Qual foi a pior besteira que você ja fez em algum sistema?

Seguindo no tópico de “besteiras no sistema” eu me lembrei de uma coisa…
As duas distros que eu usei por mais tempo foi o OpenSuSE e o arch, e o arch eu custumava formatar sempre, mas eu era tão doido pelo openSuSE que eu usava dualboot do tw e do leap, e até hoje minha foto de perfil do youtube, é a logo do openSuSE. Eu tinha total confiança na distro, e se hoje eu sair do nixOS, eu iria de volta ao openSuSE, (ou talvez experimentar o fedora, coisa que eu vou fazer no 35 com um possivel dual boot na minha maquina principal), mas quando eu comecei a usar nix, como ja é esperado , eu era 100% novato, e eu não sabia do manual do nix, e ainda não existia um tópico sobre a instalação, e como o nix não costuma seguir ordem “normal” sobre montagem e particionamento, na primeira instalação, eu acabei “fundindo” meus dois openSuSE, mas até ai tava ok ainda…
Mas na primeira instalação, ( e nas proximas 7 ou 8 ) , eu tava sem wifi, porque eu não sabia das configurações do usuario… Ok, nixOS sem internet e sem saber o que tinha que fazer… fui la e formatei de novo. Na primeira vez, os openSuSE se tornarão um só, arquivos compartilhados e tudo mais, e tava sendo como um TW, tava funcionando ok, mas o leap, ainda existia meus arquivos e existia a entrada dele, mesmo não dando boot. Por não ter a paciencia de recuperar o sistema, eu deixei assim, mas na segunda vez que eu instalei o nix… Eu ja tava metendo uma de entendido, então eu quis fundir a nixstore com o diretorio do openSuSE, porque se isso desse certo (Spoiler: Não deu nem um pouco), eu teria um OpenNIX ou um nixSuSE , mas… MAS… esse mesmo diretorio compartilhado, eu não sabia da regra do btrfs, e como o openSuSE eu instalei com btrfs e o nix com ext4, eu terminei de ferrar o openSuSE, agora eu não tinha arquivos do antigo SUSE leap, e não tinha mais o proprio nix, e o que sobrou foi um OpenNIX TumbleLeap, que até la ja tava sem meus arquivos do leap, alguns diretorios sem poder ser acessado, apps quebrados, dependencias jogadas no lixo, e eu so resolvi invertendo novamente a nixsotre por um chroot que eu fiz para o falecido nix. Pronto, Assim eu tinha um sistema atómico quebrado por cada molécula.
Graças a tudo , o pouco que sobrou eu consegui recuperar, mas eu ainda tinha 150 gigas sem recuperar ( e não recuperei até hoje ) , resultado foi um dia inteiro e uma noite inteira jogados no lixo, por querer dar uma de entendido de mudar a nixstore, mas não dar um simples nixrebuild. E essa foi a historia de como eu quebrei dois sistemas inquebraveis.

1 curtida