Não deixe de configurar seu roteador após a instalação!

Vim desabafar sobre os problemas que as provedoras de internet nos colocam. Sempre depois de contatar a ISP configuro o roteador, e você deveria fazer o mesmo!!

A verdade é que ninguém que trabalha lá vai configurar sua rede corretamente. Muitos problemas surgem durante a instalação:

• Aplicação de CGNAT:
    Lembre-se: CGNAT é desaconselhado pela Anatel! Você pode solicitar sair a qualquer momento e voltar a jogar seus jogos.

3.1 – Disponibilização do CG-NAT44
As prestadoras que se encontrarem com seus recursos de endereçamento IPv4 esgotados deverão
implementar o uso do CGNAT-44, como solução paliativa. Tal solução permite o compartilhamento
de endereços IPv4 público entre vários usuários. Assim sendo, até o final de 2014 todas as empresas
que estiverem com seus recursos de endereçamento IPv4 esgotados estarão com a ferramenta
testada e implementada.

O gráfico a seguir mostra a adesão de IPv6 pelas ISPs:
image
Como pode ver, cerca de 80% das redes usa
Como dito, CGNAT é uma solução temporária até o IPv6 chegar a ISP e não deve ser usado a longo prazo (Já nem é mais preciso CGNAT). Você com certeza deve ter IPv6, então é uma boa optar por sair.

• Não configuração de IPv6:
    Sua ISP é obrigada a providenciar IPv6 para você, mas muitas vezes, os técnicos são instruidos a apenas habilitar o IPv4 para você.
  • Providenciam uma DNS mais lenta:
    Isto é apenas falta de conhecimento. Acontece que o DNS do GoogleFOI o mais rápido da américa do sul.
    Acontece que o mais rápido é o DNS da LimeLight que atinge 6ms, mas é pago. O segundo melhor é o dá Cloudflare que atinge 8ms. O dns do Google atinge 24ms. Segue a imagem:

Fonte: DNS Performance - Compare the speed and uptime of enterprise and commercial DNS services | DNSPerf;
Fonte dos dados do Google: DNS Performance for Google DNS | DNSperf

11 curtidas

:wave:t2:

Concordo. Eu sempre faço e monitoro minhas configurações de rede e uma dica de reforço, depois de todo configurado o roteador, salvar um back up. Tem dispositivos que permitem salvar um back up com um simples clique. Os que não tiverem esta característica, eu costumava marcar em bloco de notas as alterações e configurações.

Eu peguei confiança com o roteador do ISP(Serviço que disponibiliza a banda larga, internet) que uso aqui.
Eu monitoro ele periodicamente para ver se algum tipo de atualização venha a alterar minhas configurações para o automático. Nunca aconteceu isso. Então o ISP contratado aqui é de muita confiança.

Meus vizinhos são comércios, escritórios, clínicas… Eles contrataram o ISP mas eles querem que chegue, instale e funcione. Mas muitas vezes eu escuto eles reclamando de lentidão e travamentos, toda vez ligando para o ISP, que é o mesmo do daqui de casa. E aqui em casa, raramente temos problemas. E o ISP fala para eles, “Delisga o aparelho por 10 segundos depois religa”. Isso porque o modo automático recomeça procurando por canais com menos interferências, perdas de pacotes além de outros serviços automáticos…

Eu reinicio o router do ISP aqui em casa, 1 vez por semana, porque tem um outro detalhe eletrônico de os circuitos ficarem cheios de energia acumulado com o tempo, aumentando o risco de a própria energia se perder nestes circuitos, travando o equipamento.

Mas, mesmo depois de reiniciar minhas configurações sempre estão lá, nunca alteraram para o padrão de fábrica ou modo automático.

O detalhe disso é que para as pessoas fazerem este tipo de trabalho, exige conhecimentos e tempo para aprender, e é muito difícil para os ISP preverem qual é a melhor configuração para cada tipo de localização. Acredito que é por isso que fica tudo no modo automático.

Mas estes procedimentos que a ANATEL desaconselha, deveria ser seguido pelos ISP, ou deveria ter um tipo de padrão para evitar problemas, pessoal mais treinado para fazer isso e menos estudado. Isso pode entrar numa conversa fora do tópico mas, na minha visão e resumindo treinado são pessoas que trabalham na prática e os estudados são pessoas que trabalham nas mesas pesquisando, calculando fórmulas etc.

