Como verificar Malware no Linux?!

Olá. :slightly_smiling_face:

O que está acontecendo… Talvez pode ter relação com a forma como você está acessando a internet: através de um tráfego iPv4, com CGNAT no seu provedor de acesso…

(*) Eu já vi isso acontecer há um tempo. Fiquei pensando a respeito e desconfiei do mesmo que o mencionado…

...nessa resposta em um outro tópico aqui na comunidade.

Então alguns outros clientes do seu provedor de acesso podem estar acessando o Google também, a partir de um mesmo iP público (iPv4 através de CGNAT). Daí a mensagem de detecção de “tráfego incomum na sua rede de computadores”.


Tá. Mas e se for isso mesmo, o que você pode fazer para resolver a questão?

Se for isso mesmo você pode acessar um desses sites…

… para verificar se o dispositivo que você está usando está conectado via IPv6 ou apenas iPv4 por alguma razão (não necessariamente você ou alguém precisou desabilitar esse recurso na sua rede para ele ficar indisponível).

  1. Explorando a questão

Você disse que “está desse jeito a alguns dias”. E você não mencionou troca do provedor de acesso.

Então seu provedor deve ter condições para fornecer trânsito iPv6. O que está acontecendo deve ser apenas alguma… pequena… falha… isolada.

  • Essa mensagem para verificar se você é humano ou rôbo, aparece em mais de um dispositivo que você usa a partir dessa sua rede local?

  • Ou é exclusivo de um dispositivo?

  • Um possível outro dispostivo em que esta verificação não é solicitada, está trafegando via iPv6 ou apenas iPv4?

  1. Uma possível solução

Adote algumas “boas práticas” no uso de roteadores.

Depois de um tempo desligado; após religar tente acessar o site do google novamente e veja se o problema persiste.

Se persistir, desligue de novo, e agora - com o equipamento desligado - desconecte/desplugue os cabos conectados/plugados aos equipamentos de redes durante essa pausa em que ficará desligado (cabos de energia elétrica e de dados).
Reconecte/replugue os cabos.
Religue o equipamento.
Nesse caso, possivelmente o problema foi causado por um cabo mal conectado… Alguém pode ter esbarrado no equipamento sem querer “há alguns dias”…

(*) Já testemunhei casos em que resolveu-se o problema de uma internet com tráfego apenas iPv4 ou iPv6, causados - ao que indicavam as circunstâncias - por esse motivo: cabos mal conectados/plugados. :neutral_face:

  1. Sobre passar um scan de malwares em distros Linux (pra garantir e pra implemetar uma rotina de “boas práticas” em segurança):

Faça um pendrive bootável com a ferramenta Kaspersky Rescue Disk (funciona com Ventoy). E escanei o seu dispostivo (desktop ou notebook com a distro Linux), a partir de uma sessão live com essa ferramenta.

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