel driver: i915 v: kernel 
           Display: x11 server: X.Org 1.20.11 driver: i915 resolution: 1920x1080~60Hz, 2560x1080~60Hz 
           OpenGL: renderer: Mesa Intel Xe Graphics (TGL GT2) v: 4.6 Mesa 21.2.1 
Network:   Device-1: Intel driver: iwlwifi 
           Device-2: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet driver: r8169 
Drives:    Local Storage: total: 238.47 GiB used: 9.63 GiB (4.0%) 
Info:      Processes: 325 Uptime: 18m Memory: 7.50 GiB used: 2.42 GiB (32.3%) Shell: bash inxi: 3.0.38
2 curtidas

Não sei se é o caso, mas tenta apenas apertar as teclas de Volume+ / Volume- e veja se funciona. Meu pai te, um laptop da Lenovo (Idepad S145) que só assim funciona para configurar o volume e o brilho da tela.

1 curtida

Eu ja tentei tambem, ja dei um fn lock tambem.
Nem sinal de vida kk
Depois que eu aperto uma vez ele muta tudo ou fica com vol no max.
so consigo alterar o volume se eu mutar ele e ajudar pela barra que fica no topo da tela msm.

Não vi fotos do modelo, mais achei postagens do forum askbuntu falando sobre isso.
Parece ser em especifico com a marca,então estou indo roubar um computador samsung windows e testar no linux para tentar te ajudar.
Como eu não vi foto ainda,preciso perguntar.
Meu note lenovo G40-70 tem uma tecla de trocar as funçoes, e para isso eu preciso acessar o windows.
recentemente eu descobri que com tres cliques no fn mais alguma tecla ele funciona como no windows. o seu tem algo do tipo?de troca de funcoes? Ex: o mesmo botão de "overclock " e o mesmo de brilo aqui.

Será que não é o layout que você selecionou durante a instalação que tá bichando? As teclas padrão ABNT2 estão funcionando?

Não conseguiu modificar as teclas de atalho? Devia ser mais fácil no GNOME que no MATE.

Normalmente as teclas função fazem syscalls especiais, não tem muito a ver com o layout. Eu ainda acho que é coisa do keyboard mapper, ele devia ser capaz de consertar isso pelo menu de atalhos do teclado.

Tem a funcao de dar lock, ai nao precisa aperta “fn”. (que eu saiba)

1 curtida

o meu é o fn, não o fnlock, tente testar o que eu falei…

Só por garantia, entra neste site e vê se as teclas em questão são reconhecidas: https://en.key-test.ru/

1 curtida

Eu coloque padrao Brasil.
as letras e tipo fn e botao de abaixar ou aumentar o brilho funciona tudo normal.
A treta esta sendo nessa do volume que se aperta ja era. fica como se tivesse apertando a tecla milhoes de vezes kk

2 curtidas

vou tentar aqui.

No menu de configurações, no painel lateral, em Atalhos do Teclado, na seção de Áudio e Multimídia.
Eu não uso GNOME, então não sei como é. Mas eu dei uma lida rápida e imagino que é lá que estão as configurações

Esse é o mesmo que eu uso no trabalho, um Book X40. Instalei Manjaro nele, acho que pra mim funciona normal, mas te darei certeza amanhã, que irei lá, hj fiz rômi ófisse

edit: testei aqui no Manjaro XFCE com kernel 5.14. Os botões aqui funcionam normal. Não sei exatamente porque, mas não aparece indicação na tela de mudança no brilho ou no volume, mas funciona. Seguem prints:

Com o volume a 100%:
image

Após 5 cliques em Fn + F7:
image

Eis o laptop em questão que fiz os testes:

image

System:
  Host: cpers-samsung Kernel: 5.14.7-2-MANJARO x86_64 bits: 64 
  Desktop: Xfce 4.16.0 Distro: Manjaro Linux 
Machine:
  Type: Laptop System: SAMSUNG product: 550XCJ/550XCR v: P11RFH 
  serial: <superuser required> 
  Mobo: SAMSUNG model: NP550XCJ-XF2BR

@Weleson_Batista

1 curtida

Sim,achei aqui.
Consegui alterar pra (f8 aumentar e f7 diminuir).
ele so ano reconhece se eu tentar o que ja estava ne kkk que é “fn + f8” por exemplo.
Mas pelo jeito vai ter que ser assim msm. kkk

3 curtidas

Problema resolvido então?

1 curtida

Aparentemente sim, nao deu pra resp ontem, mas, obrigado pelo tempo de todo mundo. Vlw msm.

3 curtidas

@thespation faz a boa, por favor :slight_smile:

3 curtidas

Bom. Então tem alguma coisa mais séria com o mapeamento do teclado. Com certeza é algo que dá pra consertar; Especialmente agora que eu vi que tu tá usando o X.Org.
Mas… Dá um trabalhinho.
-Que bom que conseguiu solucionar ele de alguma forma, ao menos.

2 curtidas