Qual foi a pior besteira que você ja fez em algum sistema?

Tem kkkk se bobiar tem ajuda ate pro Windows escondido ali kkkk

1 curtida

O gentoo que eu mencionei no topo do tópico, eu instalei ele com um monte de coisas olhando na arch

3 curtidas

Viva el bravo Synaptic! – Exibe um aviso gritante, com a lista completa de tudo que será removido.

Mas, curiosamente, não tenho tido problemas desse tipo ao remover pacotes por comandos CLI nas distros “não-Debian”. – Os avisos são mais discretos, naquelas letrinhas miúdas do Konsole, mas dá para perceber o perigo… desde que não se use a opção “y” (ou equivalente). Acho que nunca uso.

Em geral, paro para copiar tudo que é relevante – mantenho sempre aberto um arquivo TXT para anotar essas coisas, em cada distro – e isso ajuda a prestar atenção.

1 curtida

Ja faz uns 15 minutos que eu to tentando procurar para linkar o projeto no github, mas eu não to achando. Existia um projeto no apt que quando o apt era chamado e não importasse o que era, ele mostrava uma gui para as dependencias e o que seria modificado, (acho que era no dialog, depois adotaram o yad) e se quisesse ele mandava para um txt igual um >> depois do apt. Tambem funcionava como log facilitada, mas não achei nunca mais o projeto. Tentei todas as keys no google para achar, mas parece que o projeto foi apagado.
Acho que deu ruim para eles, na hora que tentaram fazer algo além de um gui, e tinha a aparencia de uma loja , mas para qualquer interface grafica, igual o Synaptic.

Acho que hoje em dia o projeto ia ajudar muito , mas não achei. Só se não morreu e eu to falando bobeira, e na verdade ele foi parar em outro site. Se alguem ja viu ele, marca essa linha com o link caso ainda existir…

Obs: Não era oficial, era feito por alguns colaboradores somente, e o projeto durou algum tempo, não sumiu tão rapido. Ultima vez que eu ò vi , foi em 2020.

1 curtida

Isso me lembrou uma das experiências mais estranhas que já fiz – mas que acabou dando certo, após um desastre catastrófico. – Consegui recuperar o sistema e continuei usando por mais 1 ano e meio!

Foi o Devuan 2 Beta, que instalei pela ISO “minimal”, a única que me permitiria incluir download + instalação do ambiente KDE – que naquele momento também era “experimental” (“KDE (testing)”, Fevereiro 2018).

Como se não bastasse esse acúmulo de Beta + Experimental, ainda removi tudo que pude do PIM (Personal Information Management), o que me deixou com 200+ pacotes listados como “Auto-Removíveis”, no Synaptic – entre eles, vários dos pacotes mais fundamentais do KDE. – Tudo bem, era só fazer de conta que aquele aviso não existia… :slightly_smiling_face:

Um dia, o conjunto do KDE deixou de ser “experimental” – e na atualização seguinte vi o Plasma ser demolido, pacote por pacote. – O próprio Synaptic se auto-removeu (mas continuou trabalhando até concluir a destruição geral!).

Acima - Imagens do momento em que o KDE se auto-demolia, pacote por pacote.

Ao reiniciar o Devuan 2 Beta para tentar reinstalar o Synaptic pelo comando apt, outra surpresa: – Estava sem rede! – O network-manager também tinha sido removido. Pesquisei e encontrei um comando dhclient eth0, que me permitiu alcançar os repositórios outra vez.

Depois de consertar o desastre, examinei todas as capturas de tela, fotos (ah, essa minha mania de documentar tudo), as anotações, o histórico de comandos, o histórico do próprio Synaptic (sim, ele salvou o log, antes de fechar para sempre!), logs do apt e do dpkg, até entender o que havia acontecido e fazer um relato detalhado.

Depois disso, ainda usei o Devuan 2 Beta KDE por mais 1 ano e meio, até aposentar aquele velho PC 2 x Core2 Duo.