Então para técnicos que vão de casa em casa instalar os equipamentos, eles devem ter treinamentos e não coisas do tipo estudar Estrutura de Rede, Juniper, CISCO, DELL, Ubiquiti, faculdade de redes, protocolos, etc… Este tipo de coisas são para pessoas que vão resolver problemas através de papel caneta e computador, cálculos, pequisas e etc…

A pessoa bem treinada, na pratica, para fazer estes tipos de serviços irá gerar mais resultados que uma super estudada.
Já a pessoa super estudada, com certeza, vai gerar mais resultados sentado numa cadeira, atrás de uma mesa pesquisando, calculando, junto de um computador. São opiniões pessoais…

Mas é isso, sempre é bom reconfigurar os roteadores de acordo com as necessidades e localidades.

:vulcan_salute:t2:

6 curtidas

Admito que nunca mexi nas configurações do meu roteador além de mudar o nome, na prática eu não costumo me atentar as “boas práticas” de roteadores. É engraçado como algo tão essencial para nossas vidas é bem negligenciado, só do fato de que por padrão a senha de todos os roteadores é
User: admin
Password: admin
Já diz muito sobre a segurança haha, isso do DNS é bem interessante, vou dar uma olhada em outros DNS bons e gratuitos, acho até que vale como um bom tema pro @Dio falar no canal, principalmente com os últimos vídeos sobre servidores e docker hehe

5 curtidas

Isso pode ser resolvido por uma senha gerada (por meio de um sistema modificado do roteador) ou no momento da instalação. A segunda opção é mais fácil.

A minha intenção é alertar as pessoas o que eu vivenciei com minhas ISPs. Seria uma boa!

3 curtidas

Das ISPs que já utilizei e as que usamos na empresa a senha padrão do roteador é diferente para cada usuário a não ser que você queira usar seu próprio roteador.

A questão do melhor DNS é muito questionável visto que varia de região para região e do também do ISP.

2 curtidas

Bem, ao que diz nas minhas fontes, na América do Sul a melhor gratuita é a Cloudflare

2 curtidas

Beeem… Tem um pessoal que vem trabalhando pra mudar essa imagem que geralmente se tem de provedores de internet; o pessoal da LOUCOS DA TELECOM.

Por exemplo: tem uma conversa que surgiu há um tempo… Sobre “máfia do ping” que foi desmistificada no vídeo/live A MÁFIA DO PING - PATRICK BRANDÃO (LOUCOS DA TELECOM).

E eles estão sempre dando orientações e dicas para provedores…

Ultimamente têm batido na tecla sobre a instalação/configuração dos roteadores (localização física do roteador; configurações como canal e largura de banda; sobre a necessidade - às vezes - de mais de um aparelho para cobrir todo o ambiente)

… Sugerem aos responsáveis pelos provedores conversarem com seus técnicos, os instruindo sobre melhorias que podem ser feitas na instalação da rede nas casas dos clientes. Já vi lives em que conversaram sobre criar programas de marketing para ensinar aos clientes sobre como a internet funciona e tals…

Acho que não foi a sua intenção, mas quem ler esse post talvez pode ter ficado com uma impressão incorreta sobre provedores de internet.
… E não é a primeira vez que vejo comentários desse tipo por aí.

Hoje em dia, com a concorrência absurda (oferta acima da demanda), sabem que um cliente insatisfeito vai cancelar… O cliente insatisfeito tem várias opções.

Deveria ser assim, porém aqui no Brasil não é assim e digo o porque.

A qualidade do serviço é tão ruim (não digo dos técnicos, mas o das operadoras) que o povo esta acostumado a não ter respostas rapidas na internet. Eu por exemplo só vejo esta diferença quando estou assistindo uma live no twitch por exemplo, em que o streamer abre um site conhecido, eu fico olhando e pensando, como este cara abriu tão rapido o site.

