Sobre o NixOS: o que ele tem de diferente na prática?

Conheço o conceito do Fedora Silverblue, seria algo mais ou menos desse estilo (não estou dizendo que é igual só estou tentando fazer analogia para enteder melhor me baseando em algo)?

2 curtidas

Não sei se ele se encaixa 100% em um sistema imútavel. Ele funciona muito bem em conteiners mais não é o foco principal. Ele tenta ter o maximo de pacotes possiveis .

2 curtidas

A instalação de pacotes em é baseado no seu próprio gerenciador tendo que ser utilizado via terminal, dispensando assim lojas como o Discover ou ela também funciona e utiliza ele por baixo?

1 curtida

Infelizmente sim,So pelo terminal ou tendo um conhecimento basico do nix-shell.
Atualmente eu estou criando uma distro baseada no nix que pretendo fundir a loja com o repositorio nix,assim sendo uma loja para qualquer distro que não tem repositorio grande.

ACHO que lojas assim só funcionarão com flatpak ou snap.

2 curtidas

Falar em flatpak, também é compatível com a distro?

1 curtida

Sim,tem no manual principal como instalar flatpak e tem no site do flatpak o nixOS:Flatpak—the future of application distribution

1 curtida

Você utiliza como sua distro principal?
Caso sim, quando você migrou para ela qual foi a coisa que mais sentiu falta que é meio padrão nas outras?

1 curtida

Sim. Só no meu computador principal que eu uso para programar jogar e multimidia.

Acho que não porque eu ja vim pro nix meio querendo descobrir coisa nova sem instalar bsd,
mais talvez o jeito com que funciona os diretorios,porque as vezes eu tenho que adaptar shell script para ele.

1 curtida

Acho o Nixos sensacional, o que atrapalha um pouco sua adoção por aqui, creio que seja a documentação, que apesar de a oficial ser muito boa, não existem muitos outros sites sobre a distro e não tem nada em português. Ou se tem eu nunca encontrei.

2 curtidas

Poderia me dar um exemplo?

*Sobre os diretórios

**Obs: Parece entrevista, haha… Só estou muito curioso mesmo e vou experimentar

1 curtida

Só existem 2 videos brasileiros , e um não soube nem instalar a distro e falou que não gostou.

Por exemplo,o /bin das outras distros é assim :

/usr/bin/bash

a do nixOS é:

/run/current-system/sw/bin/bash
1 curtida

Assisti um vídeo desses porém me parece que o vídeo é meio forçado, parece vídeo de atingir meta (aqueles que tem que postar toda semana pelo menos um vídeo), muito superficial

1 curtida

Recomendo o liquuid do canal DIstroHopper,ele usa linux a 20 anos e tem uma opiniao concreta do que seria “certo”.

1 curtida

Assisti um vídeo que ele fez do Nixos, e foi esse vídeo que atiçou minha curiosidade. O liquuid, inclusive, já disse depois disso que tem interesse em adotar o Nixos.

2 curtidas

pra mim foi o empurrão final.Assim como ele eu gosto muito do awesomeWM ,mesmo que agora eu não tiro mais o sway

1 curtida

Estou usando KDE Plasma no meu.

1 curtida

E ela será “user-friendly”?

1 curtida

Sim,pretendo fazer algo como o manjaro fez para o arch. So que pretendo fazer essa loja baseada na gnome software que eu acho que seria a mais facil para novatos.

1 curtida

Quer colaborar comigo não?

1 curtida

Ainda sou um programador novo.
Não sei se conseguiria ajudar com alguma coisa além do nix,fora que não sou uma pessoa muito ativa. Estou no momento estudando alguns livros de shell para criar meu próprio instalador.
Acho que o maximo que eu conseguiria ajudar é com alguma duvida sobre o nix,porque no minimo 4 horas do dia é eu mexendo nesse sistema.