O projeto port to GTK4 pretende portar apps do GNOME que estão em GTK3 para GTK4 e libadwaita

GNOME pretende portar todos os seus Apps para GTK4 e libadwaita na sua versão 42

Olá pessoal, o GNOME está portando os seus Apps para GTK4 e libadwaita. Isso traz várias melhorias, como melhor desempenho, o Adwaita reestilizado, novos widgets e muito mais.

O porte de alguns já foram aceitos, como, GNOME software, GNOME Tour e Analisador de uso de disco.

Os demais Apps ainda serão portados.

Para acompanhar o processo de porte, veja aqui, caso quiser ver no fórum, coloque o tópico como “acompanhando”.

9 curtidas

Será que essa medida ajudará a amenizar um pouco as “tensões” geradas anteriormente ou será apenas mais lenha na fogueira? :thinking: Me pergunto como o GTK4 será daqui a um ano…

3 curtidas

Curioso para ver como vai ficar o visual do Gnome 42 + libawaita.

2 curtidas

Uma demo da Gnome software com Libadwaita

11 curtidas

o pessoal do solus OS já pulou fora. kkkkkk

2 curtidas

Bonito, formoso, bem feito.

3 curtidas

O contraste do tema Dark ficou excelente!

1 curtida

Aqui tem mais alguns exemplos

1 curtida

Apps portados para GTK4 e libadwaita dessa semana (8/10-15/10)

4 curtidas

Pessoal, o Georges Stavracas fará uma live portando o gnome setings para GTK 4!

4 curtidas

Como ficou após a live:

5 curtidas

Esse cara é sensacional

Vídeo mostrando como ficou o gnome settings com GTK4 e libadwaita, porém, não está finalizado.

O responsável pelo porte do gnome settings e gnome software é Georges Stavracas.

1 curtida

Eu vi alguns vídeos do baby WOGUE mostrando melhorias no GTK 4 e esse estilo do libadwaita parece estar bem bonito. GNOME sempre teve uma UX bem bonita. No entanto, eu não consigo ignorar a equipe do Solus pulando fora no que diz respeito ao Budgie Desktop.

3 curtidas

Realmente, isso é inegável. :confused:

De fato, mas eu julgo uma decisão muito precipitada e no calor do momento.

A equipe do Solus já tem um histórico de grandes promessas, a última foi migrar o Budgie para Qt, agora a mais nova é a do EFL, biblioteca extremamente nichada.

Particularmente, se eles desistiram da ideia de migrar para Qt, eu não me importo muito com a “migração” do Solus para o EFL.

3 curtidas

O que é o libadwaita exatamente? é o novo visual das aplicações do Gnome daqui pra frente?

1 curtida

:wave:t2:

Para entendermos oque é libadwaita, precisamos entender oque é GTK, libhandy e depois Adwaita.

GTK (antigamente conhecido como GIMP Toolkit) é um programa multi plataforma open source, “um laboratório repleto de ferramentas”, que permite aos desenvolvedores criar e desenvolver Interfaces Gráficas, estas que vemos na tela como as bordas das janelas, os botôes minimiza, maximiza, etc…
Multi Plataforma porque ele oferece este “laboratório completo” (Plataforma) para criar e desenvolver as interfaces gráficas sem precisar correr atrás de ferramentas extras, vamos dizendo assim e “Multi” porque é capaz de criar estas interfaces gráficas para outros ambientes como os do KDE, XFCE, até Windows.

Dito isso, libhandy é uma biblioteca que usa as ferramentas GTK para criar programas para mobiles, smartphones, tablets, telas touch screen, etc.

Adwaita é o nome do tema padrão do Gnome shell. Curiosidade Adwaita foi uma tartaruga gigante de Aldabra (Segundo maior recife de corais do mundo) que viveu no Zoológico Gardens of Kolkata, na India. Ela nasceu em 1750 e faleceu em 22 de Março de 2006.

Então chegamos no libadwaita que é uma biblioteca, com o tema Adwaita, sucessora do libhandy portando as ferramentas dele em GTK4.

A intenção do Gnome com isso é facilitar a criação e desenvolvimento de programas com temas mais coesos.

:vulcan_salute:t2:

5 curtidas