PS: Sei sobre o ms em relação aos sites hospedados nos EUA por exemplo, porém se você fizer um tracerouter verá que há muita demora que acredito poder ser evitada se tivesse o devido investimento na qualidade do serviço.

1 curtida

Concordo com a orientação dada no tópico: Todos deveriam prezar pela configuração adequada do roteador. :slightly_smiling_face:

O meu ponto era só que o provedor não é um vilão. Que, pelo menos a princípio¹, não deveríamos ver o provedor dessa forma. Ele é um prestador de serviço, e nós somos seus clientes.
Eu só sugeri para que nós, clientes, busquemos o diálogo com o provedor… Ao invés de ficar só na ofensiva… Dizer simplesmente que o serviço não presta, sem buscar uma solução…

Tem um problema com o serviço prestado?
O roteador não foi configurado corretamente, por exemplo?
Ligue pro provedor, explique a situação e sugira para que no futuro… Em instalações de clientes futuros… Elas (pessoas responsáveis pelo provedor) fiquem atentas e orientem suas equipes para que a instalação seja feita da forma melhor maneira possível.

Não acredito que sempre haverá sucesso nessa interação.
O autor do tópico deu a entender que já contratou diversos provedores de internet e sempre teve uma experiencia aquém da desejada…
E você disse: “… se tivesse o devido investimento na qualidade do serviço”.

Eu concordo. O devido investimento na qualidade do serviço inclui conscientizar as pessoas responsáveis pelo provedor de que elas precisam orientar toda a equipe a prestar um bom serviço.
Lembrando que para que uma pessoa preste um bom serviço… Uma das coisas a se fazer é não sobrecarregá-la. :innocent:
E esse investimento passa também por um trabalho de conscientização - das pessoas responsáveis pelos provedores, das pessoas que trabalham nos provedores, e das pessoas que contratam o serviço dos provedores.
Um trabalho de conscientização feito pelo pessoal do canal Loucos da Telecom, que mencionei acima. De repente, seria uma boa indicar esse canal para os nossos provedores… :stuck_out_tongue_winking_eye:

¹Mas se o serviço prestado estiver ruim… Se as pessoas responsáveis pelo provedor não demonstrarem interesse em mudar… Bem… Opções desse tipo de prestação de serviço é que não falta. :sweat_smile:

Acho muito bonito este pensamento que você tem, porém pela experiencia que eu tenho de usar internet a quase 20 anos, já vi muita coisa para saber que diálogo com provedor para “explicar” para eles quais os problemas nós estamos passando a fim de eles melhorarem o serviço não serve de nada.

Eles possuem equipamento de monitoramento que não fazemos ideia que exista, a menos que você seja um profissional da área. Eles conhecem como ninguém suas estruturas e sabe onde tem o problema e como resolver. Não resolvem porque todas oferecem um serviço de péssima qualidade e só melhoram quando há uma queda relevante no numero de usuários ou alguma concorrente melhora o seu serviço.

A quase 5 anos mudei para outra cidade que também fica no interior, e reduzi o valor da mensalidade em uns 40 reais para uma internet de 150mb, que 2 meses depois mudou para 250, enquanto na minha cidade a internet era de 10mb, como só tem ela na cidade nada pode ser feito. Hoje tenho 750mb e pago mais barato do que na minha antiga cidade que tem 300mb.

Na cidade onde estou a provedora tem um link reserva para que evite ficar sem internet, dificilmente fica sem internet. Enquanto isso na minha antiga cidade em que estou passando o mês, a internet é um lixo e instável.

Quer exemplos de como agem as operadoras:

Ex 1:
Na minha cidade atual, tive que migrar para um plano mais caro de telefonia (comercial), simplesmente pelo fato de estar em um plano barato que não existe a muito tempo. O técnico da operadora em off me falou, vou arrumar aqui e daqui 15 dias você vai ter que abrir uma nova chamada porque eles vão voltar as configurações anteriores para te trazer problema para forçar você a migrar para o plano novo. Fiquei uns 2 meses com este problemas recorrentes até que tive que ser gentilmente obrigado a migrar para o novo plano que tem um custo de 60% a mais pelo mesmo serviço.