No novo PC, acabei me interessando pelo MX Linux, e não vi motivo para instalar também o Devuan (agora “4”).

2 curtidas

Seguindo no tópico de “besteiras no sistema” eu me lembrei de uma coisa…
As duas distros que eu usei por mais tempo foi o OpenSuSE e o arch, e o arch eu custumava formatar sempre, mas eu era tão doido pelo openSuSE que eu usava dualboot do tw e do leap, e até hoje minha foto de perfil do youtube, é a logo do openSuSE. Eu tinha total confiança na distro, e se hoje eu sair do nixOS, eu iria de volta ao openSuSE, (ou talvez experimentar o fedora, coisa que eu vou fazer no 35 com um possivel dual boot na minha maquina principal), mas quando eu comecei a usar nix, como ja é esperado , eu era 100% novato, e eu não sabia do manual do nix, e ainda não existia um tópico sobre a instalação, e como o nix não costuma seguir ordem “normal” sobre montagem e particionamento, na primeira instalação, eu acabei “fundindo” meus dois openSuSE, mas até ai tava ok ainda…
Mas na primeira instalação, ( e nas proximas 7 ou 8 ) , eu tava sem wifi, porque eu não sabia das configurações do usuario… Ok, nixOS sem internet e sem saber o que tinha que fazer… fui la e formatei de novo. Na primeira vez, os openSuSE se tornarão um só, arquivos compartilhados e tudo mais, e tava sendo como um TW, tava funcionando ok, mas o leap, ainda existia meus arquivos e existia a entrada dele, mesmo não dando boot. Por não ter a paciencia de recuperar o sistema, eu deixei assim, mas na segunda vez que eu instalei o nix… Eu ja tava metendo uma de entendido, então eu quis fundir a nixstore com o diretorio do openSuSE, porque se isso desse certo (Spoiler: Não deu nem um pouco), eu teria um OpenNIX ou um nixSuSE , mas… MAS… esse mesmo diretorio compartilhado, eu não sabia da regra do btrfs, e como o openSuSE eu instalei com btrfs e o nix com ext4, eu terminei de ferrar o openSuSE, agora eu não tinha arquivos do antigo SUSE leap, e não tinha mais o proprio nix, e o que sobrou foi um OpenNIX TumbleLeap, que até la ja tava sem meus arquivos do leap, alguns diretorios sem poder ser acessado, apps quebrados, dependencias jogadas no lixo, e eu so resolvi invertendo novamente a nixsotre por um chroot que eu fiz para o falecido nix. Pronto, Assim eu tinha um sistema atómico quebrado por cada molécula.
Graças a tudo , o pouco que sobrou eu consegui recuperar, mas eu ainda tinha 150 gigas sem recuperar ( e não recuperei até hoje ) , resultado foi um dia inteiro e uma noite inteira jogados no lixo, por querer dar uma de entendido de mudar a nixstore, mas não dar um simples nixrebuild. E essa foi a historia de como eu quebrei dois sistemas inquebraveis.

1 curtida

Esquecer um HD de 4TB que seria apenas pra guardar arquivos importantes e com mais de 60% ocupado conectado no notebook e, na hora de instalar o sistema pelo pendrive, marcar pra particionar e formatar o HD de backup em vez de usar o SSD pode ser contado como fazer besteira?

3 curtidas

No Windows: deixar ativada aquela opção de execução automática de mídia externa (pendrive). Resultado: na última semana pra entregar TCC, coloquei um pendrive com vírus que sumiu com tudo. Não tinha backup. Noobice level hard.

No linux:

  • tentar tirar a barra do Unity kkkk Acostumada com o windows, aquela barra me dava uma sensação de sufocamento pela perda de espaço;
  • tentar instalar outra interface (acho que XFCE) no lugar do Unity. Cagou o sistema inteiro.
5 curtidas

Fui formatar uma partição pra instalar o linux e acabei formatando meu HD externo. A sorte que eu tinha um amigo com alguns dados pra eu fazer backup.

