[Solução] Após instalação, distros Linux não aparecem em menu de boot de alguns notebooks da Acer

Olá. :waving_hand:

Pode ser que você esteja passando por um problema pelo qual eu já passei algumas vezes: Você terminou de instalar uma distribuição Linux com sucesso em algum notebook da Acer e viu que simplesmente a distro recém instalada não inicia. Você percebe também que a distro Linux sequer aparece no menu de boot da firmware (ou “bios”) da placa-mãe.

Eis a solução para esse contratempo com alguns notebooks Acer (eu não testei todos, mas vi em alguns :nerd_face:):

O que você precisa fazer é setar (adicionar/indicar) na firmware da placa-mãe desse notebook Acer a entrada referente à distro Linux que você já instalou com sucesso.

Vá na firmware da placa-mãe pressionando F2 ao ligar o notebook.

Na aba “SECURITY” tem umas opções com essas palavras:

• “Set Supervisor Password:”; e mais abaixo, em “Secure Boot Mode:”,

• “Select an UEFI file as trusted for executing:”.

Essa segunda opção não estará disponível - você apenas conseguirá vê-la.

Para torná-la disponível você deverá

• ter uma senha de administração da firmware da placa-mãe, e precisará também…

• Para fazer uma senha, nessa aba Security, dê enter na opção “Set Supervisor Password:” e digite/crie uma senha e dê enter. Escreva-a novamente e dê enter. Salve as configurações e saia (F10). Então respeite o reinicio completo do notebook.
  • ter o secure boot ativado. Verifique na aba “BOOT” se o secure boot está ativado ou desativado. Possivelmente você desativou para conseguir fazer a instalação da distro Linux.

• Se desativado, faça a mudança para ativar e salve (F10). Então respeite o reinicio completo do notebook.

Por reinicio completo eu me refiro a você deixar o notebook reiniciar até…

. o momento que um outro sistema operacional instalado (Windows) apareça sua tela de login - ai você reinicia dessa tela de login desse outro sistema; ou

. até retornar mensagem de erro porque a firmware da placa-mãe não achou nenhuma partição de boot (ai você dá um ctrl + alt + del ou aperta o botão pra desligar e aperta de novo pra ligar).

Não precisa ser uma senha da complexidade que você usaria com uma conta de e-mail, por exemplo.
Essa senha criada será solicitada a partir de agora não apenas para acessar as configurações da firmware da placa-mãe (F2), mas também quando o menu de boot (F12) for requisitado/acionado.

Saiba que existe a possibilidade de você configurar para que essa senha seja exigida sempre que o notebook iniciar (ou reiniciar) mesmo que você não tenha solicitado acesso às configurações da firmware. Se isso aconteceu é porque você ativou, na aba “SECURITY”, a opção “Password on Boot:”.

Entre novamente na “firmware da placa mãe”.

Na aba “SECURITY” a opção “Select an UEFI file as trusted for executing:” estará disponível agora.

Selecione-a dê enter.

Se você tiver mais de um dispositivos de armazenamento (SSD e/ou HDD), então aparecerá:

. HDD0
. HDD1

Eu já vi uma combinação de HDD + SSD, na qual os dois apareceram nessa etapa como HDD0 e HDD1.

Selecione o dispositivo de armazenamento que a distro Linux foi instalada. Você deverá procurar pelo nome do arquivo que dará o boot. Seguirá um caminho. É diferente pra cada distro Linux.

Essa parte veio de anotações cadernísticas (que fiz num caderno :winking_face_with_tongue:) não perdidas. Isso significa que em algum momento eu testei isso, e foi assim em algumas distros:

No Pop!_OS

• /EFI
    • /POP_OS-muitosnúmeroseletras
      • /vmlinuz.efi

ou

• /EFI
    • /systemd
      • /system"ecoisasescritas".efi

ou

• /EFI
    • /BOOT
      • /BOOTx64.EFI

No Fedora

• /EFI
    • /BOOT
      • /BOOTx64.EFI

ou

• /EFI
    • /Fedora
      • /grubx64.efi

No Ubuntu e no Linux Mint

• /EFI
    • /ubuntu
      • /grubx64.efi

ou

• /EFI
    • /BOOT
      • /BOOTX64.EFI

No Manjaro

• /EFI
    • /Manjaro
      • /grubx64.efi

ou

• /EFI
    • /boot
      • /bootx64.efi

No openSuse
No Solus
Não precisa, né? Já deu pra pegar a ideia, espero. :blush:

Após encontrar o arquivo, selecione-o e dê enter. Você deverá criar um nome para essa Entrada. Se estiver com pouca criatividade, escreva: linux.

Salve as alterações e reinicie o notebook Acer. Respeite o tempo de reinicio completo do notebook.

Veja se agora aparece a Entrada que você criou na aba “BOOT” da firmware da placa-mãe. Faça-a subir ou as outras descerem, com auxílio das teclas F5 ou F6.
Reinicie novamente o notebook Acer. Respeite o tempo de reinicio completo do notebook.

Você pode excluir “entradas fantasmas” (você é uma pessoa saltadora de distros? :winking_face_with_tongue::face_with_peeking_eye:) apertando “delete” sobre elas.

Agora aparece a entrada correspondente a sua distribuição Linux? O sistema inicia?

Se não, você pode tentar achar outro arquivo com nome parecido com BOOTx64.EFI ou grubx64.efi por outro caminho, para fazer uma nova Entrada de boot na firmware da placa-mãe do notebook Acer que você está mexendo.

obs.: Esse é um post reformulado. Ele foi reescrito enquanto eu mexia num notebook Acer, e não apenas baseado numa “vaga lembrança com consultas a imagens imprecisas na internet” (como parece que foi o caso do post original):

Eu reescrevi esse tutorial (catando pedaços de posts antigos e testando os passos) porque precisei recorrer à ele (devo ter perdido minha anotação cadernística sobre isso). Já precisei recorrer a esse post algumas vezes!

Isso é mais um lembrete pra mim mesmo do que qualquer outra coisa. :winking_face_with_tongue:
Vida longa ao Diolinux Plus, amém! :folded_hands:

E tem esse outro post no qual esse assunto também é mencionado:

Ah, sim! Tenho que dar os créditos de onde obtive essa informação…
Bom… Então… Er… :kissing_face_with_closed_eyes::musical_notes::sweat_smile::face_with_peeking_eye:… Tenho alguma confiança que teve múltiplas consultas… De posts no fórum oficial da Acer e vídeos no YouTube (não sei se todas as fontes em pt-br)… A fonte dessa vez é “internet”, já que a informação é antiga e eu ainda não tinha o costume de anotar/salvar as fontes… Ou se as anotei/salvei, perdi. :cry:

[edit]

Atualizo sem medo de cometer “spam-leve” (fazer o tópico subir por conta de edição no último post do tópico), pois sei que isso não acontecerá (antes acontecia)… Mas reconheço que deveria ter usado o sistema de rascunho do fórum, esperando mais uns três ou quatro dias antes de postar pra dar tempo das ideias se manifestarem, seria o mais adequado. Peço desculpas pelo vacilo :innocent:

Os seguintes tópicos/posts de alguma forma tem a ver com o assunto tratado:

[/edit]

4 curtidas