Ex 2:
Tive problema de perda de pacote que ficava inviável jogar Overwatch, fiz todos os testes de rota que a battle.net manda fazer até constatar a perda de pacote. Solicitei uma chamada para uma assistência técnica e quando o técnico veio, falei para minha irmã conversar com ele sobre instabilidade da internet, ele teve um abordagem com ela, quando entrei na conversa e expliquei os problemas de perde da pacote, ele nem quis fazer o teste ou ver, simplesmente solicitou a troca de porta no equipamento na central e resolveu o problema, ou seja, passou o problema para outra pessoa que não faz ideia do que é isso.

Resumindo: invertimento custa muito dinheiro e não vai alterar no valor do serviço prestado (para que gastar milhões em investimento e arrecadar o mesmo montante se do jeito que esta esta rentável), e como aqui no Brasil não temos a cultura que boicote a serviços de péssima qualidade para forçar eles a melhorarem os serviços, vai continuar com serviços ruins.

OBS: Você só vê a diferença de comportamento quando vê alguém de pais de primeiro mundo lidar com a situação.

Ex: Quando jogava World of Warcraft.
Jogava com uma média de ping entre 180-200ms e toda semana na terça feira (era entre as 12-14h) tinha atualização ou reinicio do servidor do jogo. Quase todas as semanas ficava inviável jogar até por volta das 20-21h (horário “meio” padrão que acontecia as raids pelas guild) por causa do ping a 400-500+, enquanto isso checávamos vários stream na twitch, os americanos jogando a 10-15ms. Quando subia para uns 30-40ms era uma reclamação absurda e automaticamente eles abriam tickets no sistema do jogo e/ou no próprio fórum sobre o acontecido e também no reddit.

1 curtida

Nada mais adequado do que ser eu a trazer o tópico de volta ao tema: Configurações recomendadas do roteador - afinal foi eu quem desviou o assunto ^^'.

Meus dois centavos para contribuir com o tema e organização do tópico:

Configurações recomendadas do roteador

1) Não usar modem (aparelho que recebe o cabo do poste da rua - ou o cabo que vem da antena) do ISP, como Acess Point (função Wi-Fi);

• 31-01-2020 12:53 • O que fazer quando a internet fica lenta? (Canaltech)

• 11-03-2018 3:25 • INSTALANDO ROTEADOR | PROVEDORES DE INTERNET (Max Dicas)

Use um aparelho próprio para distribuir Wi-Fi (e rede cabeada também, se houver), para melhor desempenho.

2) Trocar usuário e senha padrões;

Tenho a impressão que os dispositivos mais recentes obrigam o usuário configurar um novo usuário e senha no momento do primeiro login. Se o seu tiver login e senha padrão (as “admin”/“admin”), mude.

2.1) Deixe anotado seu usuário e senha de autenticação PPPoE (se essa autenticação acontecer no seu roteador);

3) Usar autenticação Wi-FI no mínimo WPA/2. Nunca somente WEP ou somente WPA;

1:01 Segurança nas redes sem fio utilizando WEP WPA WPA-2 e WPA3 (Dicionário de Informática)

Segurança Wi-Fi: descubra qual é a melhor configuração para seu roteador | Roteadores | TechTudo

E preferencialmente com AES e não TKIP.

4) Fixar os canais Wi-Fi e largura dos canais Wi-Fi, em todas as frequências (2,4GHz, 5,8GHZ, …);

13-09-2020 • Como escolher o melhor canal WIFI (wireless) (Instrutor Henrique Morais)

25-04-2021 • Canais WIFI 5Ghz - Como analisar e escolher corretamente (Instrutor Henrique Morais)

10-02-2020 • 02 DICAS SIMPLES PARA MELHORAR O SINAL WIFI (Max Dicas)

5) Vincular os dispositivos mais usados na rede - através dos endereços MAC - à IPs fixos na LAN;

• 22-10-2019 Melhorando o desempenho da rede Configurando IP Manualmente (Hardware Redes Brasil)

5.1) Num celular ou notebook com acesso a mais de uma banda, prefira fixar o endereço IP também no próprio dispositivo;

Use o mesmo IP para todas as bandas - e fique atento para ver se o dispositivo está configurado para usar o mesmo endereço MAC em todas as bandas.