2 curtidas

Ficar trocando de distribuições como ouvesse alguma diferença entre elas , acabei com o SSD! :rofl: :rofl: :rofl:

1 curtida

SIm, mas essa é uma historia triste :eyes: (Acho que todo mundo que ja formatou algo, pendrive,sdd,hd,cartão de memoria, e ai vai, ja vez uma besteira desse tipo haha)


Nem todo herói usa capa, alguns usam uma case hahaha

1 curtida

Isso tem nome :eyes:.
Acho que esse é um dos motivos que eu prefiro passar longe de um sdd :sweat_smile:

1 curtida

Putz, é nessa hora que quem tem avast instalado e caixa de som, toma susto hahaha (experiencia própria…)

1 curtida

Também já tive uns mini infarto com o Avast por causa disso. Kkkk

Mas nesse dia, ele não me ajudou, não :rofl:

1 curtida

Quando eu ainda usava Ubuntu:
sudo apt upgrade -y

2 curtidas

No Windows, usar personalizações muito “excêntricas”, em Linux, adicionar muitos PPAs no Ubuntu.

2 curtidas

Eu fiz duas burradas absurdamente patéticas. Uma foi antigamente e outra foi recente.

A primeira é o seguinte: em 2000 meu pai comprou um desktop com o incrível Windows 95. Era a coqueluche do momento… imagina a emoção de poder usar, pela primeira vez, um computador na vida. Só que o meu pai, sempre muito mão fechada (normal de judeu e descendente de judeu, tenho que admitir porque também sou… perdão) continuou com esse desktop até 2008/2009. Era na época que 1gb era algo absurdamente incrível e inimaginável (em 2000, lógico).

Aí eu, na ânsia de jogar uns jogos mais pesados, vi um tutorial no YouTube que você desfragmentava lá umas configurações e colocava pra processar mais memória RAM e mais memória HD e eu simplesmente achei que isso ia aumentar a RAM e a memória HD de forma mágica e sobrenatural (sim, eu tinha problemas na adolescência). Eu só não sabia que isso ia simplesmente destruir o sistema inteiro… e isso que era um incrível Windows XP (único sistema pós virada do milênio que rodava naquela maravilhosa e “potente” máquina). Resultado: quase caguei tudo, mas consegui recuperar com backup certinho. Dois meses depois ele queimou após uma chuva com trovoada e nem meu modesto Doom Multiplayer e Tibia eu conseguia jogar mais. :sob:

A outra, bem mais recente, foi quando eu descobri que em toda Distro tem um comando para você limpar cache, repositórios inúteis e programas que não eram tão utilizados. O bluetooth (Blueman) começou a dar problema no notebook da minha loja, fiquei com raiva e simplesmente taquei o seguinte comando no Manjaro:

sudo pacman -Rscn blueman

Perfeito, não é mesmo? Eu só não sabia que o bluetooth tinha um repositório em dependência com o driver de conexão do Wifi. E… “estranhamente”, meu notebook não conectava mais na internet. J-E-N-I-U-S.

Desonrei o código de conduta de todo root de: “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”. Sim, eu sei. Vamos finalizar o assunto por aqui hoje. :cry:

3 curtidas

Ué. Fiz isso esses dias. COMO ASSIM?

1 curtida

Hoje em dia isso não é mais tão perigoso. Mas teve um tempo onde o sistema atualizou coisa “demais” e quebrou o sistema inteiro. Se eu tivesse lido a lista de pacotes sendo atualizados, eu teria visto que algo ia quebrar, e fazia o que era necessário.
Mas, entre a minha ansiedade e minha preguiça, eu fiz essa maravilha e tive que reinstalar o sistema inteiro.

4 curtidas

Nossa… ainda bem que eu li seu post. Nunca mais faço isso. Vou tirar agora do meu bloco de comandos.

1 curtida