Seguindo no tópico de “besteiras no sistema” eu me lembrei de uma coisa…
As duas distros que eu usei por mais tempo foi o OpenSuSE e o arch, e o arch eu custumava formatar sempre, mas eu era tão doido pelo openSuSE que eu usava dualboot do tw e do leap, e até hoje minha foto de perfil do youtube, é a logo do openSuSE. Eu tinha total confiança na distro, e se hoje eu sair do nixOS, eu iria de volta ao openSuSE, (ou talvez experimentar o fedora, coisa que eu vou fazer no 35 com um possivel dual boot na minha maquina principal), mas quando eu comecei a usar nix, como ja é esperado , eu era 100% novato, e eu não sabia do manual do nix, e ainda não existia um tópico sobre a instalação, e como o nix não costuma seguir ordem “normal” sobre montagem e particionamento, na primeira instalação, eu acabei “fundindo” meus dois openSuSE, mas até ai tava ok ainda…
Mas na primeira instalação, ( e nas proximas 7 ou 8 ) , eu tava sem wifi, porque eu não sabia das configurações do usuario… Ok, nixOS sem internet e sem saber o que tinha que fazer… fui la e formatei de novo. Na primeira vez, os openSuSE se tornarão um só, arquivos compartilhados e tudo mais, e tava sendo como um TW, tava funcionando ok, mas o leap, ainda existia meus arquivos e existia a entrada dele, mesmo não dando boot. Por não ter a paciencia de recuperar o sistema, eu deixei assim, mas na segunda vez que eu instalei o nix… Eu ja tava metendo uma de entendido, então eu quis fundir a nixstore com o diretorio do openSuSE, porque se isso desse certo (Spoiler: Não deu nem um pouco), eu teria um OpenNIX ou um nixSuSE , mas… MAS… esse mesmo diretorio compartilhado, eu não sabia da regra do btrfs, e como o openSuSE eu instalei com btrfs e o nix com ext4, eu terminei de ferrar o openSuSE, agora eu não tinha arquivos do antigo SUSE leap, e não tinha mais o proprio nix, e o que sobrou foi um OpenNIX TumbleLeap, que até la ja tava sem meus arquivos do leap, alguns diretorios sem poder ser acessado, apps quebrados, dependencias jogadas no lixo, e eu so resolvi invertendo novamente a nixsotre por um chroot que eu fiz para o falecido nix. Pronto, Assim eu tinha um sistema atómico quebrado por cada molécula.
Graças a tudo , o pouco que sobrou eu consegui recuperar, mas eu ainda tinha 150 gigas sem recuperar ( e não recuperei até hoje ) , resultado foi um dia inteiro e uma noite inteira jogados no lixo, por querer dar uma de entendido de mudar a nixstore, mas não dar um simples nixrebuild. E essa foi a historia de como eu quebrei dois sistemas inquebraveis.
1 curtida