Olá pessoal, eu vim trazer para vocês como está o desenvolvimento do GNOME 42, com lançamento previsto para 23 de março de 2022.
Eu já fiz tópicos mais detalhados sobre as mudanças separadamente, então farei um resumo. O GNOME 42 pretende portar seus Apps centrais para GTK4 e libadwaita, um novo visual para o seu ecossistema, modo escuro oficial e talvez novos icones para pastas, com o intuito de melhorar o contraste no modo dark.
- Modo dark
O andamento dessas migrações está indo bem e já temos um número bom de Apps com suporte ao modo dark, dentre a lista dos Apps que a adição já foi concluída estão: calculadora, text editor (não é o gedit), analisador de uso de disco, conexões, caracteres, clima, mapas, captura de tela, tour e gravador de som. Os demais ainda estão em desenvolvimento, mas algum já estão quase prontos, como o gnome web e gnome software.
- Porte para GTK4
O andamento de porte é mais demorado, pois não é só portar os Apps, mas também é necessário portar bibliotecas. Até o momento esses são os Apps que já foram portados para GTK4 e libadwaita: extensões, analisador de uso de disco, calculadora, software, text editor (não é o gedit)
- Novo design
Para os Apps poderem ter esse novo design é necessário que eles sejam GTK4 e libadwaita, ou seja, os Apps portados para GTK4 e libadwaita já terão suporte ao novo design.
Então até agora é isso, eu atualizarei esse tópico, caso queira acompanhar, deixe o tópico como acompanhando🔔.