Melhores distros para usar em dual boot em notebook com placa híbrida Intel/nvidia

Olá. Sou iniciante no Linux. Eu tenho um notebook Asus VvoBook XF512J, com placa gráfica NVDIA GeForce MX230.
Preciso usar esse note em dualboot, com Windows 10 (já está instalado). O note tem um SSD M2 de 512 G, onde o Windows está instalado, e um HD de 1 Tera, onde guardo documentos, filmes, esse tipo de coisa.
Gostaria de umas sugestões de distros Linux que lidem bem com a NVIDIA e ajudem no consumo de bateria. Num outro notebook eu usava o Mint e gostava muito, mas ele não lidava bem com a nvidia daquela outra máquina. Esquentava muito e a bateria acabava logo.
Pra terminar: pretendo deixar Linux e Windows no SSD em dual boot, e deixar o HD para os arquivos tanto do Windows como do Linux.
Agradeço a ajuda. Alem das sugestões de distros possíveis, se puderem enviar uns tutoriais a respeito da configuração para deixar os arquivos do HD disponíveis tanto para o Linux como para o Windows, seria uma boa.
Obrigado a tod@s.

Bom, falam bastante do manjaro, mas eu sinceramente cancei de brigar com isso, ai nem configuro, deixo no nouveau mesmo e é isso kkk (eu pessoalmente não jogo) ai ta funcionando bem no Ubuntu mate aqui.
Mas segue lista das que eu tive mais sucesso

  • Manjaro
  • Deepin
  • Arch
  • Ubuntu
  • Mint

Ubuntu Mate, estou achando interessante esse aí. Valeu.

1 curtida

É a minha distro principal hoje em dia e tem bom suporte (e nativo) a híbridas

Minha favorita sempre foi Pop!_Os, sempre funcionou bem no meu notebook de placa híbrida, mas atualmente estou usando o Ubuntu e também nada a reclamar.

Olá. Também li uns reviews falando bem doPop, especialmente da possibilidade de baixar ele já com o driver da Nvidia. Agora, também vi muitos casos de gente reclamando da instalação em dual boot. É tranquilo, tipo instalação do Ubuntu ou do Mint?

Pelo que se comenta a respeito de como o S.O lida com placas híbridas, a indicação seria o Pop!_OS mesmo.

Valeu! E sobre a instalação em dual boot, é tranquila como no Ubuntu ou no Mint?

Dá uma lida nesse tópico amigo:

Olá. Interessante. Estou considerando o Pop OS, mas já fiquei preocupado com essa informação. Vou dar uma pesquisada. Valeu pela ajuda!