Qual sua experiência com o Wayland?

Recentemente venho pesquisando mais sobre o Wayland e achei bem interessante, então gostaria de saber sua opinião pessoal!

1 curtida

Ja usei em varias distros, o resultado e praticamente o mesmo nas minhas maquinas(geralmente são os gloriosos 775)
Nos Desktops que usam GTK em geral: Lentidão em tarefas de video
Nos Desktops que usam QT em geral: Glitchs e lentidão no mesmo
No Xorg e so paz kkkkk(por enquanto)
VGA Utilizada e o Q965 Express e AMD Radeon 8490HD

5 curtidas

Uso desde a primeira versão, tive problemas nesse tempo de uso sim, mas se ninguém reportar bugs a única solução é reclamar, uso wayland 100% desde 2013, se as pessoas que reclamam dos problemas do wayland reportassem esses problemas desde quando foi colocado para uso experimental o Xorg seria finado, infelizmente ninguém se propôs a usar pelo menos 30 minutos uma sessão wayland, e agora na força do ódio serão obrigados.
Enfim, pelo amor ou pelo ódio, as pessoas que mantém o Xorg estão saturadas e hoje o maior empecilho é a NVIDIA, a maior parte dos problemas relativos ao wayland estão relacionados a nvidia e a softwares que tão pouco se lixando para seus usuários.

Putz! Esqueci que durante parte desse tempo alguns usuários foram testadores do mir no unity “enfim a hipocrisia” :crazy_face:

3 curtidas

Uso desde que migrei pro Manjaro com Gnome, em 2019 (acho); sem gambiarras desde o fim de 2020. De forma geral, funciona tudo muito bem. O grande problema ainda é o compartilhamento de tela em navegadores e apps, que precisa melhoras. Mas tem avançado sempre e deve ser padrão de forma generalizada em breve. Outra coisa que ainda é complicada é a escolha de resolução e HiDPI, que continua sendo mais simples no X11, via Xrandr/Arandr. Contudo, parece que soluções estão surgindo…

7 curtidas

Tomara que essa parte de resolução seja resolvida logo, hoje temos o wlr-randr

que já funciona nos wms que usam wl-roots (sway, wayfire) e quem sabe futuramente no mutter, muita coisa que falei que ia rolar já está por ai, como janelas incandescentes etc… quem sabe não rola.

O importante é que alguém se proponha a dizer quais são os problemas, se todo mundo se acomodar o wayland não vai pra frente, e isso aí só vai acontecer com a morte do Xorg, lembrando que o xwayland provavelmente será suportado por um longo tempo para aplicações legadas.

3 curtidas

Olá :vulcan_salute:

Em geral, a experiência tem sido muito boa, só que no KDE Plasma estou tendo problemas quanto ao teclado virtual (Maliit) que não aparece, não sei dizer o porquê, e eu curto usar pois ás vezes fico longe do teclado quando estou deitado na cama. Outra coisa que sinto falta são as opções de gamma do KDE Plasma que não tem disponível no Wayland.

Dica do @fastos2016: fastoslinux.com - This website is for sale! - fastoslinux Resources and Information.

4 curtidas

Lembrei de mais uma coisa, essa boba mas estranho que ainda não resolveram - os navegadores não conseguem mandar notificações push. Pra quem junta BATs do Brave (eu faço pra apoiar projetos como o Manjariando), isso atrapalha um pouco…

3 curtidas

Vejo mais compatibilidade no xorg (faz sentido, já que há anos é o mais usado), mas sinceramente, acho que é questão de tempo até o Wayland prevalecer

2 curtidas

Sem dúvida o meu maior problema pra migrar é a NVIDIA, espero que ela dê alguma atenção pro Wayland o quanto antes

Minha experiência também tem sido boa, usei o Wayland no Fedora 36. Além de ser mais fluido, a Gnome Software está com o desempenho absurdo se comparado ao xorg.

Venho usando Wayland no Gnome há um tempo e não tenho do que reclamar. Antes do Fedora vir com pipewire eu não conseguia gravar minha tela no Wayland e precisava ficar mudando pro xorg, era um saco, mas agora esse problema não existe mais :+1:

2 curtidas

Tá conseguindo compartilhar tela no Discord? Infelizmente quando testei o Fedora 36 não consegui

Estou conseguindo sim, mas eu uso o Discord de navegador. Você usa a versão em Flatpak?

No meu notebook, que tem sistema gráfico híbrido (Intel HD Graphics 4000 + Nvidia GT 740M 128B), configurei para usar somente o chip da Intel e o Wayland tem funcionado super bem.

