Como está o processo de desenvolvimento do GNOME 42

:wave: Olá pessoal, eu vim trazer para vocês como está o desenvolvimento do GNOME 42, com lançamento previsto para 23 de março de 2022.

O que terá de novo?

Eu já fiz tópicos mais detalhados sobre as mudanças separadamente, então farei um resumo. O GNOME 42 pretende portar seus Apps centrais para GTK4 e libadwaita, um novo visual para o seu ecossistema, modo escuro oficial e talvez novos icones para pastas, com o intuito de melhorar o contraste no modo dark.

Como está o andamento

• Modo dark

O andamento dessas migrações está indo bem e já temos um número bom de Apps com suporte ao modo dark, dentre a lista dos Apps que a adição já foi concluída estão: calculadora, text editor (não é o gedit), analisador de uso de disco, conexões, caracteres, clima, mapas, captura de tela, tour e gravador de som. Os demais ainda estão em desenvolvimento, mas algum já estão quase prontos, como o gnome web e gnome software.

• Porte para GTK4

O andamento de porte é mais demorado, pois não é só portar os Apps, mas também é necessário portar bibliotecas. Até o momento esses são os Apps que já foram portados para GTK4 e libadwaita: extensões, analisador de uso de disco, calculadora, software, text editor (não é o gedit)

• Novo design

Para os Apps poderem ter esse novo design é necessário que eles sejam GTK4 e libadwaita, ou seja, os Apps portados para GTK4 e libadwaita já terão suporte ao novo design.

Então até agora é isso, eu atualizarei esse tópico, caso queira acompanhar, deixe o tópico como acompanhando🔔.

11 curtidas

Sabe se tem alguma mudança no painel superior?

1 curtida

Existem alguns mockups em andamento, no momento parece que está havendo várias experimentações até um candidato à ser implementado.

Essa já é mais antiga, mas parece que vão por este caminho (aliada à ideia da mockup anterior)

Mas você pode ver como está ficando acompanhando a discussão no gitlab do GNOME.

Lembre-se que ainda são ideias em experimentação, não significa que serão assim no final. Também não significa que chegarão agora no GNOME 42, provavelmente no 43 ou 44+.

7 curtidas

A função de mudar o accent color do tema vai chegar no GNOME 42? Eu vi alguns posts comentando que as distros poderiam mudar a cor do adwaita para ter um visual parecido com o que temos hoje. Isso funcionaria com flatpaks tbm?

1 curtida

Sim, isso está implementado na libadwaita, mas provavelmente (99% kkk) não terá essa opção nas configurações do sistema.

Sim, a libadwaita também funciona em Apps flatpak, ou seja, terá suporte sim, inclusive os Apps Alpha do Gnome estão em flatpak e podem usar todos esses novos recursos.

Caso queira testar, dê uma olhada nesse App Contrast | Flathub

1 curtida

Se não me engano essa maquete de cima já tem PR, estou certo?

1 curtida

Sim, tem PR, mas no repositório do time de design, só com os conceitos.

Não há PR ainda relacionado ao código de implementação no Gnome.

3 curtidas

A evolução do GNOME e de seu ecossistema é impressionante. O nível de profissionalismo, dedicação e cuidado é incrível.

4 curtidas

Um exemplo de aplicativo usando libadwaita com sua cor customizada.

Você pode estar instalando esse aplicativo pelo Flathub.

3 curtidas

Que tristeza, acho que nesse ciclo do GNOME não vou testar nada @henriquead7 Kkkkkk, eu pelo menos vou tentar não testar.:joy::joy::joy:
PS: O shortwave já está sendo portado para gtk4 libadwaita também.

1 curtida

Gnome 42 vai dar um belo salto no visual nessa versão com libadwaita.

1 curtida

Sim, claro. Eu não coloquei os Apps do Gnome circle, mas apenas os do core do sistema. Apps do Gnome circle não contam como Apps para o Gnome 42, alguns Apps do Gnome circle já foram portados, então não há relação com o Gnome 42.

Só sai em março.

Deve ter muitas mudanças ainda.

tomara que esses conceitos visuais cheguem na versão final
e não tenham o mesmo destino da gnome software.

1 curtida

Ao que você se refere?

não tinham feito um redesign na gnome software, ou eu estou ficando louca?

Sim, houve uma reformulação na Gnome software na versão 41.

Na versão 42 do Gnome, a loja será em libadwaita e GTK4, caso queira ver tem isso no tópico sobre os portes de Apps do Gnome.

não estou falando dessa ai.
mas dessa aqui:

1 curtida

Essa barra lateral foi descontinuada, ela não está presente na versão final, a gnome software é igual a da foto que eu mostrei.

Tem isso no tópico sobre o desenvolvimento do Gnome 41

Achei bonitão. Quem sabe finalmente migro para o linux nas próximas versões

1 curtida