Se o aparelho estiver conectando e desconectando a todo momento talvez seja uma boa ideia desativar a conexão automatica de pelo menos uma das bandas da rede.

6) Verificar se o IPv6 está configurado;

Já sugerido pelo companheiro acima, o autor do tópico.

Como configurar o IPv6 no Archer C50 (TP-Link)

Como configurar o IPV6 no Roteador DIR-846 da D-Link (D-Link Brasil)

7) Configurar um DNS adequado;

Também já sugerido pelo companheiro acima.

Se bem que há uma discussão nisso aí.

Digo, sobre usar servidores DNS que não são do ISP.

Há questões de desempenho

02-07-2020 (1:14) • Qual DNS escolher para colocar na minha rede? (LOUCOS DA TELECOM)

16-12-2022 (2:13:57) • INTERNET, MITOS E VERDADES | DAMITO & AYUB | CAST #25 | 2º TEMPORADA (LOUCOS DA TELECOM)

… vs questões de privacidade.

Pelo lado da privacidade: se (e somente se) o seu provedor estiver espionando suas atividades; para ele você é o João filho do seu Zé e da dona Maria. E se (e somente se) as empresas responsáveis por servidores DNS públicos estiverem espionando suas atividades - a Cloudflare e a Google, por exemplo - você é só um número (ou será que não? "/ xD).

E tem a questão da encriptação do DNS. O seu provedor oferece encriptação do DNS (DoT ou DoH)? Tem planos para fazer essa implementação?
Esse é um fator importante para você?

8) Configurar um servidor NTP adequado, se houver essa opção;

[Cidadão na Rede] NTP (NICbrvideos)

Dos servidores NTP.br, os abaixo suportam NTS e IPv6:

• a.st1.ntp.br

• gps.ntp.br

9) Desativar acesso de configuração remota (de fora da sua rede local) ao seu roteador;

Ao SEU roteador! se for do seu ISP, meio que não dá. :sweat_smile:

10) Desativar UPnP;

• 21-03-2019 Conexão Anlix - Benefícios e riscos do UPnP (Anlix)

11) Desativar WPS;

• 12-01-2019 DESATIVE AGORA essa função do seu ROTEADOR WIFI e não seja HACKEADO - WPS (Max Dicas)

As “boas práticas” no uso de roteadores.

I) Faça um backup das configurações do roteador;

Depois de todo configurado o roteador, salvar um backup e deixe cópias em pelo menos um dispositivo de armazenamento de dados externo.

II) Salvar como favorito/marcador no seu navegador de internet, a página do fabricante onde ficam disponibilizadas as firmwares do modelo do seu roteador;

Verifique de tempos em tempos se há uma atualização da firmware do seu aparelho.

Atente-se ao fato de que fazer a atualização da firmware é um procedimento delicado. Tanto quanto atualizar a firmware da placa-mãe do computador (mais conhecida como “bios”, “uefi”, …). No processo, pode acontecer do dispositivo ser danificado num nível que fique economicamente inviável de reparar.

**II.a) Verificar firmwares alternativas para o disposito,

E usar, caso o fabricante do dispositivo fique muito tempo sem lançar atualização própria;**

Simet BOX

DD-WRT

Procure compatibilidade com seu roteador. E na próxima compra fique atento à popularidade da marca do roteador entre essas firmwares alternativas.

III) Programe na firmware do seu roteador reinício automático de quando em quando, se houver essa opção;

IV) De tempos em tempos tire o roteador da tomada por alguns minutos;

Mas não precisa desligar todos os dias

Outros materiais consultados

• 16-10-2021 Curso Configuração de Roteadores Wireless (5 vídeos) (Instrutor Henrique Morais)
• 12-06-2017 VÍRUS NO ROTEADOR WIFI? COMO SE PREVENIR? (Max Dicas)
• 14-11-2022 Roteador limitando a internet por conta da auto negociação (Instrutor Henrique Morais)
26-01-2016 • Como aumentar o sinal WiFi dentro de sua casa [CT Responde] (Canaltech)
30-01-2022 • 3 coisas que podem ATRAPALHAR o sinal do Wi-Fi (e que você pode evitar agora) (Canaltech)

3 curtidas