No meu desktop, com uma placa de vídeo Nvidia GTX 1070Ti, o Wayland também funcionaria bem com a nova versão do driver proprietário, mas infelizmente não posso usá-lo porque perderia o suporte ao G-Sync do meu monitor e também à calibração de cores através do painel da Nvidia. Ou seja, o Wayland ainda não me serve de nada.

Espero que o Wayland receba suporte ao G-Sync e à calibração de cores da Nvidia.

2 curtidas

Estou usando o Wayland no Gnome, e está sendo ótimo a experiência em geral, única coisa que me incomoda é ter que usar a versão do discord de Web para compartilhar a tela, mas tirando isso, está tudo rodando tranquilamente.
OBS já funciona no Wayland.
Único problema é se você depender de algum programa que só funcione em X11, e você não tenha alternativa, ai é um probleminha, mas se não for isso, pode usar tranquilamente.

1 curtida

Wayland funciona muito bem para min, o único inconveniente que encontrei foi com o Spotify onde algumas opções do menu não ficam disponíveis com mouse (tenho que navegar usando a seta no teclado) esse problema não acontece na sessão X.org.

Esse problema é antigo e afeta as versões do Spotify em snap, flatpak e .deb

Só reforçando o que disse mais acima, os problemas não são do Wayland.
Se você pagou pelo hardware da nvidia é lá que está o problema de falta de suporte, você usa sabendo disso, a nvidia não colabora para que o driver seja melhorado, alguns softwares não rodam pois os usuários culpam o wayland e não o programa e voltam para o Xorg ao invés de abrir um ticket para os desenvolvedores do programa problemático FATO!

Enfim, a turma que desenvolve o Wayland é o mesmo pessoal do XFree86 (X11R1) que desenvolve o Xorg (que por sinal já é um fork devido a problemas para implementar novos protocolos), se eles dizem que o Xorg já deu então as pessoas só estão remando contra a maré.

Os desenvolvedores dizem que, depois de mais de 30 anos o código é uma colcha de retalhos de difícil manutenção e que a criação do Wayland é para implementar protocolos e coisas modernas que seria muito difícil implementar no X11 devido a quantidade imensa de patches acumulados nesses mais de 30 anos em um código difícil, é preferível manter o código legado no Xwayland e adicionar novos resursos ao wayland que manter o X11.

Essa leitura é recomendada para entender o que eu disse mais acima, ela daqui a pouco faz 10 anos, só para complementar o que já foi dito recentemente sobre a morte eminente do X11.

Mais links para referência:

https://blogs.gnome.org/uraeus/2019/06/24/on-the-road-to-fedora-workstation-31/

Este post eu já referenciei aqui anteriormente em

Deixando os links para que não se torne off-topic pois a pergunta é qual a sua experiência com wayland, mas acho que antes de colocar sua experiência e criticar você deveria pelo menos entender um pouco da história.

2 curtidas

é bom que respostas indiquem a placa de video usada, pois se for Nvidia, as chances de terem péssima experiência vai ser grande ainda…

Aqui minha experiência com Wayland de alguém que já usou Nvidia, Intel e AMD.
obs: não testei com Nvidia atualmente.

1 curtida

De minha parte isso está bem claro. Estou plenamente ciente do problema da falta de suporte por parte da Nvidia.

Não que eu pudesse escolher também… O laptop eu comprei de segunda mão depois de ter o anterior roubado. E a placa de vídeo do desktop eu comprei na Black Friday de 2018, em uma época em que nem sonhava em usar Linux.

De qualquer forma, a AMD já teve (e tem) seus contras também. O pessoal recomendava Nvidia na época das Steam Machines porque as placas da AMD tinham desempenho bem abaixo do esperado no Linux: Why you should avoid AMD and get a Steam Machine with Nvidia's GeForce graphics | PCWorld

Tive boa experiência no Wayland usando Nvidia com o driver atual (510). O suporte melhorou absurdamente nos últimos tempos. Tanto que mesmo o Ubuntu 22.04 LTS já coloca o Wayland por padrão mesmo para placas da Nvidia.

As únicas razões para eu continuar no Xorg são a falta de suporte ao G-Sync (Freesync) e ao Digital Vibrance no Wayland. Acredito que em atualizações futuras a Nvidia deve implementar o suporte a esses recursos (e talvez outros). Mas, por enquanto, não vou usar, porque não aceito abrir mão desses recursos, que considero essenciais.

1 curtida

parece que reverteram de ultima hora por conta de um bug no driver https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Ubuntu-22.04-NVIDIA-XOrg-Back