Concordo. Eu sempre faço e monitoro minhas configurações de rede e uma dica de reforço, depois de todo configurado o roteador, salvar um back up. Tem dispositivos que permitem salvar um back up com um simples clique. Os que não tiverem esta característica, eu costumava marcar em bloco de notas as alterações e configurações.
Eu peguei confiança com o roteador do ISP(Serviço que disponibiliza a banda larga, internet) que uso aqui.
Eu monitoro ele periodicamente para ver se algum tipo de atualização venha a alterar minhas configurações para o automático. Nunca aconteceu isso. Então o ISP contratado aqui é de muita confiança.
Meus vizinhos são comércios, escritórios, clínicas… Eles contrataram o ISP mas eles querem que chegue, instale e funcione. Mas muitas vezes eu escuto eles reclamando de lentidão e travamentos, toda vez ligando para o ISP, que é o mesmo do daqui de casa. E aqui em casa, raramente temos problemas. E o ISP fala para eles, “Delisga o aparelho por 10 segundos depois religa”. Isso porque o modo automático recomeça procurando por canais com menos interferências, perdas de pacotes além de outros serviços automáticos…
Eu reinicio o router do ISP aqui em casa, 1 vez por semana, porque tem um outro detalhe eletrônico de os circuitos ficarem cheios de energia acumulado com o tempo, aumentando o risco de a própria energia se perder nestes circuitos, travando o equipamento.
Mas, mesmo depois de reiniciar minhas configurações sempre estão lá, nunca alteraram para o padrão de fábrica ou modo automático.
O detalhe disso é que para as pessoas fazerem este tipo de trabalho, exige conhecimentos e tempo para aprender, e é muito difícil para os ISP preverem qual é a melhor configuração para cada tipo de localização. Acredito que é por isso que fica tudo no modo automático.
Mas estes procedimentos que a ANATEL desaconselha, deveria ser seguido pelos ISP, ou deveria ter um tipo de padrão para evitar problemas, pessoal mais treinado para fazer isso e menos estudado. Isso pode entrar numa conversa fora do tópico mas, na minha visão e resumindo treinado são pessoas que trabalham na prática e os estudados são pessoas que trabalham nas mesas pesquisando, calculando fórmulas etc.
Então para técnicos que vão de casa em casa instalar os equipamentos, eles devem ter treinamentos e não coisas do tipo estudar Estrutura de Rede, Juniper, CISCO, DELL, Ubiquiti, faculdade de redes, protocolos, etc… Este tipo de coisas são para pessoas que vão resolver problemas através de papel caneta e computador, cálculos, pequisas e etc…
A pessoa bem treinada, na pratica, para fazer estes tipos de serviços irá gerar mais resultados que uma super estudada.
Já a pessoa super estudada, com certeza, vai gerar mais resultados sentado numa cadeira, atrás de uma mesa pesquisando, calculando, junto de um computador. São opiniões pessoais…
Mas é isso, sempre é bom reconfigurar os roteadores de acordo com as necessidades e localidades.