A um tempinho atrás eu fiz o tópico : nixOS, básico sobre o projeto - #37
Que eu tentei explicar o projeto em si, não era bem o objetivo ,pois antes de postar o tópico eu tinha colocado algo como : nixOS,explicando sobre.
Só que eu me arrependi ,pois não tem como explicar esse sistema sem explicar o nixSHELL e nixPKG, então agora eu vou tentar não tocar no assunto sobre esses dois,qualquer duvida,acesse o tópico sobre o projeto.
Naquele mesmo tópico eu falei que ia fazer um tutorial de instação , mais não tem nada além doque o proprio manual/wiki mesmo para falar,mas mesmo assim eu vou escrever aqui.
nixos.org | fonte para o tutorial | O que o nix tem de diferente ? | Basico sobre o projeto
INSTALAÇÂO
dê um sudo su
antes de começar.
- Particionamento e formatação (Esse tutorial esta sendo feito pensando em /dev/sda e disco inteiro,se nao for o seu caso,adapite para o seu uso.)
- PARA UEFI (GPT)
(Observação : você pode ignorar com segurança a mensagem informativa do parted sobre a necessidade de atualizar o / etc / fstab.)
Crie uma tabela de partição GPT .
parted /dev/sda -- mklabel gpt
Adicione a partição raiz . Isso irá preencher o disco, exceto a parte final, onde o swap ficará, e o espaço deixado na frente (512 MiB) que será usado pela partição de boot.
parted /dev/sda -- mkpart primary 512MiB -8GiB
Em seguida, adicione uma partição swap . O tamanho necessário irá variar de acordo com as necessidades, aqui é criado um 8GiB.
parted /dev/sda -- mkpart primary linux-swap -8GiB 100%
( Nota: As regras de tamanho da partição swap não são diferentes das de outras distribuições Linux.)
Finalmente, a partição de inicialização . O NixOS por padrão usa o ESP (partição do sistema EFI) como sua partição / boot . Ele usa os 512 MiB inicialmente reservados no início do disco.
parted /dev/sda -- mkpart ESP fat32 1MiB 512MiB
parted /dev/sda -- set 3 esp on
- PARA Legacy Boot (MBR)
Crie uma tabela de partição MBR .
parted /dev/sda -- mklabel msdos
Adicione a partição raiz . Isso irá preencher o disco, exceto para a parte final, onde ficará o swap.
parted /dev/sda -- mkpart primary 1MiB -8GiB
Finalmente, adicione uma partição swap . O tamanho necessário irá variar de acordo com as necessidades, aqui é criado um 8GiB.
parted /dev/sda -- mkpart primary linux-swap -8GiB 100%
- Formatação.
Para inicializar partições Ext4: mkfs.ext4 . É recomendável atribuir um rótulo simbólico exclusivo ao sistema de arquivos usando a opção , pois isso torna a configuração do sistema de arquivos independente das alterações do dispositivo. Por exemplo:-L label
mkfs.ext4 -L nixos /dev/sda1
Para criar partições de troca: mkswap . Mais uma vez é recomendado para atribuir um rótulo para a partição swap: . Por exemplo:-L label
mkswap -L swap /dev/sda2
PARA Sistemas UEFI
Para criar partições de inicialização: mkfs.fat . Mais uma vez, é recomendável atribuir um rótulo para a partição de boot: . Por exemplo:-n label
mkfs.fat -F 32 -n boot /dev/sda3
- Instalando
Monte o sistema de arquivos de destino no qual o NixOS deve ser instalado /mnt
, por exemplo
mount /dev/disk/by-label/nixos /mnt
PARA Sistemas UEFI
Monte o sistema de arquivos de inicialização /mnt/boot, por exemplo
mkdir -p /mnt/boot
mount /dev/disk/by-label/boot /mnt/boot
Se a sua máquina tiver uma quantidade limitada de memória, você pode querer ativar os dispositivos de troca agora ( swapondevice
** ). O instalador (ou melhor, as ações de construção que ele pode gerar) pode precisar de um pouco de RAM, dependendo da sua configuração.
swapon /dev/sda2
Agora você precisa criar um arquivo /mnt/etc/nixos/configuration.nix
que especifica a configuração pretendida do sistema. Isso porque o NixOS tem um modelo de configuração declarativo : você cria ou edita uma descrição da configuração desejada do seu sistema, e então o NixOS se encarrega de fazer isso acontecer.
nixos-generate-config --root /mnt
nano /mnt/etc/nixos/configuration.nix
Agora nessa parte , é preciso eu dar um aviso : Se for fazer esse tutorial,faça em maquina virtual primeiro,o arquivo de configuração é totalmente pessoal,então não é possivel eu compartilhar o meu,porque eu escrevi de uma maneira com que só funcionaria em alguma maquina da minha casa.
Estou pedindo para que faça em máquina virtual,que se voçê não tiver experiencia com a “sintaxe nix” não comprometa a usabilidade,pois ja existe uma iso com os drivers de maquina virtual.
Treine em maquina virtual que eu acredito que todo mundo conseguiria instalar o sistema futuramente sem dor de cabeça.
Pronto,aviso dado e depois de modificar o arquivo com:
nano /mnt/etc/nixos/configuration.nix
somente dê um:
nixos-install
Este tutorial foi feito com a tradução do google tradutor,qualquer comando que dê errado,porfavor fale aqui.
Qualquer duvida , escreva aqui e todos os links para tutorial de configuração,instalação,eu coloquei em cima do tópico.