Sobre o NixOS: o que ele tem de diferente na prática?

A modularidade desse sistema o faz “quebrar” menos? O gerenciador de pacotes Nix tem mais funcionalidades que seus pares? O isolamento entre os pacotes é benéfico para o funcionamento do sistema? Existe tradução em Pt-Br para o mesmo?

2 curtidas

Nunca me interessei em descobrir, mas já q comentou, vou dar uma estudada.

2 curtidas

@Vnp consegue dar uma palavrinha? Meu SDA atacou e estou pensando em estudar o NixOS agora…

2 curtidas

ja tentei escrever tudo 3 vezes,so que acho que é impossivel explicar o funcionamento do sistema inteiro.
Ficou com 9 prints tudo,e ficou imenso.
O jeito mais facil de explicar creio eu é:
O projeto é dividido em três sessões:
nixOS
nixSHELL
nixPKG
.
O nixOS seria a junção dos nix pkgs com o nix shell.
Tanto o nixPKG e o NIX SHELL podem ser instalados em qualquer distro com systemD.
O nixOS por ser uma junção dos dois ,obrigatoriamente você tera que aprender o nixSHELL,pois ele ja é exigido logo na instalação.
O nixOS não tem instalador nenhum (AINDA) ,so que ainda é mais facil de instalar do que o arch ou o gentoo,pois se você pegar a livecd com interface é basicamente ler,copiar,colar.
Eu não necessariamente estou falando diferenças ,pois o sistema é completamente diferente de um sistema linux normal.

você ja vai tomar um susto quando for dar um which bash e se deparar com isso:

/run/current-system/sw/bin/bash

e isso se deve por não exisitr um /bin padrão.

Como outras distros consideradas “dificil” a melhor coisa é ler a documentação.(que por sinal é otima)

Depois que você acustuma com qualquer projeto nix,é muito dificil sair.

Estou pensando em começar a escrever tópicos sobre o nix,se eu tiver apoio eu vou tentar explicar coisa por coisa do sistema

4 curtidas

Tens tu meu total apoio. Já estou engessado no openSUSE, que é uma coisa boa para estabilidade do meu sistema diário, mas preciso absorver um conhecimento diferente. “Jacaré parado vira bolsa de madame”

1 curtida

Foi ai que eu aprendi a usar linux hehe

Obrigado ! Estou tentando crescer a comunidade nix no brasil,porque como eu ja falei em outros tópicos sobre ele , ele quase não tem comunidade aqui…

2 curtidas

Eu ignorei sem querer o comentario de cima kk

Sim.

Depende do uso,ele pode ser usado como um gerenciador de pacotes padrão,so que tem muitas funcionalidades extras.

Sim,mais traz coisas exóticas sobre os mesmos.

Infelizmente só em algumas coisas,mais em grande maioria não, so que eu estou tentando mudar isso.

2 curtidas

Estou a algum tempo com o Nixos em uma VM e estou curtindo bastante, é bem diferente, mas é muito legal de usar. Achei a instalação muito tranquila, é só ler a documentação.
Se um dia for sair do Slackware, muito provavelmente salte para o Nixos.

4 curtidas

Eu conhecia o NixOS e compreendia pouco de sua proposta, nunca procurei saber mais sobre o projeto. Hoje eu instalei o Nix como gerenciador de pacotes complementar no meu sistema e estou me divertindo. Talvez seja uma boa alternativa para quem deseja ter pacotes mais recentes em sistemas com pacotes congelados.

2 curtidas

Sem problemas. Obrigado pelas respostas esclarecedoras.

1 curtida

O título:

O NixOS é o sistema quase perfeito, e é isso o diferencial dele, ele não está preso em duas dimensões como as outras distros:

  • LTS x Sempre na última versão
  • Point Release x Rolling Release

E por aí vai, você pode ter isso a ainda sim mantendo o controle de versionamento de cada pacote individualmente e sem depender de runtimes, isso significa que em teoria você pode ter um app atualizado “on commit” do desenvolvedor ao mesmo tempo que recebe atualizações na versão LTS do sistema sem quebrar nada (ou vice versa)

Não só quebrar menos, o NixOS é virtualmente inquebrável você precisa dizer explicitamente pro sistema que você quer quebrar ele

Não diria mais (especialmente se comparado com APT) eu diria diferenciadas, o NixPkgs não é apenas um gerenciador de pacotes, ele permite criar e gerenciar ambientes inteiros além de possuir sua própria linguagem declarativa

Sim e não, por um lado torna o sistema inquebrável, por outro abre brechas para coisas “estranhas”

Infelizmente não


O motivo do quase perfeito é porque isso não é transparente ao usuário

4 curtidas

Valeu pelas suas respostas.

1 curtida

Sim,quando houve a mudanca para o gnome 40 e ficou aquela bagunca de qual distro usar,o nix ainda existe a opcao de instalar o gnome2 ! mesmo que a versao padrao seja a 40

3 curtidas

Re-lendo o topico eu lembrei de uma coisa,a melhor maneira de voce aprender sobre esse SO
e vendo essa pagina: Explore Nix | Nix & NixOS
Aqui basicamente explica tudo.

2 curtidas

Quem sabe esta conversa não seja o embrião de uma comunidade Nixos Brasil.

4 curtidas

Vc já tentou executar isso no *Ubuntu ou outra base?
A proposta é muito interessante, então pensei na viabilidade do TigerOS 22 vir com ele, mesmo q como alternativa.

3 curtidas

Funciona normal, experimenta:

curl -L https://nixos.org/nix/install | sh
3 curtidas

So vi agora,sim,funciona na base ubuntu!

Acho que principalmente por voltar para um publico mais corporativo imagino que iria atrair
até mais gente.

1 curtida

Interessante esse NixOs, pesquisei algumas coisas sobre e ainda fiquei com dúvidas hehe
A questão de atualização de pacotes trás as novas versões ou não, isso não ficou claro, por exemplo mês que vem lança o KDE Plasma 5.23 aí é só atualizar?
Funciona AppImage de boas (meu maior fluxo de trabalho é em cima disso)?

1 curtida

Funciona normalmente,inclusive o nix-build do nixPKG tem uma ferramenta para criar appimage

Só se você quiser,mesmo depois do lançamento ainda vai ser possivel optar por instalar a versão da sua escolha,até onde eu sei ,elé é o unico sistema que tem como instalar uma versão mais antiga de algo!

3 curtidas