Windows não está aparecendo no Grub em Dual Boot com Pop!_OS

Boa tarde,
Estava com um computador com Windows 10 instalado, e decidi fazer dual boot com o Pop_OS! 19.04
Na hora de formatar, coloquei em avançado e fui criando as partições, na hora de escolher a partição de boot, quando selecionei a do Windows, ele falou que tinha pouco espaço, então criei uma partição nova para o boot do Pop_OS!.
Mas agora não consigo mais entrar no windows, ele entra diretamente pelo Pop_OS!, no Grub customizer ele mostra o Windows normalmente, já procurei diversos tutoriais pela internet, mas não estou conseguindo resolver.

PS.: Só consigo acessar o Windows entrando pela BIOS e dando boot direto no Windows, se não for assim ele entra no Pop.

Olá! O pop!os usa o SystemD para gerenciar o boot e por isso as configurações nele precisam ser feitas de outra forma.

Esse link aqui deve te ajudar.

1 Curtida

veja se tem o os-prober instado
sudo apt install os-prober

e depois

sudo update-grub

quando usei pop ele n tinha grub, voltaram atras ou vc instalou? para entrar no windows eu tinha que utilizar o modo de boot do meu note para selecionar onde bootar.

Eu instalei o Pop!_OS a cerca de 2 meses, não estou mais utilizando ele, tive essa mesma questão do Windows e também o problema dele não aceitar minha partição original UEFI.
Quando ao windows segui a dica do link abaixo e funcionou.

1 Curtida

Não sabia disso, muita coisa foi explicada.

Não funciona, pois como o amigo disse acima, ele não usa grub.

Mano, esse tutorial é muito bom. Modifiquei os arquivos, e apareceu a tela para selecionar, mas não tinha a opção de Windows. Então tentei copiar a partição com o boot do windows para dentro da partição de boot do linux, acabou que ele apagou a partição do Pop_OS! e agora só entra direto no Windows.

Putz, será que o instalador do Pop!Os consegue recriar a partição mantendo o que você já tinha configurado no sistema?

Estou lutando com essa questão do dual boot do pop os com o win 10 também, mas essa dica só da certo caso a partição efi do pop os esteja junto com a do windows 10 e ai vem o problema.

Como a partição do windows 10 é apenas 100mb, a instalação do pop os não aceita, te obrigando a criar uma partição efi independente pra ela. Mas o systemd-boot não funciona em mais de uma partição, pelo menos foi o que entendi, pra ele funcionar, a efi dos sistemas precisam estar na mesma partição.

Já testei bastante o pop os na vm, finalmente achei uma distro linux que me agrada, usa base do ubuntu que facilita demais as coisas, principalmente em relação a compatibilidade, mas tem essa treta do gerenciador de boot dela. É possível configurar o systemd-boot para que ele reconheça a partição do windows 10? Será que adicionando a partição efi do win10 no fstab, o systemd-boot não reconheceria ela? Caso sim, como faço pra adicionar ela no fstab?

O pop n usa o grub por padrao mas vc consegue escolher usando o menu da bios do seu hardware.

Talvez uma opção interessante seja instalar o rEFInd. Ele fica instalado na partição EFI e detecta os sistemas no disco, aparece menu bonito e customizável e ainda lembra a última opção de boot.

1 Curtida

É, ele é legal, já tinha visto algumas infos sobre o mesmo. Mas acho que vou deixar o padrão do pop os, vou trocando de so pela bios mesmo, até eu descobrir algum meio de configurar o system-boot pra que ele leia a efi do windows.

Eu também uso o menu de boot da BIOS, afinal o UEFI foi criado para evitar de ter os gerenciadores de boot. Funciona bem (pra mim) pois tem janela de uns 10segudos para apertar o F11 enquanto ele carrega. Em caso de necessidade aciono o GRUB para alguma atividade de recuperação. O comando “efibootmgr” pode te ajudar bastante, vc pode alterar/adicionar/excluir as opções de boot por ali, ou pelo proprio firmware. No meu caso não consigo adicionar pelo firmware… bem ruinzinha essa placa MSI.

Outra vantagem é que adicionei uma entrada que dá boot direto no kernel, e todo kernel novo eu copio manualmente para a partição EFI. Em caso de problema, vou pra opção padrão do GRUB para escolher kernel ou dar boot “na mão”.

1 Curtida