Algumas das novidades que o GNOME OS Nightly mostra do GNOME 42

O GNOME OS é uma das melhores fontes de informação sobre o desenvolvimento do projeto GNOME, acabei de baixar sua versão mais recente para ver como está evoluindo o ambiente e fiquei bastante contente com o que pude observar.

Transição para lidadwaita e GTK4

A adoção de uma biblioteca unificada passou (passa) por algumas turbulências, mas já está apresentando seus resultados, a consistência visual dos aplicativos está melhor que nunca. Mesmo que ainda seja possível encontrar algumas discrepâncias entre versões GTK3 e GTK4 de alguns aplicativos.

O projeto e seus apps curados parecem ter realmente abraçado a adoção do GTK4 e acredito que em breve, o visual ficará mais homogêneo do que nunca.

Abas de navegação

Como o desenvolvimento dos apps corre em paralelo, podemos encontrar apps já com o visual esperado no GNOME 42 como a “Gnome Software” enquanto o aplicativo de calendário apresenta o visual utilizado no GNOME 41.1.

Novo tema de ícones

Não tenho certeza há quanto tempo esta mudança foi introduzida, com os ícones do Nautlius utilizando essa paleta de azul e verde. Essa mudança me gerou sentimentos mistos, porque entendo a necessidade de renovação. Mas, o visual “amarelo” tradicional sempre me pareceu suficientemente agradável.

Dicas desenvolvedores e colaboradores

Uma das melhorias mais notáveis no projeto GNOME iniciadas no ciclo 40 foi a melhoria no processo de documentação, gerando informações mais precisas e exemplos mais claros para que toda a comunidade interessada possa ter uma guia objetiva sobre como adaptar seus projetos para o ambiente GNOME.

O documento “Get your Apps Ready for GNOME 41” é um destes exemplos e o centro de documentação para desenvolvedores foi totalmente reformulado.

O lançamento do GNOME 42 está previsto para janeiro de 2022 e certamente teremos muito mais novidades até lá! Você pode acompanhar também este tópico com informações extras e discussões sobre o desenvolvimento do GNOME.

:vulcan_salute:

10 curtidas

Parece estar ficando legal, só não gostei do novo tema de ícones.

3 curtidas

Se o Ubuntu 22.04 não vier com o Gnome 42 eu vou ficar muito desapontado

1 curtida

Gnome 42 está muito estilo Firefox :rofl: um redesign que gostei muito, também achei estranho as novas cores dos ícones parece não casar muito com o visual do gnome (além de lembrar o KDE).

A uma grande possibilidade da versão 42 estar no próximo Ubuntu 22.04, é um desejo dos desenvolvedores.

1 curtida

Exatamente. Aqueles ícones me lembram o Garuda :dizzy_face:

1 curtida